Encontro de CAEs volta a acontecer presencialmente
Atualizado em 19 de maio de 2023 às 11h40 | Publicado em 18 de maio de 2023 às 14h26

Coordenadores de Assuntos Estudantis participam de encontro na Reitoria, em Salvador

Nestas quarta e quinta-feira, 17 e 18, ocorre o Encontro de Coordenadores(as) de Assuntos Estudantis (CAEs) do IF Baiano. O evento reúne CAEs de 12 campi com o objetivo de construir conhecimentos e alinhar ações inerentes à Coordenação de Assuntos Estudantis, promovendo o compartilhamento de experiências práticas entre os diversos coordenadores presentes, bem como, o levantamento de demandas e temas de interesse do coletivo.

De acordo com a diretora de Assuntos Estudantis, Patrícia Vaz, o encontro é de grande relevância, pois possibilita discussões sobre a vivência dos profissionais, a partir do compartilhamento de informações – estimulando a busca por conhecimentos e transposição de desafios que tendem a refletir na execução das atividades das Coordenações, com novos olhares e perspectivas, junto aos discentes, familiares e demais segmentos do âmbito acadêmico. É um momento de aproximação entre os coordenadores, entre os coordenadores e a Diretoria de Assuntos Estudantis e entre a reitoria e os campi

O evento volta a acontecer presencialmente, após mais de dois anos de realizações virtuais, por causa da pandemia. Para Patrícia, faz toda diferença realizar esse tipo de encontro de forma presencial, especialmente para quem trabalha com assistência. “Esse olho no olho, a oportunidade de compartilhar situações, trocar experiências, tanto no momento formal, quanto no informal, no horário do almoço, do lanche. Então, essa interação é importante enquanto equipe”, conta a diretora.

Patrícia explica que as Coordenações de Assuntos Estudantis trabalham com diversas pautas e políticas de permanência para os estudantes, gerenciando moradia estudantil, assistência à saúde, alimentação estudantil e auxílios. “Esse alinhamento de legislação e de planejamento de ações é fundamental para que o aluno tenha acesso a todas as políticas que o Instituto possui”, afirma. Além desse Encontro, há o Fórum de Assistência Estudantil que reúne toda a equipe multiprofissional, com previsão de realização para agosto de 2023.

Confira a programação do evento:

Programação 17/05

8h: Abertura

Professor Aécio Duarte – Reitor do IF Baiano

Professora Kátia Vilela – Pró-Reitora de Ensino

Patrícia Vaz – Diretora de Assuntos Estudantis

9h: Apresentação da equipe da Diretoria de Assuntos Educacionais e contextualização das frentes de trabalho

10h: Coffee break

10h15: Apresentação das demandas discentes levantadas no I Encontro de Lideranças Estudantis do IF Baiano

12h: Intervalo para almoço

13h30: Experiências em Debate (apresentação da composição das CAE’s nos Campi, desafios e avanços)

15h: Coffee break