Em 2025, o IF Baiano divulgou diversas conquistas de estudantes em oportunidades mundo afora — de intercâmbios e participação em eventos internacionais à aprovação para cursar o ensino superior em uma renomada universidade norte-americana. O ano de 2026 mal começou, e os alunos da instituição já seguem dispostos a ultrapassar fronteiras. A estudante Jenifer Sousa Mendes, de 16 anos, aluna do segundo ano do curso técnico em Administração do IF Baiano – Campus Teixeira de Freitas, foi selecionada para participar do SigmaCamp – Etapa Brasil 2026, programa educacional de projeção internacional voltado a jovens com destaque nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM).
A imersão ocorreu entre 10 e 17 de janeiro, em São Paulo, reunindo estudantes de 14 a 17 anos de diversas regiões do país. Realizado integralmente em língua inglesa, o programa propõe desafios acadêmicos baseados em conceitos científicos avançados e atividades voltadas ao desenvolvimento de pensamento crítico, liderança, ética e responsabilidade social.
Para Jenifer, a experiência foi transformadora. “Sou completamente apaixonada pela área de STEM e vi no evento uma oportunidade única de aprofundar meus conhecimentos e vivenciar essa área de forma intensa e prática”, afirma. Segundo ela, o contato com diferentes áreas do conhecimento — inclusive campos artísticos e culturais — ampliou sua visão de mundo e fortaleceu seus planos acadêmicos. “O grande aprendizado foi a clareza sobre meus objetivos. A experiência reforçou que é esse o caminho que desejo seguir.”



Quando Jenifer demonstrou interesse em participar do SigmaCamp, o Centro de Línguas (CELIN) do seu campus entrou de forma decisiva na trajetória da estudante. Criados em 2023 para democratizar o acesso ao ensino de idiomas, os Centros de Línguas do IF Baiano atuam diretamente com os estudantes nos campi, ampliando possibilidades acadêmicas e profissionais e vêm se consolidando como peças estratégicas na política de internacionalização da instituição.
A seleção para o SigmaCamp envolveu diversas etapas, incluindo provas, análise de currículo, histórico escolar e cartas de recomendação. De acordo com a professora e coordenadora do Centro de Línguas do campus Teixeira de Freitas, Neidiane Brito da Silva Sá, o processo exigiu dedicação e maturidade da estudante.
“O Centro de Línguas tem desempenhado um papel fundamental ao atuar como uma ponte entre os alunos e oportunidades mundo afora. Por meio do incentivo ao aprendizado de idiomas e do apoio institucional, conseguimos preparar os estudantes para participar de processos seletivos e experiências acadêmicas internacionais”, destaca Neidiane.
“O processo seletivo foi longo, extenso e bastante desafiador. Exigiu não apenas preparo acadêmico, mas também organização, responsabilidade e maturidade ao longo de todo o percurso”, explica a professora.
Para a assessora de Relações Internacionais do IF Baiano, Cinira Fernandes, o caso de Jenifer ilustra o impacto da política de internacionalização do Instituto. “O Centro de Línguas consolidou-se como um braço estratégico da nossa internacionalização, atuando em sintonia com a Assessoria de Relações Internacionais. Ao democratizar o ensino de idiomas, transformamos o talento local em protagonismo acadêmico internacional”, afirma.
Segundo ela, o CELIN vai além do ensino linguístico. “Mais do que uma escola de línguas, é uma ferramenta de inclusão social que permite ao IF Baiano romper fronteiras geográficas e conectar nossos alunos às mais importantes redes de cooperação técnica e científica do mundo.”
A participação no SigmaCamp foi viabilizada com apoio institucional, e a estudante contou com suporte de professores durante todo o processo, especialmente na elaboração de documentos e cartas de recomendação. Para Jenifer, esse suporte fez a diferença. “Recebi apoio de diversos professores e sou extremamente grata. A instituição demonstra um compromisso genuíno em ajudar para que as oportunidades se concretizem.”
A experiência também evidenciou a importância do domínio de idiomas em trajetórias acadêmicas internacionais. Durante o programa, as aulas foram ministradas por professores e pesquisadores vinculados a instituições de excelência, como MIT, Yale, Oxford, Princeton, Stanford, além de universidades brasileiras como USP e FGV.
Jenifer levou a bandeira do IF Baiano para o evento, representando simbolicamente a instituição em um espaço de diversidade, intercâmbio e excelência acadêmica. A participação da aluna reforça o potencial dos estudantes da rede federal e evidencia como políticas institucionais de apoio à internacionalização, como os Centros de Línguas, impactam trajetórias individuais e coletivas.



Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br