Estudante do IF Baiano avança para 2° fase da Olimpíada de Matemática das Instituições Federais
Atualizado em 11 de junho de 2024 às 14h23 | Publicado em 10 de junho de 2024 às 13h08

A segunda fase da OMIF ocorreu entre os dias 24 e 26 de maio

Alisson Vieira Chaves, estudante do segundo ano do Curso Técnico Integrado em Alimentos do IF Baiano – Campus Santa Inês, participou da segunda fase da Olimpíada de Matemática das Instituições Federais – OMIF 2023, que ocorreu de 24 a 26 de maio, no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) – Campus Cuiabá.

A programação completa da OMIF contou com feira de ciências, tour pelo Campus, palestras, mostra de jogos, atividades culturais, minicursos e oficinas. A prova da segunda fase foi aplicada no dia 24, primeiro dia da OMIF. Já no segundo dia do evento, dia 25, ocorreu a solenidade de entrega de medalhas.

Para Alisson, participar da OMIF 2023/2024 foi uma experiência muito especial e motivadora. “Foi nada menos que incrível! Posso dizer com certeza que até então foi uma das melhores experiências da minha vida, e que eu jamais imaginava que o mundo matemático olímpico me levaria até então. Eu fiquei extremamente motivado ao conhecer Cuiabá, em Mato Grosso, já que é consideravelmente longe”, relatou o estudante.

De acordo com a professora Genilda Lima, Diretora Geral do Campus Santa Inês, a participação dos estudantes em eventos desse porte representa uma experiência enriquecedora, pois proporciona aos estudantes uma visão ampla e abrangente das diferentes áreas do conhecimento, além de ser uma oportunidade para conhecer novas pessoas, mergulhar em diferentes assuntos.

OMIF

A Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF) é uma competição de Matemática que tem como principal objetivo estimular o interesse pela matemática nos alunos do ensino técnico integrado ao nível médio das instituições da rede federal de educação profissional e tecnológica brasileira, suprir déficits no aprendizado do ensino fundamental, melhorar o desempenho dos mesmos na escola e promover a interação de culturas diversas, aproximando alunos de diversas partes do país com um propósito comum: aprender a gostar da matemática.