Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Encontro de servidores promove integração entre colaboradores do IF Baiano
Atualizado em 26 de outubro de 2023 às 13h20 | Publicado em 26 de outubro de 2023 às 13h20
Compartilhe nas redes sociais:

Mais de 400 servidores das diferentes unidades do IF Baiano distribuídas por toda a Bahia estão reunidos em Alagoinhas no Encontro dos Servidores. O evento de integração e atenção à saúde do servidor iniciou no dia 24 com uma cerimônia de abertura que contou com apresentações culturais e o acolhimento dos servidores pela Gestão de Pessoas, na figura da diretora da DGP, e do reitor, Aécio José Duarte. O evento segue até o dia 27 de outubro e marca a celebração do Dia do Servidor (28 de outubro).

Sua programação reúne atividades e discussões em atenção à saúde física e mental e à qualidade de vida do servidor. Destaca-se na programação o já tradicional momento de integração entre os servidores e colaboradores do IF Baiano: os Jogos dos Servidores.

De acordo com a diretora de Gestão de Pessoas, Luciana Cleide da Cruz Damasceno, o Encontro dos Servidores veio para ficar e deve acontecer anualmente no mês de outubro. Ela explica que a Gestão de Pessoa vem identificando a necessidade de olhar de uma forma ainda mais próxima para a saúde do servidor, especialmente, para sua saúde mental. 

“O Encontro dos Servidores 2023 foi pensado justamente para que a gente pudesse ver o servidor como um todo. Não só as ações de esportes, que a gente já vinha fazendo durante os anos anteriores, mas também trazendo essa nova perspectiva, esse olhar mais atento à saúde do servidor, a questão da saúde mental, principalmente”, afirma Luciana.

Para o reitor, Aécio José Duarte, o colaborador/servidor do Instituto é um importante segmento que compõe a comunidade IF Baiano e são eles que fazem o IF Baiano funcionar, cumprir seu papel. Por isso, ele considera importante realizar atividades em atenção a esse público e ele vê este evento como uma oportunidade de olhar para o servidor como pessoa, não somente como colaborador. “Promover esse encontro como uma atividade do nosso instituto, não é só da reitoria, não é só do campus que recebe, é uma atividade que envolve todo o instituto, já faz parte da expectativa dos nossos servidores durante o ano. Isso é que é importante e é justamente essa expectativa que faz com que o encontro  aconteça. E a gente percebeu que poderia e deveria adicionar outras atividades que fossem pertinentes à questão da qualidade de vida. A qualidade de vida para todos nós, independente do segmento, independente da atividade”, explica.

A servidora Tais Mara Cerqueira, engenheira de alimentos do campus Uruçuca, tem achado o evento muito interessante, porque ele proporciona a integração dos servidores de outros campus. “A gente, às vezes, fica alocado no nosso campus e não interage com os outros campus. A gente só conhece as pessoas por nome, por e-mail, por alguma correspondência e o que eu vou levar daqui é alegria, felicidade e novas amizades”, afirma a servidora.

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br