Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Evento discute desafios e aprendizados sobre educação especial no IF Baiano
Atualizado em 18 de agosto de 2021 às 09h01 | Publicado em 11 de agosto de 2021 às 20h48

Ciclo de Diálogos Formativos sobre Educação Especial e Inclusão Escolar leva como tema a frase “Nada sobre nós sem nós”.

Compartilhe nas redes sociais:

Teve início ontem, 10, o I Ciclo de Diálogos Formativos sobre Educação Especial e Inclusão Escolar, organizado pelos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) dos campi Governador Mangabeira, Itaberaba, Senhor do Bonfim, Valença e Xique-Xique. Totalmente virtual, o evento está sendo transmitido pelo canal do Campus Governador Mangabeira no YouTube

Contando com tradução de Libras e audiodescrição, a abertura do evento, apresentada pelo mestre de cerimônias Natanael Costa, teve mesa virtual com a presença do reitor do IF Baiano, Aécio José Duarte, do Pró-reitor de Extensão, Rafael Trocoli, do Assessor de Diversidade e Inclusão, Nilton dos Santos, da Diretora Geral do Campus Governador Mangabeira, Lívia Tosta, da Diretora Acadêmica do Campus Itaberaba, Neurisângela Miranda, da Coordenadora de Ensino do Campus Valença, Gislene de Brito, do Coordenador de Extensão do Campus Governador Mangabeira, Márcio São Pedro, do representante do Napne do Campus Senhor do Bonfim, Dayvid Queiroz, das docentes de atendimento especializado, Aline Rabelo, do Campus Xique-Xique, Neide dos Santos, do Campus Governador Mangabeira, e Cleidiane Maurício, do Campus Valença, e por fim, da estudante Mayara Mendes, uma das pessoas acompanhadas pelo Napne no Campus Governador Mangabeira. 

Em sua fala na abertura, o reitor reconheceu o grande desafio institucional do cumprimento da educação especial e celebrou o empenho de todos que atuam no atendimento aos estudantes com necessidades específicas. “A gente tem muito a fazer, mas a gente tem o esforço dessas pessoas, que são magníficas, que abraçam essa causa e que fazem o Instituto cumprir o seu papel. Essas sim que têm que ser chamadas de magníficas o tempo todo”. 

Ele também aproveitou para destacar que o I Ciclo de Diálogos Formativos sobre Educação Especial e Inclusão Escolar é mais um evento que reforça que o diálogo e as atividades acadêmicas continuam ativas dentro do IF Baiano durante o período pandêmico. “O Instituto continua funcionando. A gente continua cuidando das nossas estruturas, dos nossos campi, para tentar, no momento do retorno, estar com esses campi melhor estruturados, pensando tanto no processo de biossegurança, quanto no melhor conforto e melhores condições. No momento certo, a gente vai saber fazer isso de forma segura e gradual”, pontuou. 

Abertura do Ciclo de Diálogos ocorreu nesta terça-feira, 10, reunindo representantes da reitoria, servidores que atuam diretamente na educação especial na instituição e estudantes.

Dialogar para vencer desafios da educação especial em novos formatos 

Com o tema “Nada sobre nós sem nós”, o evento tem como objetivo apresentar à comunidade interna e externa do IF Baiano discussões acerca da Educação Especial e Inclusão Escolar. “A motivação principal para esse projeto ancora-se na razão maior do fazer pedagógico: nossos estudantes, sujeitos capazes de protagonizar suas trajetórias e participar de forma crítica do processo de aprendizagem e troca de saberes, como tão bem nos ensinou o mestre Paulo Freire. Nesse sentido, adotamos como subtítulo deste evento o lema das pessoas com deficiência ‘Nada sobre nós sem nós’”, destacou, durante sua fala, a docente Cleidiane Maurício, integrante da organização do evento. 

A ideia do Ciclo de Diálogos Formativos sobre Educação Especial e Inclusão Escolar nasceu a partir do Napne do Campus Governador Mangabeira, agregando ao longo do caminho a colaboração de outros quatro campi. “Considerando as dificuldades apontadas pelos estudantes e também as nossas dificuldades diante do novo formato de ensino em razão do contexto pandêmico idealizamos os encontros formativos quinzenais com estudantes do Campus Governador Mangabeira e Valença para falarmos de recursos de tecnologia assistiva, inclusão escolar e acessibilidade digital e sobre as estratégias possíveis nesse novo formato”, conta a docente Neide dos Santos, uma das idealizadoras, sobre os primeiros passos de construção do evento. 

Hoje, 11, o Ciclo seguiu com sua programação, realizando uma mesa-redonda com o tema “Escolarização de estudantes com deficiência auditiva/surdez: desafios e possibilidades” e uma oficina sobre o assunto “Pedagogia Hospitalar e atendimento pedagógico domiciliar: a inclusão para além da instituição escolar”. 

Próximos encontros do Ciclo de Diálogos

Agora, as atividades do evento serão retomadas no dia 18, próxima quarta-feira. Após, os encontros ocorrerão nos dias  25 de agosto e 1° de setembro, com mais rodas de conversa e oficinas. Interessados em participar dos próximos encontros ainda poderão fazer inscrição através deste link .

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br