Três estudantes conquistaram medalhas e 17 receberam menções honrosas pelo desempenho na OBAdm
Estudantes do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) conquistaram 3 medalhas e 17 menções honrosas na 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Administração (OBAdm), uma competição nacional que avalia conhecimentos da área de Administração, voltada a estudantes do Ensino Médio, de cursos técnicos integrados e do Ensino Superior.
As três medalhas foram conquistadas por estudantes do Campus Teixeira de Freitas. Ariel João e Manuela Lacerda, ambos do 2º ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Administração, conquistaram medalhas de ouro. Já Jenifer Sousa, do 1º ano do mesmo curso, recebeu uma medalha de prata.
A participação dos estudantes na OBAdm surgiu a partir de uma proposta da coordenação dos cursos integrados e subsequentes em Administração do campus, liderada pelo professor Cleverson Carlos Pereira, durante o planejamento das atividades para o ano letivo de 2025. A iniciativa previa a inserção dos alunos em diversas olimpíadas de conhecimento, incluindo a OBAdm, cuja coordenação foi assumida pelo professor Vagner Costa Oliveira. Sob sua orientação, os estudantes se prepararam com base nos materiais oferecidos pela própria plataforma da competição, como um e-book e um simulado.
Para Oliveira, mais do que medalhas, o resultado obtido representa “o potencial dos nossos estudantes, o compromisso com uma educação pública de qualidade e o orgulho de fazer parte de uma instituição que acredita nos seus talentos”. O professor avalia que os estudantes demonstraram não apenas domínio dos conteúdos abordados na olimpíada, mas também maturidade, organização e capacidade de trabalhar sob pressão: “Superaram os desafios com criatividade e responsabilidade, mostrando que estão preparados para ir além dos limites da sala de aula”.
Premiado com medalha de ouro, o estudante Ariel João Silva conta que ficou ansioso no início da preparação e que estudou bastante antes da prova. “Quando fiz a prova, eu me sentia preparado, mas ainda não tinha certeza se teria um bom resultado. Mas quando saiu o resultado eu entrei em choque, fiquei sem reação, mas fiquei muito feliz.”, relatou, animado com a conquista.
Manuela Lacerda, medalha de ouro, destacou o apoio dos professores e a troca de experiências com colegas que já haviam participado de edições anteriores. “Fiquei sabendo sobre a Olimpíada por um professor da área da Administração. Antes disso, não a conhecia, mas mesmo assim decidi me inscrever, pois ele disse que seria uma ótima oportunidade”, disse. Ela completou: “Quando soube do resultado fiquei muito surpresa e feliz. Gostei muito da experiência e gostei bastante dos desafios da prova.”
A medalhista de prata, Jenifer Sousa, que está apenas no primeiro ano do curso técnico integrado ao Ensino Médio, enfrentou a prova com esforço pessoal e disciplina. “Eu não tive uma preparação muito estruturada, mas me esforcei bastante sozinha, estudando nas horas vagas, pesquisando, tentando entender bem os conteúdos”, contou. Ao ver seu nome entre os premiados, veio a surpresa: “Foi uma mistura de surpresa, alegria e orgulho. Ali, eu tive a convicção de que escolhi o curso certo e de que estou, sim, no caminho certo.”
Além dos medalhistas, outros 17 estudantes do IF Baiano foram destaque na OBAdm, e receberam menções honrosas por seu desempenho:
Campus Alagoinhas
Campus Guanambi
Campus Teixeira de Freitas
Realizada em ambiente digital, a OBAdm tem como objetivo promover o interesse dos jovens pelas áreas de gestão e empreendedorismo, estimulando o protagonismo estudantil e a formação crítica e cidadã dos participantes. A olimpíada propõe desafios alinhados às diretrizes dos cursos da área administrativa, que exigem raciocínio, interpretação e conhecimento técnico.
Os resultados completos estão disponíveis no site oficial da OBAdm.
Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br