Formação reforça a internacionalização no IF Baiano e visa contribuir com projetos da área espacial realizados no instituto
O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) está representado na 19th International Summer Space School (19ª (Escola Internacional de Verão em Ciências Espaciais), evento de destaque mundial realizado na cidade de Samara, na Rússia. O docente do Campus Catu, Francisco Augusto Neto, é um dos participantes da escola de verão, sediada na Samara National Research University, uma instituição russa de referência no ensino e pesquisa na área aeroespacial.
O evento reúne participantes de diversos países com o objetivo de promover a cooperação científica e educacional no campo da exploração espacial, com ênfase especial em tecnologias voltadas a nanossatélites.
A iniciativa fortalece o eixo da internacionalização do IF Baiano, que busca incentivar que estudantes e servidores aprimorem seus conhecimentos e fortaleçam seus vínculos com instituições e pesquisadores do cenário internacional.
“O primeiro dia já foi marcante. Logo na entrada, somos recebidos por uma réplica do ônibus espacial russo, além dos bustos de Victor Lulachev e Sergei Korolev, patronos da exploração espacial soviética. É um privilégio aprender sobre o espaço onde essa jornada começou”, relata o professor.
Além das atividades formativas, o docente também irá compor uma das equipes de desenvolvimento de projetos, que serão apresentados ao final da programação. “Ainda vou escolher entre três linhas de pesquisa, todas voltadas à área de nanossatélites. A proposta é construir o projeto aqui com o grupo e apresentar no final da semana”, explica.
A experiência na escola internacional irá contribuir com as ações que ele ajuda a desenvolver no Campus Catu, como a Olimpíada de Astronomia e a Olimpíada de Lançamento de Foguetes, que envolvem estudantes do ensino médio e futuros professores. “Acredito que esse evento vai enriquecer ainda mais meu conhecimento acerca da área espacial para poder trabalhar isso com meus estudantes, tanto do ensino médio quanto dos professores que eu estou formando”, afirma o educador.
Francisco também é um dos educadores selecionados pelo Limitless Space Institute, organização internacional que reúne professores de diferentes partes do mundo comprometidos com a formação da próxima geração de exploradores espaciais. Como Global Educator, ele participa de uma formação continuada com foco em práticas pedagógicas interdisciplinares baseadas na temática espacial.
Foi por meio dessa rede internacional que surgiu o convite para participar da escola de verão na Rússia. “Quando eu li o objetivo da escola, eu vi que casava perfeitamente bem com o que eu estava planejando trabalhar com meus estudantes em sala de aula”, relatou.
Ainda segundo ele, a possibilidade de trocar experiências com pessoas do mundo todo que também estão relacionadas à área da exploração espacial tem sido uma experiência enriquecedora. “Como também poder chegar perto de uma réplica funcional do foguete Soyuz e da cápsula que trouxe Yuri Gagarin do espaço de volta pra terra”, destaca o professor, que inclusive concedeu uma entrevista à uma emissora de TV russa durante o evento, compartilhando sua vivência no Campus Catu.
Ações voltadas à área espacial no IF Baiano
O fortalecimento da cultura científica voltada às ciências espaciais tem se intensificado nos últimos anos entre a comunidade do Instituto Federal Baiano.
Entre as iniciativas de destaque estão os campeonatos de lançamento de foguetes, que têm despertado o interesse dos discentes e estimulado a participação em eventos científicos de âmbito nacional. Em 2024, por exemplo, estudantes do Campus Itaberaba conquistaram medalhas na 17ª edição da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).
Neste ano, um Campeonato de Foguetes irá integrar o IV Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão do IF Baiano, onde participantes irão trabalhar na construção e lançamento de foguetes confeccionados com garrafas PET, promovendo a interdisciplinaridade entre ciência, sustentabilidade e criatividade.
A ação tem como objetivo fomentar o interesse dos estudantes pelas áreas de Astronomia e Astronáutica, além de contribuir para o fortalecimento da presença institucional em eventos científicos como a Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG).
Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br