Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Encontro capacita gestores de pessoas do IF Baiano
Atualizado em 8 de agosto de 2023 às 14h34 | Publicado em 1 de agosto de 2023 às 15h04
Compartilhe nas redes sociais:

Na manhã desta terça-feira, 01, começou o Encontro de Gestores de Pessoas do IF Baiano. O evento reúne os chefes dos Núcleos de Gestão de Pessoas dos campi da instituição e servidores da Diretoria de Gestão de Pessoas da Reitoria até o dia 03, no Centro de Referência Tancredo Neves, para uma capacitação sobre novos modelos de trabalho, principais desafios na gestão de equipes, comunicação organizacional, entre outros temas. 

A programação conta com oficinas conduzidas pelos servidores convidados, Maria Martha Lauande e Marcelo Lima, do LA-BORA! gov, Laboratório de Inovação do Governo Federal. Maria Martha ou Marthinha é analista de Políticas Sociais, formada em Serviço Social pela Universidade de Brasília, entrou para o serviço público em 2013, dedicando-se ao desenvolvimento de políticas públicas de saúde para populações em situação de vulnerabilidade (MS). Marcelo é psicólogo pela Universidade de Brasília e atua na área de gestão pública. Concilia o conhecimento adquirido nas duas áreas distintas de trabalho e gosta de conhecer pessoas e suas histórias. Além da formação com Martha e Marcelo,  os participantes do encontro terão um momento de discussão e elaboração de um Plano de Acolhimento dos Servidores. 

O reitor Aécio José Duarte participou da abertura do evento e falou sobre a importância desses momentos de interação e troca para que se possa desenvolver na Administração Pública um perfil cada vez mais colaborativo. “Eu tenho visto uma interação maior, tenho percebido essa interação e peço a todos: confiem! Confiem, porque todos os que hoje ocupam esse espaço precisam que essa confiança seja uma via de mão dupla!”, afirma o reitor. 

A diretora de Gestão de Pessoas, Luciana Cleide da Cruz Damasceno, acredita que para enfrentar os desafios e oportunidades que o amanhã reserva, é essencial estar preparado para uma abordagem proativa e inovadora nas práticas de gestão de pessoas. “Acreditamos que, ao nutrirmos a criatividade, autonomia, a gestão da mudança e liderança transformacional, pavimentaremos o caminho para uma Instituição mais ágil, resiliente e orientada ao crescimento”, explica. 

De acordo com a diretora, o evento foi cuidadosamente projetado para proporcionar aos participantes uma experiência enriquecedora, repleta de insights e conhecimentos valiosos, essenciais para o avanço das estratégias do IF Baiano de gestão de pessoas. 

De acordo com o coordenador de Desenvolvimento de Pessoas, José Alberto Ferreira de Andrade Júnior, o evento tem como objetivo capacitar a gestão de pessoas do IF Baiano para o engajamento, visando propiciar no ambiente de trabalho a confiança entre os servidores e a instituição. “A ideia foi criar um evento pensando nos principais problemas que são abordados na área de Gestão de Pessoas… Por a gente viver nesse mundo frágil, ansioso, não linear e incompreensível, [é importante] trabalhar temas que impactem e tragam sentido para quem trabalha na área de gestão de pessoas, que são pessoas que cuidam de gente”, afirma Alberto. 

De acordo com Alberto, a construção do Plano de Acolhimento virá suprir a necessidade de acolher e contextualizar os servidores que chegam na instituição. “Nem sempre todo mundo quando passa num concurso público é servidor, ele vai se tornando servidor no dia a dia, porque ele ainda não compreende qual é o papel dele naquele órgão público”, conta Alberto. Saber o papel de uma instituição federal de educação, sua importância, sua capacidade de transformação, saber qual a diferença do IF Baiano para IFBA e o que de fato é esta instituição são, para Alberto, pontos importantes para se pensar quando se ingressa no instituto como servidor.

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br