Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Docentes do IF Baiano lançam livro sobre reinvenção das práticas escolares na pandemia
Atualizado em 1 de fevereiro de 2023 às 09h08 | Publicado em 13 de agosto de 2021 às 10h04
Compartilhe nas redes sociais:

O livro “Interações digitais e reinvenção das práticas escolares” acaba de ser lançado pela editora Atena, com apoio da Pró-reitoria de Extensão através da Chamada Interna 07/2020. O livro está disponível em formato digital para download gratuito no site da editora (clique aqui). A obra foi organizada pelos docentes do IF Baiano, Lilian Teixeira do Campus Senhor do Bonfim, Osvaldo Barreto Oliveira Júnior do Campus Serrinha e Viviane Brito do Campus Senhor do Bonfim.

O e-book surgiu  a partir da necessidade vislumbrada pelos organizadores de dialogarem reflexões sobre os impactos da pandemia na educação, bem como do interesse em unir, num único material, as mais diversas análises e experiências empreendidas durante o ensino remoto por professores e alunos de diferentes instituições do Nordeste, como o IF Baiano, IF Sertão-PE, IFBA e UNEB. O e-book tem como público-alvo profissionais da educação, bem como, estudantes de cursos de licenciaturas e educadores da Educação Profissional.

Segundo o docente Osvaldo Barreto, as práticas escolas foram reinventadas durante a pandemia, porque os agentes escolares precisaram repensar tempos, espaços, itinerários e métodos de formação, que fomentaram novas relações professor-alunos, transformaram a comunicação pedagógica e fizeram surgir novos modos de apropriação e interpretação do conhecimento. “A suspensão das aulas, provocada pela pandemia, não nos exigiu apenas transpor para as telas o que já fazíamos nos espaços físicos da escola. Foi preciso ir além, mobilizando experiências e estratégias para adaptar metodologias de ensino aos novos ambientes de aprendizagem, mais fluidos, dinâmicos e dispersos do que a sala de aula” explica o professor. 

O livro é composto por cinco capítulos que discutem o trabalho docente durante a pandemia, a reinvenção das práticas pedagógicas, tecnologias digitais, desigualdades e ensino remoto, o professor do futuro no presente e o uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Educação Profissional.

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br