Estudante do IF Baiano ganha prêmio em evento de Zootecnia
Atualizado em 19 de agosto de 2024 às 12h37 | Publicado em 19 de agosto de 2024 às 11h36

A estudante Aline Alves do Curso do curso de Bacharelado em Zootecnia do Campus Santa Inês teve seu trabalho premiado na 58° reunião da SBZ (Sociedade Brasileira de Zootecnia), que aconteceu no período de 12 a 16 de agosto, na cidade de Cuiabá, MT. O evento reuniu cerca de 600 pessoas e teve mais de 600 trabalhos aprovados.

A Reunião Periódica da SBZ 2024 teve como tema “Zootecnia para segurança alimentar e sustentabilidade climática”. O público-alvo incluiu técnicos de empresas, pesquisadores e acadêmicos brasileiros, mas também pesquisadores internacionais e empresas da área das Ciências Agrárias.

O trabalho de Aline “Marketing strategies: an intervention work with the maracaense association of environmentalist beekeepers and meliponiculturers using instagram”, sob a orientação da professora Cleomar Job de Andrade, recebeu o Prêmio de melhor resumo na categoria de Marketing na Área de Apicultura e Meliponicultura. O estudo é fruto Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da aluna na graduação de Zootecnia.

O trabalho foi realizado junto à Associação Maracaense de Apicultores e Meliponicultura Ambientalista, na cidade de Maracás, e teve como objetivo criar estratégias de marketing e comercialização dos produtos da Associação, a partir do uso do Instagram. “Foram realizadas quatro ações para essa atividade: análise das redes sociais, criação de uma identidade visual, criação de conteúdos em diferentes formatos e um portfólio digital dos produtos da associação”, explica Aline.

Para Aline, foi muito gratificante ganhar o prêmio como reconhecimento de um trabalho árduo. “O trabalho não foi fácil, mas é gratificante saber que deu tudo certo, graças a mim, a professora Cleomar e a Associação que aceitou o convite em participar deste trabalho”, conta a aluna. Sua orientadora, Cleomar Job de Andrade, destaca que é um trabalho inovador na área da Zootecnia, envolvendo marketing digital. “A 58 RSBZ tinha uma linha temática específica de “Marketing e Empreendedorismo” e acredito ser importante para o processo de formação e educação conhecer e compartilhar os conhecimentos que vêm sendo produzidos no meio acadêmico. Por isso o investimento na Educação é tão importante, inclusive para a formação continuada de professores”, explica Cleomar.

Sobre a Sociedade Brasileira de Zootecnia – SBZ

A Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ) é uma entidade científica sem fins lucrativos fundada em 26 de julho de 1951 com o objetivo de fortalecer a pesquisa em Zootecnia no país. Nos seus mais de 70 anos de existência, a SBZ foi protagonista na promoção e divulgação do conhecimento científico-tecnológico que permitiram ao Brasil assumir papel de destaque na produção de proteína de origem animal.

Fazem parte de seu quadro de sócios os mais renomados professores e pesquisadores do Brasil na área de Ciência Animal, em suas diversas áreas de atuação, além de estudantes de pós-graduação e graduação, bem como profissionais da iniciativa privada. A SBZ também atua por participar de Câmaras Temáticas Ministeriais e da SBPC e de destaca como mantenedora da Revista Brasileira de Zootecnia, editada desde 1972, a qual é o principal periódico nacional na área de Zootecnia. Desta forma, a contribuição da SBZ ao desenvolvimento da produção animal brasileira é inegável, e todos os avanços obtidos nesses mais de 70 anos da SBZ estão documentados nos arquivos da Sociedade e nos anais das Reuniões.

Sobre o evento

O evento tem como objetivo proporcionar aos seus participantes um espaço para discussões científicas e técnicas que fortaleçam ainda mais a produtividade animal no Brasil, conciliando questões relacionadas à conservação dos biomas e à segurança e biossegurança alimentar. Pretende ainda fomentar o networking através do encontro de empresas, profissionais, produtores rurais, acadêmicos e entidades científicas da área de Ciências Agrárias.