Estudantes do IF Baiano passam a ter e-mail institucional e acesso gratuito ao pacote Office
Atualizado em 8 de fevereiro de 2023 às 11h18 | Publicado em 26 de outubro de 2020 às 14h59

Estudantes do IF Baiano agora podem utilizar o e-mail institucional  do IF Baiano. Todos os estudantes matriculados no sistema SIGAA e/ou SUAP têm direito ao serviço e já podem ativar e começar a utilizar suas contas, cadastrando uma senha por meio deste link. Para isso, é necessário ter número de matrícula e CPF em mãos.

O serviço de correio eletrônico acadêmico está sendo viabilizado pela Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI/IF Baiano) por meio de uma parceria entre IF Baiano, RNP e Microsoft. Além do e-mail, os estudantes terão acesso à solução Office 365 A1, que permite utilizar, de forma gratuita, programas como Word, Excel, PowerPoint, entre outros.

Saiba mais sobre os serviços:

O e-mail e o pacote Office poderão ser utilizados pelo celular?

Sim. Para isso será necessário baixar o aplicativo de e-mail da Microsoft nas lojas de aplicativos de celulares.

De que forma o estudante poderá utilizar o serviço como ferramenta acadêmica?

Com o e-mail, o estudante terá a identidade institucional para realizar suas comunicações com docentes, outros estudantes, técnicos e com a sociedade. Poderão fornecer o endereço em plataforma de estágio, submissão de projetos, ou até mesmo para o acesso a portais de periódicos.

Como utilizar os programas do pacote Office 365 A1?

O acesso aos programas Word, Excel, PowerPoint, OneDrive é realizado diretamente no navegador Web sem necessidade de instalação de aplicativos no computador. A utilização do Office 365 A1 possibilita que o estudante:

• Trabalhe em conjunto, com coautoria em tempo real, salvamento automático e compartilhamento fácil em seus aplicativos da Web favoritos, no Word, PowerPoint e Excel.
  • Fique em dia com seus emails com o Outlook para a Web e uma caixa de correio de 50GB.
  • Melhore os resultados de aprendizagem com recursos de acessibilidade integrados e ferramentas de aprendizagem que dão suporte a leitura, escrita, matemática e comunicação.
  • Organize suas atividades utilizando o OneNote, um bloco de anotações digital.

Para acessar o e-mail clique em: https://outlook.office365.com/owa/

As aulas on-line serão realizadas via plataforma Teams. Para acessar, clique neste link e utilize o seu e-mail institucional e senha cadastrada.

Quais orientações devem ser seguidas para a boa utilização dos serviços?

Ao utilizar o e-mail institucional, os estudantes devem seguir as normas dispostas no Regulamento ao Acesso e Utilização do Correio Eletrônico Institucional

Algumas destas normas são:

• Respeitar os critérios de  redação oficial e da norma culta da língua portuguesa, uma vez que o correio eletrônico funciona como qualquer outro documento institucional.
  • Não utilizar o correio eletrônico para manifestações de cunho pessoal, para acesso a redes sociais ou sites de terceiros, exceto naqueles que estabeleçam vínculos com os interesses institucionais, a exemplo do CNPq, da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e de outros órgãos públicos.
  • Não utilizar provérbios, frases motivacionais ou citações de textos religiosos;

Além disso, recomendam-se, enquanto boas práticas:

• Que não sejam abertas ou respondidas mensagens cujo conteúdo ou remetente da mensagem seja desconhecido(a) ou de caráter duvidoso;
  • Que seja comunicado ao administrador do correio eletrônico, sobre o recebimento de mensagens com vírus, mensagens de spam ou de qualquer outro tipo de conteúdo inadequado;

Já para o uso dos aplicativos, é importante consultar a licença de uso do Office 365 A1.