Eleições do CONSUP para o Biênio 2024-2026: Categorias Egresso e DCE
Atualizado em 23 de setembro de 2024 às 12h13 | Publicado em 23 de setembro de 2024 às 12h13

O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) abre inscrições para a escolha dos novos representantes das categorias Egresso e Diretório Central dos Estudantes (DCE) no Conselho Superior (CONSUP),  órgão colegiado máximo da instituição, que delibera sobre políticas educacionais, administrativas e financeiras. O processo eleitoral para o biênio 2024-2026 segue as normativas do instituto e está aberto para egressos que concluíram ao menos um curso e para estudantes indicados pelo DCE. Confira os principais detalhes:

Inscrição para Representante de Egressos

Para os ex-alunos do IF Baiano que desejam concorrer, as inscrições ocorrerão de 26 de setembro a 7 de outubro de 2024. Para se inscrever, o candidato deve enviar o formulário preenchido e assinado, juntamente com o comprovante de conclusão de curso (diploma, declaração ou histórico escolar), para o e-mail da comissão eleitoral: eleicao.consup@reitoria.ifbaiano.edu.br.

Egressos de qualquer unidade do IF Baiano que concluíram um curso técnico ou superior (excluem-se cursos de curta duração). A eleição será realizada por meio do Sistema Helios Voting no dia 24 de outubro de 2024. O resultado preliminar será publicado no dia 25 de outubro de 2024, com o resultado final sendo divulgado em 29 de outubro de 2024, após análise de recursos.

Mais informações aqui!

Inscrição para Representante do DCE

O processo para escolha do representante do DCE ocorrerá em Reunião Ordinária da Diretoria Executiva do Diretório Central dos Estudantes às 10h do dia 09 de outubro. Para se candidatar é necessário preencher o formulário de inscrição, disponível em anexo do edital, e encaminhá-lo à Comissão Eleitoral para o endereço eletrônico: eleicao.consup@reitoria.ifbaiano.edu.br

A escolha do titular e do suplente será feita por meio de votação ou indicação durante a reunião da Diretoria do DCE. O resultado será enviado à Comissão Eleitoral, que o encaminhará ao Presidente do CONSUP.

Mais informações aqui!

Importância do Conselho Superior

O CONSUP é responsável por definir e aprovar as diretrizes que norteiam o funcionamento do IF Baiano, abrangendo desde questões acadêmicas até decisões administrativas e financeiras. A participação de representantes de diferentes segmentos, incluindo os(as) egressos(as) e a comunidade acadêmica ativa, garante que as decisões reflitam a diversidade de opiniões e necessidades da instituição.