Estudante do IF Baiano avança para a etapa nacional das Olimpíadas Brasileira de Zootecnia
Atualizado em 18 de março de 2024 às 10h50 | Publicado em 15 de março de 2024 às 10h21

A estudante Luana Stephanie Sousa, do curso superior de Zootecnia do IF Baiano – Campus Santa Inês, avançou para a etapa nacional, na modalidade veterano individual, das Olimpíadas Brasileira de Zootecnia (OBZ). A etapa nacional, última fase da competição, está marcada para o dia 02 de abril.

Nos dias 27 e 28 de fevereiro, Luana realizou a da etapa estadual da OBZ, e se destacou com seus conhecimentos e estudos de Zootecnia, assegurando sua classificação para a etapa final da competição. A futura zootecnista tirou de letra o desafio de cumprir a etapa estadual: “Eu achei bem leve essa etapa. As questões foram mais objetivas, com poucos textos em comparação à etapa anterior (fase local), no entanto, mais específicas”.

Luana Stephanie Sousa é a única representante da Bahia nesta fase da competição, uma surpresa à qual ela reagiu com muito entusiasmo e nervosismo. “Confesso que estou nervosa! É uma grande responsabilidade representar meu estado. Espero atingir as expectativas dos que acreditam em mim e dar orgulho para minha Instituição. Acredito muito no potencial de ensino do IF Baiano e quero muito demonstrar isso”, conta.

Os alunos premiados na etapa nacional serão convidados para participar do Congresso Brasileiro de Zootecnia (Zootec) 2024, evento que ocorrerá em Chapecó – Santa Catarina, de 13 a 16 de maio. O Zootec é considerado o maior encontro latino-americano de profissionais da área de zootecnia, oferecendo três dias de palestras, workshops, apresentação de trabalhos científicos e turismo técnico. O último dia do evento é reservado para as premiações de trabalhos científicos da OBZ e outras premiações promovidas pela Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ).

A professora Renata Fróes, orientadora de Luana, expressou seu orgulho pela conquista da estudante e contou quais serão os próximos passos na programação dos estudos da jovem. “Muito orgulhosa! Uma felicidade muito grande ver nossos estudantes se destacando e avançando em seleções tão representativas da Zootecnia. Ela seguirá com o cronograma de estudos que ela já tem, seguindo o mesmo protocolo pensado desde a primeira etapa. Com a diferença que nessa, ela vai debruçar a estudar assuntos mais específicos e responder questões de provas anteriores. Também temos agendado alguns momentos para tirar dúvidas e discutir questões dessas provas”, explica Renata.

Sobre a OBZ

A OBZ é realizada entre estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação em Zootecnia do país em parceria com as Coordenações dos respectivos cursos oficialmente reconhecidos pelo órgão nacional competente. Um dos objetivos das Olimpíadas Brasileiras de Zootecnia é incentivar o interesse pela profissão e permitir aos estudantes aplicar seus conhecimentos e habilidades no desenvolvimento científico, tecnológico e inovador, contribuindo para a sociedade.