Estudantes do IF Baiano participam da Campus Party Bahia
Atualizado em 18 de maio de 2018 às 23h35 | Publicado em 18 de maio de 2018 às 23h20

Evento acontece até domingo, 20 de maio, em Salvador.

DSC01953Cerca 120 estudantes de cursos técnicos e de graduação da área de informática do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) estão na capital baiana participando da Campus Party, um dos principais eventos voltados para internet e tecnologia do país. Até o dia 20 de maio (domingo), eles participam de diversas atividades e têm a chance de aprimorar conhecimentos sobre tecnologia, inovação, criatividade, empreendedorismo e diversos outros temas abordados no evento, que acontece pela segunda vez no estado, na Arena Fonte Nova, em Salvador.

Segundo Marques de Sousa, professor do Campus Guanambi, o evento é importante para complementar a formação acadêmica dos estudantes. “É uma oportunidade de eles encontrarem novas tecnologias, ter conhecimento sobre novas técnicas que são utilizadas na computação, novas linguagens e tudo o que tem a ver com a área”.

Participando pela segunda vez da Campus Party, o graduando em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) do Campus Guanambi, Antonio Sodré, acredita que o evento desperta o espírito de colaboração, o que contribui para o aprendizado. “Você ensina e aprende com outras pessoas, troca informações e isso te ajuda muito a aprender mais e ser um melhor profissional e uma melhor pessoa”. Para Aderaldo Neto, outro aluno do curso de ADS, mas do Campus Catu, a oportunidade permite que os estudantes possam estar bem informados do que está acontecendo fora do seu ambiente acadêmico.

As atividades voltadas para empreendedorismo e startups estão na zona de interesse do estudante do curso de Ciências da Computação do Campus Senhor do Bonfim, Sidinei Silva. “A contribuição é totalmente maravilhosa por que renovamos nosso conhecimento e compartilhamos ideias”.

Para o professor Sudelmar Fernandes, do Campus Governador Mangabeira, o objetivo da participação de alunos em eventos desse porte é justamente o de promover interações desse tipo e incentivar que eles levem soluções para os territórios em que atuarão. “Uma de nossas perspectivas enquanto instituição é não só formar o aluno do ponto de vista da sua relação acadêmica, mas também fazer esse link no território de pertencimento onde cada campus está, buscando estabelecer uma relação com a vocação socioeconômica desses locais”.