Divulgado o resultado preliminar das Eleições 2021
Atualizado em 17 de dezembro de 2021 às 21h04 | Publicado em 17 de dezembro de 2021 às 21h04

Alunos e servidores escolheram o reitor e diretores dos 14 campi, em votação online. Está aberto o prazo para interposição de recursos.

Foi publicado, na noite desta sexta-feira, 17, o resultado preliminar das eleições para reitor e diretores gerais de campi do IF Baiano. A apuração aconteceu ao longo do dia, com transmissão ao vivo para a comunidade acadêmica, disponível no canal da Comissão Eleitoral Central, no YouTube.

Participaram do processo eleitoral 4.268 estudantes, 759 docentes e 825 técnicos-administrativos.

Gestão 2022-2026

O Prof. Aécio José Araújo Passos Duarte foi reeleito como reitor do Instituto para o próximo quadriênio, com aproximadamente 41,37% do total de eleitores aptos ao voto. Já o Prof. Aurélio José Antunes de Carvalho somou cerca de 27,29%.

Votos nulos corresponderam ao percentual aproximado de 2,64% dos aptos ao voto; e brancos, 1,52%.

Também foram escolhidos os diretores gerais dos 14 campi da Instituição: Alagoinhas, Catu, Itapetinga, Santa Inês, Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas, Uruçuca, Xique-Xique, Bom Jesus da Lapa, Gov. Mangabeira, Guanambi, Itaberaba, Serrinha e Valença. Destes, os últimos sete campi terão seus diretores no segundo mandato.

Confira aqui o resultado preliminar.

Apuração

Prevista inicialmente para ocorrer no mesmo dia da votação, 16, a apuração foi adiada, devido à prorrogação das votações, que se estenderam até às 21h.

Aisamaque Gomes, presidente da Comissão Eleitoral Central, elencou alguns desafios da equipe na condução das eleições. “O primeiro foi construir o processo sem nos vermos, sem o contato humano para que pudéssemos dialogar e trocar ideias presencialmente. O segundo desafio foi construir o primeiro regulamento de eleições remotas para reitor e diretores-gerais utilizando o sistema Helios Voting, além de aprender como funciona o sistema”.

Ele, que também é docente do Campus Itapetinga, agradeceu aos envolvidos, representando a Comissão Central. “Nosso obrigado à equipe de T.I. da Reitoria, aos membros das comissões locais, NAGPs (Núcleo de Apoio à Gestão de Pessoas) e SRAs (Secretaria de Registro Acadêmico), ao setor de Comunicação e a todos que contribuíram de forma legal, ética e compromissada com o processo eleitoral, pensando em fortalecer ainda mais o ambiente institucional e tornar o processo eleitoral do IF Baiano ainda mais maduro”.

Interposição de recursos

Está aberto o período para interposição de recursos aos resultados preliminares. O prazo vai até às 12h da próxima segunda-feira, 20. Os interessados devem enviar a manifestação via processo no SUAP, nos termos da Nota Informativa da Comissão Eleitoral Central.

De acordo com o cronograma vigente, após a análise dos recursos, a homologação e a publicação do resultado final da consulta ocorrerão no dia 22 de dezembro.

Todos os documentos do processo eleitoral estão disponíveis neste link.