Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Especialização em Humanidades – Ciência, Educação, Política e Sociedade lança seleção para primeira turma
Atualizado em 18 de fevereiro de 2022 às 16h15 | Publicado em 14 de fevereiro de 2022 às 17h01

A seleção oferta 30 vagas e o período de inscrições vai de 15 de fevereiro e 13 de março

Compartilhe nas redes sociais:

O curso de pós-graduação Lato Sensu em Humanidades: Ciência, Educação, Política e Sociedade (HCEPS), oferecido no Campus Itapetinga, está com seleção aberta para nova turma com ingresso em 2022. São 30 vagas, no total, sendo 22 destinadas à ampla concorrência, seis vagas para candidatos pretos, pardos e indígenas e duas vagas para candidatos pessoa com deficiência. As inscrições são realizadas on-line, através do envio da documentação exigida pelo edital para o e-mail prosel.humanidades@itapetinga.ifbaiano.edu.br, e acontecem no período entre 15 de fevereiro e 13 de março.

A especialização, que acaba de ser criada, selecionará sua primeira turma. O curso é voltado para portadores de diploma de curso superior (Bacharelado, Licenciatura ou Curso Superior de Tecnologia), reconhecido pelo Ministério da Educação, registrado nos órgãos competentes, nas áreas das Ciências Humanas, Artes, Filosofia, Educação, Linguagem e Ciências Sociais ou em áreas a elas correlatas. E tem como objetivo formar profissionais que tenham interesse em aprimorar o conhecimento sobre questões concernentes à ciência, educação, política e sociedade para atuarem em seus ambientes profissionais com conhecimentos que lhes capacitem a identificar e intervir sobre a realidade social e local.

De acordo com o coordenador do curso, Rafael Assumpção de Abreu, a Pós-Graduação em Humanidades foi pensada com o intuito de proporcionar aos interessados um aprimoramento no conhecimento das chamadas Humanidades, por meio do estabelecimento de um diálogo entre as áreas das Ciências Sociais, Filosofia, História, Geografia, Educação, Letras e das Tecnologias, priorizando dois aspectos centrais: a compreensão do mundo contemporâneo e o aprofundamento mais específico nos eixos Ciência, Educação, Política e Sociedade. “Creio que este novo curso atenderá profissionais das áreas de humanidades (professores, profissionais liberais, servidores da administração pública ou interessados em geral) do nosso território e região, ao proporcionar uma qualificação para a atuação profissional nas mais diversas esferas de atuação”, explica.

Para o coordenador, o curso estabelece relações entre teorias, conceitos e metodologias que permitem a reflexão e o desenvolvimento de pesquisas sobre a realidade local. A especialização possui carga horária total de 390 horas e mais 30 horas de Trabalho de Conclusão do Curso. A carga horária é distribuída ao longo de 18 meses e ofertada no formato modular. As aulas serão ministradas em finais de semanas alternados, sendo realizadas nos dias: sexta (noturno) e sábado (matutino e vespertino).

As aulas serão realizadas no IF Baiano Campus Itapetinga, mas poderão ocorrer em outros espaços previamente planejados. Os componentes curriculares poderão ocorrer de forma virtual, em momentos síncronos e assíncronos, enquanto perdurar as restrições impostas em decorrência dos efeitos da pandemia do coronavírus (SARs-COV-2), obedecendo aos documentos norteadores do IF Baiano.

Seleção

A seleção acontecerá em três etapas: a primeira é a homologação das inscrições, de caráter apenas eliminatório; a segunda é a Análise do Currículo Lattes, de caráter apenas classificatório, na qual o candidato pode atingir até 40 pontos; e a terceira etapa, eliminatória e classificatória, consiste na realização de Entrevista, valendo até 60 pontos. O resultado preliminar está previsto para 06 de abril, o final para o dia 15 de abril e o período de matrículas é de 25 a 29 de abril.

Confira a documentação completa para inscrições e informações detalhadas no edital aqui.

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br