Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Estudantes do IF Baiano conquistam medalhas na OMIF 2020
Atualizado em 8 de fevereiro de 2023 às 11h16 | Publicado em 4 de dezembro de 2020 às 16h41

O evento está em sua terceira edição e, em 2020, aconteceu de forma totalmente online

Compartilhe nas redes sociais:

Alunos do IF Baiano conquistaram 12 medalhas de prata, 13 de bronze e 17 menções honrosas na III Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais – OMIF 2020. A OMIF é uma competição de matemática direcionada a alunos do ensino técnico integrado ao ensino médio das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica realizada desde 2018.

Caracterizada por reunir alunos de todas as regiões do país em um evento de troca de conhecimento e não apenas de competição, a olimpíada, este ano, precisou sofrer adaptações em seu regulamento e foi realizada de forma totalmente online em função da necessidade de distanciamento social por causa da pandemia da Covid-19.

Preparação para a OMIF

João Paulo dos Santos de Jesus, aluno do primeiro ano do curso técnico em Agroecologia do Campus Serrinha, é um dos medalhistas de prata do IF Baiano. Ele aceitou o convite da professora de matemática, Tatiane Tagino Comin, para participar de um projeto de ensino de preparação para a Olimpíada e, mesmo com muitos desafios, não desistiu da competição. João Paulo tem cegueira total em um dos olhos e baixa visão (30%) no outro. E tanto para participar das aulas, quanto para realizar a prova, foram necessárias medidas de acessibilidade, diferentes das já aplicadas em sala de aula, por conta do distanciamento.

Sem aulas presenciais desde março, Tatiane conta que o maior desafio foi motivar alunos que estavam há tanto tempo fora da sala de aula a prestar uma olimpíada de matemática e a acreditar que participar de um projeto de ensino ia ser uma experiência muito legal.

O projeto iniciou suas aulas online dia 13 de outubro, duas semanas antes da prova, discutindo todas as questões aplicadas nas edições anteriores. Segundo a professora, os dez alunos que se mantiveram engajados e participaram da competição gostaram da experiência e acreditam que ela irá contribuir para o desempenho deles no Enem e em outras avaliações.

Acessibilidade

Quando recebeu a inscrição de João Paulo, a professora Tatiane se preocupou em garantir que o evento tivesse acessibilidade e, ao apresentar as demandas do aluno para o coordenador geral do evento, ela foi chamada para ser presidente da Comissão de Acessibilidade e Inclusão da OMIF. Com experiência em acessibilidade presencial, Tatiane, junto com a professora Patrícia Zutião, também do Campus Serrinha, e outros profissionais da Rede, trabalharam nas adaptações necessárias para que João Paulo e outros estudantes tivessem suas necessidades específicas atendidas nesse modelo de ensino remoto.

Matemática é a matéria favorita de João Paulo, mas, mesmo com a facilidade que ele tem com a disciplina, ele não imaginava que seria premiado na OMIF, pois muitos assuntos eram novidade para o aluno do 1° ano. Ele conta que sua maior dificuldade durante a preparação para a prova era enxergar as letras, que, embora ampliadas, permaneciam pequenas na tela do celular, por onde ele assistia às aulas. Para acompanhar o curso preparatório, as professoras Tatiane e Patrícia levavam para a casa de João Paulo os slides em material impresso com letra ampliada, antes das reuniões online. No dia da prova, Patrícia acompanhou João Paulo como ledora.

João Paulo dos Santos, medalhista de prata do Campus Serrinha

Para a docente Tatiane, João Paulo é um exemplo de superação, pois mesmo com todas as dificuldades, ele era um dos alunos mais engajados, que sempre enviava áudios, quando tinha dúvida. “Esse resultado do João foi um quentinho no coração, porque a gente não esperava que ele fosse ter um rendimento tão grande”, afirma a docente. O aluno realizou a mesma prova que os estudantes de segundo e terceiro ano e obteve a maior nota do campus. Ele pensa em ser professor de matemática no futuro e conta que sua família ficou muito feliz com o resultado alcançado.

Em live no canal do Youtube do Campus Serrinha, na próxima segunda-feira (7) às 17h30, as professoras Tatiane e Patrícia e os medalhistas da unidade contarão como foi participar da III Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais.

