Estudantes do IF Baiano poderão concorrer a Bolsas de Intercâmbio nos EUA
Atualizado em 14 de dezembro de 2023 às 16h30 | Publicado em 14 de dezembro de 2023 às 16h30

O IF Baiano indicará, através de seleção, dois estudantes de graduação para concorrer a bolsas de intercâmbio

Estudantes dos cursos superiores (em áreas específicas como agricultura, administração, turismo) do IF Baiano poderão se inscrever para concorrer a bolsas de estudo no Community College Initiative (CCI) Program – Programa de Iniciativa de Faculdade Comunitária, nos Estados Unidos, que tem como objetivo desenvolver as habilidades técnicas dos participantes em campos aplicados, fortalecer sua aptidão na língua inglesa, além de oportunidades para estágios profissionais e engajamento comunitário.

As inscrições são gratuitas e ocorrem de 15 a 19 de dezembro, via internet, através do preenchimento deste formulário digital, e do anexo da documentação exigida no edital.

O Programa ofertará 02 vagas para a pré-seleção, que será realizada pela Assessoria de Relações Internacionais (ARINTER) do IF Baiano. Os estudantes pré-selecionados pela ARINTER serão submetidos a um processo de seleção interna dos Consulados e Embaixadas dos EUA no Brasil e, posteriormente, uma seleção em Washington junto com a Community College parceira.

A bolsa de estudos terá duração de 10 meses e o intercâmbio está previsto para o período de julho de 2024 a maio de 2025.

Para se candidatar ao programa, é necessário:

• Ser estudante do IF Baiano e estar regularmente matriculado nos cursos de graduação, com as áreas e subáreas oferecidas pelo programa;
  • Estar, no mínimo, com 18 anos de idade até julho de 2024;
  • Ter nacionalidade brasileira;
  • Ter cursado, no mínimo, o primeiro semestre ou ter concluído no máximo 50% da matriz curricular do seu curso até julho de 2024;
  • Não ter concluído qualquer outro curso superior (tecnológico, licenciatura ou bacharelado);
  • Fornecer resultado de teste de proficiência em inglês TOEFL ITP com escore mínimo de 420 ou TOEFL IBT com score mínimo de 40 ou Duolingo com nota compatível com TOEFL ou pontuações equivalentes em outros testes padronizados.

O Community College Initiative (CCI) Program é uma iniciativade intercâmbio educacional do Departamento de Estado dos EUA, que não se caracteriza como uma graduação acadêmica em uma instituição específica. O programa proporciona uma aprendizagem holística, troca de experiências e se concentra em cinco pilares: acadêmico, voluntariado, estágio, intercâmbio cultural e plano de liderança e ação.

Os participantes podem obter um certificado acadêmico em sua área de estudo ou completar cursos que sejam relevantes para seus objetivos profissionais. Combinarão os cursos acadêmicos ou profissionais com experiências práticas por meio de estágios ou aprendizagem de serviços que os ajudarão a desenvolver suas habilidades e capacidades profissionais.

A bolsa de estudo será ofertada pelo governo americano a fim de cobrir despesas básicas de chegada e permanência nos EUA durante o período de duração do programa: suporte para emissão do visto J-1, passagem aérea de ida e de volta do país de origem para a instituição anfitriã, mensalidades e taxas universitárias obrigatórias, hospedagem e refeições, subsídio básico para livros e despesas acessórias, cobertura limitada de acidentes e doenças em conformidade com o visto J-1, e atividades de desenvolvimento pessoal e profissional.

No decorrer da seleção, os candidatos devem se atentar à página do processo seletivo para saber mais atualizações.

O detalhamento completo da seleção está disponível no edital

Para esclarecer dúvidas, os interessados devem acessar o email: internacional@ifbaiano.edu.br