Programa de verão reúne jovens estudantes de diversos países durante duas semanas na Universidade de Yale
O estudante João Vitor dos Santos, do 3º ano do curso técnico em Informática integrado ao ensino médio no Instituto Federal Baiano (IF Baiano), Campus Governador Mangabeira, embarcou recentemente para os Estados Unidos, onde participou do programa Yale Young Global Scholars (YYGS), promovido pela Universidade de Yale, uma das mais prestigiadas do mundo.
De 6 a 18 de julho, João Vitor esteve na cidade de New Haven, Connecticut, participando de uma imersão acadêmica e cultural ao lado de jovens de diversos países. O YYGS é um programa de verão intensivo voltado para estudantes do ensino médio, com foco em desenvolvimento de competências científicas, liderança e cidadania global.
“A Universidade de Yale é uma universidade de liga Ivy. Então, no YYGS a gente tem, além de toda aquela bagagem acadêmica super intensa que a gente não fica parado durante as duas semanas, com palestras e atividades, também tem a imersão cultural na cultura Ivy”, explicou o estudante. “Você tem acesso às estruturas, aos prédios, aos professores, à rede alumni de Yale, à rede de ex-alunos. Então, você conhece tudo e você se sente como se fosse um estudante em Yale durante duas semanas, acrescentou.
Além da programação acadêmica, o estudante destacou a convivência com jovens de diferentes culturas e o contato com professores e ex-alunos da rede Yale como aspectos enriquecedores da experiência.
João Vitor atribui que o IF Baiano tem tido um papel fundamental na trajetória que o levou a esta experiência em Yale. Segundo ele, a vivência acadêmica no Campus Governador Mangabeira foi essencial para despertar o interesse por oportunidades internacionais. “Quando eu entrei no IF, eu tive a oportunidade de estar em ambiente com professores com doutorados, que estudaram na USP, que fizeram mestrado, que viajaram o mundo para estudar, foram para a Espanha. E esse desejo de querer estudar, de querer mais do que me era oferecido, foi crescendo.”
Ele reconhece o impacto positivo a instituição tem proporcionado em sua vida. “O IF Baiano tem sido fundamental no meu crescimento pessoal, acadêmico e na ampliação dos meus horizontes. Estou muito grato e espero retornar com novas ideias, experiências e sonhos ainda maiores.”
A participação no YYGS não foi a primeira vivência internacional do estudante. Em 2024, João foi selecionado para o programa Bolsa Global Español, por meio do qual realizou um intercâmbio cultural e acadêmico na cidade de Córdoba, na Argentina.
Além disso, em dezembro de 2024, ele foi aprovado no programa Pathways to Research and Education Program (PREP), uma iniciativa da Fundação Estudar que prepara jovens brasileiros para estudar em universidades internacionais.
“O PREP é um programa preparatório que dura um ano. Ele começa lá em dezembro, quando você é selecionado, até fevereiro ou janeiro do próximo ano, quando encerra o processo de application, que é o processo em que você ‘aplica’ para as faculdades exteriores”, conta o estudante.
Com o PREP, o estudante tem obtido mentoria e os recursos necessários para alcançar suas metas e objetivos durante o processo de candidaturas. Entre as atividades previstas no PREP, estão a produção de documentos exigidos pelas universidades internacionais, como o personal statement e a college list, e o desenvolvimento das competências necessárias na língua inglesa.
“Com as mentorias e os recursos, você tem que concluir as metas. Por exemplo, você tem que escrever seu personal statement até a data que eles estipulam. O personal statement é um texto que você precisa para enviar para as universidades. Você também precisa concluir sua college list, que é uma lista de faculdades que você precisa enviar na data estipulada.”
Confira fotos da participação do estudante no programa Yale Young Global Scholars, nos EUA:
Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br