Sobre a OMIF

A olimpíada, que nos anos anteriores contou com provas em duas fases, a primeira de aplicação em cada campi e a segunda reunindo todos os candidatos selecionados em um mesmo local, este ano, teve aplicação de prova única no dia 25 de outubro e, entre os dias 20 e 22 de novembro, os alunos participaram de palestras, minicursos, oficinas e atividades culturais de forma remota. No último dia do evento, foram anunciados os medalhistas de cada campus. As atividades do evento estão gravadas e disponibilizadas no canal do Youtube da OMIF.

Este ano, a Olimpíada teve 5.217 alunos participantes, de todas as regiões do Brasil, oriundos de 239 campi de Institutos Federais. Do IF Baiano, no total, participaram 173 estudantes de oito campi: Bom Jesus da Lapa, Santa Inês, Senhor do Bonfim, Serrinha, Teixeira de Freitas, Uruçuca, Valença e Xique-Xique.

Medalhistas de prata

Maria Clara Macedo Lelis – CAMPUS BOM JESUS DA LAPA
Verena Jesus Souza – CAMPUS SANTA INES
Sergio Vinícius Neris da Silva – CAMPUS SENHOR DO BONFIM
Claudio Alves Rezende Da Silva – CAMPUS SENHOR DO BONFIM
Laiza Tailane Santana de Castro – CAMPUS SENHOR DO BONFIM
João Paulo dos Santos de Jesus – CAMPUS SERRINHA
Jaylane Oliveira Lima – CAMPUS TEIXEIRA DE FREITAS
Lília Letícia Santana Macêdo – CAMPUS URUCUCA
Thamirian santana – CAMPUS VALENCA
Carlos Henrique Souza Nogueira – CAMPUS XIQUE-XIQUE
Taciana Santos da Conceição – CAMPUS XIQUE-XIQUE
Isnaia Santos de Freitas – CAMPUS XIQUE-XIQUE

Medalhistas de Bronze

Gabriel Barbosa de Castro – CAMPUS BOM JESUS DA LAPA
Izamara Gomes da Silva – CAMPUS BOM JESUS DA LAPA
José Victor Oliveira dos Santos – CAMPUS SANTA INES
Mariele Guimarães da Silva – CAMPUS SENHOR DO BONFIM
Mirella da Silva Santana – CAMPUS SENHOR DO BONFIM
Lucy Keren Alves Carvalho – CAMPUS SENHOR DO BONFIM
Roberta Ferreira de Santana – CAMPUS SENHOR DO BONFIM
Tainá Pereira de Queiroz – CAMPUS SERRINHA
Rafael Santos Couto – CAMPUS URUCUCA
Jessica Vitória Santos Anunciação – CAMPUS VALENCA
Thiago Cacio Gomes Sena – CAMPUS VALENCA
Ingrid Gabrielly Almeida Matos – CAMPUS XIQUE-XIQUE
Sibele Oliveira Cruz – CAMPUS XIQUE-XIQUE

Estudantes que receberam menção honrosa

Wilton Silva Rodrigues – CAMPUS BOM JESUS DA LAPA
Valéria Valesca Silva Oliveira – CAMPUS BOM JESUS DA LAPA
Wendel Cauã Silva de Oliveira – CAMPUS BOM JESUS DA LAPA
Amanda Dos Santos Reis – CAMPUS SANTA INES
Mariléia Silva Dos Santos – CAMPUS SANTA INES
Deividh Haillan da Silva Sena – CAMPUS SENHOR DO BONFIM
Alison Afonseca da Sila – CAMPUS SENHOR DO BONFIM
Maurício da Silva Aragão – CAMPUS SENHOR DO BONFIM
Thayná Emanuelle Santos Silva – CAMPUS SENHOR DO BONFIM
Nara Cailane Oliveira dos Santos – CAMPUS SENHOR DO BONFIM
Isabella Áurea Ferreira de Jesus – CAMPUS SENHOR DO BONFIM
Vanessa Silva Santos – CAMPUS SERRINHA
Raissa Nascimento de Jesus – CAMPUS URUCUCA
Deborah de Oliveira Silva – CAMPUS VALENCA
Tainara Nascimento de Jesus – CAMPUS XIQUE-XIQUE
Gilvaneide da Silva Pires – CAMPUS XIQUE-XIQUE
Lara Alves de Nazaré Barbosa – CAMPUS XIQUE-XIQUE

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br