Estudantes do IF Baiano expõem projetos inovadores no Connepi 2018
Atualizado em 1 de agosto de 2022 às 11h12 | Publicado em 29 de novembro de 2018 às 17h56

Evento acontece até amanhã, 30, e comemora os 10 anos da Rede Federal de Educação.

Acontece até amanhã, 30, em Olinda (PE), a décima segunda edição do Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi). O evento reúne estudantes e servidores de 18 institutos pertencentes à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Este ano, mais de 4 mil pessoas estão participando do evento.

O Instituto Federal Baiano marca presença no congresso com exposição de projetos na Mostra dos Institutos Federais e na Mostra Tecnológica. Além disso, mais de sessenta estudantes de quatro campi da instituição estão em Olinda para apresentar trabalhos nas modalidades oral e pôster.

ifbaiano-no-connepi

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IF Baiano, Carlos Elísio Cotrin, 53 trabalhos do IF Baiano foram aprovados para o evento, sendo 47 apresentados por meio de pôster e 6 através de apresentações orais. São trabalhos dos campi Guanambi, Teixeira de Freitas, Itapetinga, Valença, Governador Mangabeira e Senhor do Bonfim. Cotrim ressaltou a importância da participação dos alunos no Connepi, principalmente pelo foco do evento em inovação. “A pesquisa sempre está ligada a inovação, então é muito importante para os alunos, para que eles desenvolvam essa parte”.

connepi-estudantes-bonfimApresentando trabalho na categoria de Ciências Exatas, o estudante David Almeida, do Campus Senhor do Bonfim, expôs para o público sua pesquisa que analisa a capacidade térmica de calorímetros. “É muito gratificante participar desse evento por que a gente pode ver muitos trabalhos, tem pessoas de vários lugares e nós temos a oportunidade de estar aqui representando o IF Baiano”.

IF Baiano na Mostra dos Institutos Federais

No estande montado para a Mostra dos IFs, o público tem acesso a informações sobre o instituto e pode conferir dois trabalhos de alunos do Campus Catu, representando o universo da pesquisa e inovação na instituição. Um dos projetos é do estudante Noel Junior, criador de uma pomada para tratar a papilomatose bovina. Já o estudante Gustavo Costa levou o Robo@eja, um protótipo de robô móvel voltado para o ensino lúdico na educação de jovens e adultos.

Projetos inovadores são expostos na Mostra Tecnológica

Na Mostra Tecnológica, que reúne o que há de mais avançado em protótipos, processos e produtos inovadores desenvolvidos pelas comunidades dos Institutos Federais, estão sendo expostos dois projetos de estudantes do Campus Guanambi.

connepi-mostra-tecnologica

O estudante Bruno Santos, graduando em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, levou seu projeto de dispositivo para aplicação da Internet das Coisas na agricultura. Já o estudante do curso técnico em Agroindústria, Adriano Xavier, fez sucesso com seu doce cremoso de umbu-cajá e outros ingredientes regionais.

Sobre o Connepi 2018

A 12º edição do Connepi está sendo realizada pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e If Sertão Pernambucano (IF Sertão) entre os dias 27 e 30 de novembro. Ao longo de quatro dias, o evento reune apresentação de trabalhos e experiências realizadas por estudantes, docentes, pesquisadores e pesquisadoras de instituições de educação e cadeias produtivas de diferentes setores, além de palestras, oficinas, minicursos, workshops e mostras tecnológicas e culturais. Acesse a página do evento para mais informações.