Encontro reúne turmas de várias décadas no Campus Catu
Atualizado em 1 de agosto de 2022 às 10h54 | Publicado em 5 de julho de 2018 às 16h05

Alunos, ex-alunos, servidores e ex-servidores se reuniram, no Campus Catu, para o XXV Encontro de ex-alunos.

Um dia para matar saudade e relembrar histórias vividas num dos momentos mais marcantes da vida, o da formação escolar. Dezenas de alunos, ex-alunos, servidores e ex-servidores se reuniram, no último domingo, 1, no Campus Catu, para o XXV Encontro de ex-alunos. O evento, como bem declarou a estudante Maria Clara Chaves, ultrapassa os “muros” da escola. “Vivenciamos uma escola que partilha suas experiências e deseja humanizar o trato com o outro por não interromper completamente o laço com aqueles que construíram sua história”.

O Encontro foi dividido em dois momentos, um de homenagens e celebrações e outro de música e muita diversão. Na abertura, foi realizado um culto ecumênico celebrado pelo Padre Silvano Moura, ex-aluno da antiga Escola Agrotécnica. Em seguida, foi formada a mesa de honra para as homenagens, com as presenças do Reitor do IF Baiano, professor Aécio José Duarte, da Diretora Geral do Campus Catu, Sandra Cerqueira de Jesus, e do presidente da Comissão de ex-alunos, o professor aposentado Heráclito Verçosa. Esse ano, os ex-alunos Joselito Oliveira e Jorge Antônio Cunha e o professor Fernando Antônio de Almeida foram os escolhidos como homenageados pelos serviços prestados a instituição.

Um dos momentos marcantes do dia foi quando Jorge Antônio Cunha subiu ao palco e, emocionado, falou da importância de estar ali sendo homenageado por colegas e ex-professores, principalmente, neste momento em que luta, a cada dia, para vencer os desafios que surgem diante da sua condição de cadeirante.

Presidente da comissão de ex-alunos, Heráclito Verçosa, durante solenidade de entrega das placas aos homenageados do XXV Encontro de ex-alunos Presidente da comissão de ex-alunos, Heráclito Verçosa, durante solenidade de entrega das placas aos homenageados do XXV Encontro de ex-alunos

O presidente da Comissão de ex-alunos, Heráclito Verçosa, destacou a importância da colaboração de todos para manter viva essa tradição. “Durante todo o ano eu bato de porta em porta, pedindo a um e a outro, uma colaboração para esse momento acontecer. Se cada um que aqui está participar desse processo, esse momento nunca irá acabar”.

O Reitor, professor Aécio José Duarte, destacou a importância do evento por reforçar as máximas da educação como comprometimento, dedicação e formação do indivíduo enquanto cidadão. “Estou emocionado com esse espírito de congraçamento que estou vendo aqui. Já tinha ouvido falar muito deste Encontro, mas não tinha ideia da força que ele tem e da energia boa que encontramos aqui”.

Após a cerimônia, todos se reuniram no ginásio de esportes do Campus para o almoço de confraternização onde houve espaço para muita conversa, música e diversão. Esse ano, o evento contou com turmas inteiras que se organizaram pelas redes sociais e fizeram camisas marcando a década de graduação, foram os casos das turmas de 1980, 1999 e 2008. “Doze alunos de nossa turma estão aqui hoje. O encontro dos ex-alunos é muito importante pois dá a oportunidade de matar a saudade dos tempos de internato. Por mais que a gente ande e veja coisas diferentes, nunca esquece dos momentos que aqui passamos, esse é um evento que não pode ter fim”, declarou Nestor da Costa, graduado em 1980.