Estudante do Campus Guanambi foi premiado com bolsa de pesquisa no evento “Robótica”
Atualizado em 23 de fevereiro de 2024 às 09h50 | Publicado em 23 de fevereiro de 2024 às 09h48

Um estudante do Instituto Federal Baiano Campus Guanambi (IF Baiano – Guanambi) foi premiado em um dos eventos mais importantes da América Latina nas áreas de robótica e inteligência artificial. O “Robótica” foi realizado em outubro de 2023, no Centro de Convenções de Salvador, no entanto, o resultado da premiação foi divulgado nesta terça-feira, 20 de fevereiro.

Gustavo da Silva Nascimento Costa é aluno do curso Técnico em Informática para Internet integrado ao ensino médio. Ele vai receber uma Bolsa de Iniciação Científica Júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (ICJr CNPq) por apresentar os resultados do projeto “Drone modular para robótica educacional e competições estudantis”, desenvolvido sob a supervisão do professor orientador Leandro Gonçalves dos Santos.

Esse projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um drone classe 450 que reúna características de modularidade, resistência, eficiência energética e maior autonomia de voo.

O drone modular desenvolvido no Campus Guanambi foi apresentado na Mostra Nacional de Robótica (MNR), um dos eventos que compõem o evento principal, que também conta com a Competição Brasileira de Robótica (CBR) e a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR).

A MNR é a maior mostra científica de trabalhos de robótica do país. É voltada para alunos do ensino fundamental, médio, técnico e alunos de graduação, pós-graduação ou pesquisadores da área. O objetivo é estimular, expor e divulgar estudos e a pesquisa na área da Robótica. Os projetos mais bem avaliados concorreram a bolsas de Iniciação Científica Júnior CNPQ/MNR, para que o trabalho continue sendo desenvolvido.

Robótica

O Robótica reuniu competições e congressos científicos nas áreas de robótica e inteligência artificial (IA), com mais de 500 instituições participantes de todos os Estados do Brasil e de outros países. Nessa última edição, 60 projetos de todo o Brasil foram premiados. Da Bahia, além do projeto do Campus Guanambi, um projeto do Ifba Campus Jequié também foi premiado.

O evento contemplou também a Competição Brasileira de Robótica que é composta por 16 categorias que reproduzem problemas do cotidiano, onde robôs autônomos (sem qualquer intervenção humana) devem realizar tarefas corretamente. Entre as categorias, estão o futebol de robôs, robôs de serviço domésticos, drones autônomos, entre outras.

A próxima edição do Robótica está prevista para acontecer no Centro de Convenções de Goiânia, em outubro de 2024. Com entrada gratuita ao público, são esperados mais de dois mil pesquisadores e estudantes, que irão participar das três competições que compõem o evento.

De acordo com o professor Leandro Gonçalves dos Santos, as equipes do IFBaiano Campus Guanambi já iniciaram os trabalhos de desenvolvimento dos projetos a serem apresentados nas edições da MNR e CBR deste ano. As equipes esperam contar com apoio da Gestão do campus, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação e demais empresas e setores que possam de alguma maneira contribuir, para custear as despesas com deslocamento e estadia durante o evento em Goiânia.

Fonte: Ascom Campus Guanambi