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Empresa júnior do Campus Guanambi presta serviços à comunidade e capacita estudantes
Atualizado em 29 de dezembro de 2022 às 14h09 | Publicado em 10 de maio de 2021 às 15h02
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Estímulo ao empreendedorismo, capacitação para o mercado de trabalho e diálogo constante entre teoria e prática: estas habilidades estão sendo potencializadas entre os estudantes do curso de Licenciatura em Química do Campus Guanambi do IF Baiano, a partir da fundação da empresa júnior Genesys Jr. Sob a coordenação de servidores do campus, a empresa, formada por 13 estudantes, é um exemplo de empreendedorismo juvenil que já está contribuindo ativamente com a comunidade local, com a prestação de serviços especializados na área de química e atuação em projetos voluntários. 

A proposta da empresa nasceu em setembro de 2017, sendo oficialmente regulamentada em maio de 2020, com a abertura de CNPJ e federalização ao Movimento Empresa Júnior (MEJ). Até então, o grupo vinha realizando apenas trabalhos de forma voluntária. Hoje, a empresa júnior está dando passos maiores e começa a atender o munícipio de Guanambi e região com a prestação de serviços de consultoria na área laboratorial (a exemplo da montagem de laboratórios) e de análises físico-químicas de água, solos e alimentos. 

“Considerando o território produtivo do munícipio de Guanambi e região, bem como o perfil econômico da população (principalmente os pequenos produtores que necessitam dessas análises) e, por se tratar de uma empresa sem fins lucrativos, a Genesys acaba apresentando valores menores que outras empresas do mesmo segmento, sem afetar a qualidade do serviço prestado, sendo estas combinações o maior atrativo para quem recorre a Genesys”, explica a professora do IF Baiano e coordenadora docente da empresa júnior, Naiara Oliveira. 

Nesse sentido, a empresa tem a capacidade de atender diversos públicos, como produtores rurais, empresas e pessoas físicas. “A empresa pode ser acionada tanto por pessoa física como jurídica para essa prestação de serviços e para firmar parcerias”, explica o servidor do IF Baiano e coordenador técnico da empresa, Ricardo Brandão. 

Além da prestação de consultoria e análises, a empresa já vinha desenvolvendo outros projetos. No ano de 2020, por exemplo, atuou no enfrentamento à pandemia de Covid-19. “Produzimos álcool 70 para doação às Prefeituras de Guanambi, Pindaí, Urandi e São Félix do Coribe e também a produzimos e doamos antisséptico para o 17º Batalhão de Polícia Militar, Serviço de atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Lar dos Velhinhos em Guanambi”, relata Brandão. 

Empresa trabalhou em produção de álcool 70, que foi doado a municípios da região sudoeste.

Para garantir a cobrança de valores abaixo do preço de mercado e a atuação em projetos de caráter voluntário, o IF Baiano fornece as instalações, equipamentos e serviços de manutenção do campus à empresa júnior, possibilitando que os estudantes possam desenvolver os trabalhos sem custos adicionais.

Capacitação que complementa a formação de estudantes 

Outro benefício com a criação da empresa júnior tem sido a capacitação dos estudantes que integram o projeto. Para o estudante do IF Baiano e um dos fundadores da empresa, Pedro Fernandes, a experiência tem sido extraordinária. “Trabalhamos com a proposta de trazer o empreendedorismo para a universidade e romper com a dicotomia existente entre teoria e prática.”

Estudante trabalha em análise de solos em atividade da empresa júnior. Foto: Arquivo da empresa

Por isso, a participação na empresa vem gerando um impacto direto para ele, que está concluindo o curso de graduação em Química e se prepara para o mundo do trabalho. “A experiência com o futuro campo de atuação profissional é a maior de todas as contribuições para a minha formação. Tenho vivenciado na prática noções de empreendedorismo, gerenciamento de pessoas, estratégias de marketing e vendas, dentre outros conhecimentos e habilidades indispensáveis para o empreendedor”, ressaltou. 

Segundo a coordenadora docente, o diálogo entre teoria e prática se concretiza pois os juniores passam a conviver com problemas e desafios reais para os quais precisam encontrar soluções. “Nessa perspectiva, posso dizer que as competências e habilidades requeridas para solucionar tais demandas acabam sendo evidenciadas na formação do aluno, a saber: habilidades gerenciais, a oratória, a capacidade de trabalhar em grupo, negociação com o cliente, liderança, pesquisador e personalidade direcionada para uma inovação empreendedora”, completa.

Saiba mais sobre a Genesys Jr.  – Para conhecer mais sobre a empresa júnior, é possível entrar em contato através do e-mail empresagenesysgbi@outlook.com ou acessar a página da Genesys Jr. no Instagram, buscando por @empresagenesysgbi.

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