Estudantes de curso superior do IF Baiano avançam para fase Estadual nas Olimpíadas Brasileiras de Zootecnia
Atualizado em 4 de março de 2024 às 09h25 | Publicado em 28 de fevereiro de 2024 às 11h31

Dois estudantes do IF Baiano – Campus Santa Inês foram selecionados para a etapa estadual das Olimpíadas Brasileira de Zootecnia (OBZ). Promovida anualmente pela Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ), é uma competição que tem como finalidade descobrir jovens com talento e aptidões para o estudo da Zootecnia, estimulando a curiosidade científica e incentivando-os a se tornar futuros profissionais diferenciados.

Luana Stephanie Sousa e Carlos Daniel Costa, estudantes do curso de graduação de Zootecnia do Campus Santa Inês, viram a divulgação do evento feita pelo coordenador do curso e decidiram participar. Os dois foram classificados para a fase estadual da competição.

A OBZ possui duas modalidades: individual e equipes (treineiros e veteranos). São três etapas classificatórias: local, estadual e nacional. A etapa local ocorreu nos dias 13 e 14 de novembro de 2023. Luana participou na modalidade veterano, enquanto Carlos na modalidade para treineiros. A etapa estadual ocorreu nos dias 27 e 28 de fevereiro. Se Carlos e Luana forem classificados nesta etapa, participarão da etapa nacional no dia 02 de abril.

Para Luana, o seu maior desafio durante a competição tem sido conciliar a rotina de estudos com sua rotina pessoal. “Além de estudante, sou mãe atípica, então conciliar rotina de estudos e os momentos com meu filho tem sido um desafio. Mas no geral sempre foco em refazer as provas de outros anos, repasso atividades de disciplinas que já exerci, e faço leituras e questões de assuntos que ainda não vi na faculdade ou que tenho mais dificuldade.” Carlos, por sua vez, enfrentou a dificuldade de encontrar materiais de estudo específicos e provas anteriores para a modalidade de treineiros, uma novidade desta edição da OBZ.

Incentivo à graduação

De acordo com o coordenador do curso de Zootecnia, Jeferson do Rosário Almeida, as Olimpíadas Brasileiras de Zootecnia desempenham um papel fundamental ao possibilitar a aplicação dos conhecimentos desenvolvidos nas diversas disciplinas do curso. “Nesse processo, é possível avaliar o conhecimento que está bem consolidado e aqueles que ainda precisam ser mais apreciados. Além disso, o evento permite a integração dos estudantes participantes tanto de forma local quanto a nível Brasil, já que envolve todo os cursos de Zootecnia do país”, afirma Jeferson.

Os estudantes Luana e Carlos veem a OBZ como uma porta de entrada para grandes oportunidades durante e após a graduação em Zootecnia. “A participação nos traz outra visão do curso, fora que é um grande incentivo a se dedicar ainda mais à graduação e gera oportunidades e visibilidade para o futuro profissional, além do prêmio que leva os estudantes para outro estado e/ou país que sedia eventos/congressos de grande relevância na área”, explicou Luana.

Sobre a OBZ

A OBZ é realizada entre estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação em Zootecnia do país em parceria com as Coordenações dos respectivos cursos oficialmente reconhecidos pelo órgão nacional competente. Um dos objetivos das Olimpíadas Brasileiras de Zootecnia é incentivar o interesse pela profissão e permitir aos estudantes aplicar seus conhecimentos e habilidades no desenvolvimento científico, tecnológico e inovador, contribuindo para a sociedade.