Documentário e exposição encerram comemorações do 25° aniversário do Campus Santa Inês
Atualizado em 1 de agosto de 2022 às 12h04 | Publicado em 8 de junho de 2022 às 14h38

Encerrando as comemorações dos seus 25 anos, o IF Baiano – Campus Santa Inês lança uma série documental e uma exposição itinerante sobre a sua história, com destaque para os resultados da educação ofertada pelo campus para a comunidade.

Com seis episódios, a websérie “Memória e Território: 25 anos do IF Baiano – Campus Santa Inês” conta a história do campus em diálogo com o território baiano onde ele está situado, o Vale do Jiquiriçá. O documentário traz fatos históricos e apresenta exemplos de iniciativas e projetos que mobilizam a comunidade, estimulam o protagonismo, fomentam a agroecologia, protegem o meio ambiente, entre outros temas.

A transformação realizada pela educação pública, gratuita e de qualidade também é abordada nos vídeos. A história é contada a partir das vozes de professores, estudantes, técnicos, parceiros e representantes da comunidade do Vale. Os vídeos podem ser assistidos na TV Bem Baiano, canal oficial do IF Baiano no YouTube. Acesse os episódios diretamente aqui.

Já a exposição itinerante “Memória e Território” traz uma sequência de totens com fatos marcantes da história do campus e da Escola Agrotécnica Federal de Santa Inês. O destaque é dado a ações realizadas em conjunto com a população do território do Vale do Jiquiriçá. A exposição poderá ser visitada no campus a partir de 14 de junho. Em seguida, a exposição percorrerá escolas dos municípios do território. A programação poderá ser conferida no site santaines25anos.ifbaiano.edu.br.

As comemorações buscaram celebrar a história do campus com um recorte específico: a partir de sua atuação no território. A ideia é mostrar como a trajetória da unidade foi construída coletivamente e que a formação profissional, científica e humanística não se dá apenas nas salas, laboratórios e espaços do campus, mas também na busca de soluções para o território, em conjunto com sua comunidade.

“Os territórios, os municípios, os arranjos produtivos locais inerentes a cada região onde atuamos são a base para que o Instituto efetivamente possa cumprir a sua função social”, ressalta Aécio José Duarte, o “Zezão”, reitor do Instituto Federal Baiano. “Os jovens dessas regiões acabam encontrando dentro das nossas unidades uma condição de buscar outras possibilidades para sua vida e, assim, influenciar positivamente, através da sua própria transformação, transformando também a vida das suas famílias, da sua cidade e do território em si”.

“Tenho certeza que cada pessoa que assistir aos episódios do documentário terá a mesma sensação que eu, de emoção, felicidade e orgulho. E além de todos esses sentimentos, os episódios nos fazem também refletir e avaliar como iniciamos e o que conquistamos ao longo dos anos, pois é observando o passado que certamente vamos continuar a mudar o futuro.  Ao pensar nisso, temos ainda mais consciência da nossa grande responsabilidade que é continuar atuando incansavelmente para contribuir com o processo formativo, reflexivo e crítico na formação dos cidadãos e no desenvolvimento do nosso território”, avalia Genilda de Souza Lima, diretora-geral do Campus Santa Inês.  “O documentário foi produzido com muito cuidado e carinho. Parabenizo à Diretoria de Comunicação e aos demais envolvidos pelo resultado, e convido a todos a conhecer e celebrar a nossa história.”

25 anos do Campus Santa Inês

As comemorações do 25° aniversário do campus começaram no período da pandemia, por isso as ações foram simbólicas e em conformidade com a prevenção da Covid-19. A campanha contou com momentos como um evento online, o lançamento de um site comemorativo, o plantio de uma árvore representando o futuro e a guarda de uma cápsula do tempo – onde estão depositados os desejos da comunidade para o campus. A cápsula foi depositada em uma bancada especial, no jardim central do prédio administrativo do campus, e será aberta em 2046, quando o campus completará 50 anos. Todas as ações podem ser conferidas no site santaines25anos.ifbaiano.edu.br

A história do campus começa em 17 de junho de 1996, com o início do funcionamento da Escola Agrotécnica Federal de Santa Inês. Em 2008, com a criação dos Institutos Federais, tornou-se IF Baiano – Campus Santa Inês. Durante sua trajetória, o campus se consolidou como referência em ensino, pesquisa e extensão no Território de Identidade do Vale do Jiquiriçá, inclusive com projetos que beneficiam a comunidade dos municípios. Exemplos são o projeto de Monitoramento da Qualidade da água do Rio Jiquiriçá, principal rio do território; o programa Mulheres Mil, que ofereceu formação profissional a 100 mulheres de Santa Inês, Ubaíra e Mutuípe; a construção de 600 cisternas nos municípios do território, e o projeto Mãe Terra, que beneficiou mais de 1000 famílias de agricultores com ações de educação e desenvolvimento rural. Durante a pandemia, o campus também realiza ações de enfrentamento à Covid-19. Até 2021, foram distribuídos mais de 1.300 litros de sabão líquido, 600 máscaras, mais 300 kits de higiene e 240 cestas de alimentos para serviços de saúde e famílias do Vale.

“As ações desenvolvidas para celebrar este período, só fizeram reafirmar a grande importância de nossa instituição para cada egresso, cada estudante, cada servidor e para todo o território do Jiquiriçá. A educação é uma construção coletiva, então estamos todos de parabéns. Parabéns aos educandos e suas famílias, a cada servidor, colaboradores, à equipe gestora atual, às anteriores e a todos aqueles que já fizeram parte desta história tão bonita. Parabéns Campus Santa Inês! O trabalho continua e, com certeza nos próximos anos teremos ainda mais motivos para celebrar”, finaliza a diretora-geral do campus.