Encontro de servidores promove integração entre colaboradores do IF Baiano
Atualizado em 26 de outubro de 2023 às 13h20 | Publicado em 26 de outubro de 2023 às 13h20

Mais de 400 servidores das diferentes unidades do IF Baiano distribuídas por toda a Bahia estão reunidos em Alagoinhas no Encontro dos Servidores. O evento de integração e atenção à saúde do servidor iniciou no dia 24 com uma cerimônia de abertura que contou com apresentações culturais e o acolhimento dos servidores pela Gestão de Pessoas, na figura da diretora da DGP, e do reitor, Aécio José Duarte. O evento segue até o dia 27 de outubro e marca a celebração do Dia do Servidor (28 de outubro).

Sua programação reúne atividades e discussões em atenção à saúde física e mental e à qualidade de vida do servidor. Destaca-se na programação o já tradicional momento de integração entre os servidores e colaboradores do IF Baiano: os Jogos dos Servidores.

De acordo com a diretora de Gestão de Pessoas, Luciana Cleide da Cruz Damasceno, o Encontro dos Servidores veio para ficar e deve acontecer anualmente no mês de outubro. Ela explica que a Gestão de Pessoa vem identificando a necessidade de olhar de uma forma ainda mais próxima para a saúde do servidor, especialmente, para sua saúde mental.

“O Encontro dos Servidores 2023 foi pensado justamente para que a gente pudesse ver o servidor como um todo. Não só as ações de esportes, que a gente já vinha fazendo durante os anos anteriores, mas também trazendo essa nova perspectiva, esse olhar mais atento à saúde do servidor, a questão da saúde mental, principalmente”, afirma Luciana.

Para o reitor, Aécio José Duarte, o colaborador/servidor do Instituto é um importante segmento que compõe a comunidade IF Baiano e são eles que fazem o IF Baiano funcionar, cumprir seu papel. Por isso, ele considera importante realizar atividades em atenção a esse público e ele vê este evento como uma oportunidade de olhar para o servidor como pessoa, não somente como colaborador. “Promover esse encontro como uma atividade do nosso instituto, não é só da reitoria, não é só do campus que recebe, é uma atividade que envolve todo o instituto, já faz parte da expectativa dos nossos servidores durante o ano. Isso é que é importante e é justamente essa expectativa que faz com que o encontro  aconteça. E a gente percebeu que poderia e deveria adicionar outras atividades que fossem pertinentes à questão da qualidade de vida. A qualidade de vida para todos nós, independente do segmento, independente da atividade”, explica.

A servidora Tais Mara Cerqueira, engenheira de alimentos do campus Uruçuca, tem achado o evento muito interessante, porque ele proporciona a integração dos servidores de outros campus. “A gente, às vezes, fica alocado no nosso campus e não interage com os outros campus. A gente só conhece as pessoas por nome, por e-mail, por alguma correspondência e o que eu vou levar daqui é alegria, felicidade e novas amizades”, afirma a servidora.