O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Ingresso de Estudantes 2025

ACESSE AQUI
Direito + Vida: concurso de redação mobiliza estudantes do IF Baiano em sua segunda edição
Atualizado em 6 de junho de 2025 às 12h08 | Publicado em 3 de junho de 2025 às 11h21
Compartilhe nas redes sociais:

A segunda edição do concurso de redação Direito + Vida está movimentando os campi do Instituto Federal Baiano. Voltado para estudantes do 3º ano dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, o projeto conta com a mobilização de diretores acadêmicos, professores de redação e a comissão organizadora para incentivar a participação dos alunos em todo o estado.

Na última sexta-feira, o procurador-geral do IF Baiano, Osvaldo Neto, esteve no Campus Xique-Xique para dialogar com os estudantes sobre o tema do concurso deste ano: “Direitos Humanos e o Enfrentamento ao Racismo”. A visita teve excelente acolhida e despertou o interesse dos(as) alunos(as) pelo projeto.

Osvaldo conversou com as turmas do 3º ano do curso de Agropecuária, em um bate-papo reflexivo regado a música, que contou com a participação do professor de música Thiago Machado Sampaio. Em seguida, dialogou com estudantes do 3º ano do curso técnico em Meio Ambiente, acompanhado da professora de redação Carolina Antonia Silva Trindade, do diretor geral Ronaldo Simão de Oliveira e do assistente de alunos Juamis Tomaz de Aquino Barbosa Rodrigues.

O concurso tem como propósito incentivar o exercício da escrita, a argumentação e a reflexão crítica sobre os direitos humanos, ao mesmo tempo em que contribui para a preparação dos(as) alunos(as) para a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os(as) estudantes que se destacarem também receberão premiações.

Inscrições e critérios de participação

Podem participar do concurso estudantes regularmente matriculados no 3º ano dos cursos técnicos integrados dos 14 campi do IF Baiano. Nos campi onde ainda não há turmas de 3º ano devido ao calendário acadêmico, estudantes do 2º ano poderão participar.

As inscrições devem ser realizadas presencialmente na Direção Acadêmica de cada campus, no período de 1º de junho a 11 de julho de 2025.

A redação será aplicada presencialmente no campus de origem do(a) estudante, em local e data definidos pela Direção Acadêmica. O texto deverá ser manuscrito, redigido em Língua Portuguesa, com letra legível, contendo entre 20 e 30 linhas e obedecendo à proposta dissertativa-argumentativa e ao tema proposto. A aplicação contará com o acompanhamento de professores, técnicos ou fiscais, simulando as condições da redação do Enem.

Cada campus poderá classificar até três redações, a depender do número de participantes. Os textos selecionados na etapa local serão avaliados pela Comissão Organizadora Central, que escolherá as três melhores redações da edição 2025.

Premiação

Os(as) autores(as) das três redações finalistas serão premiados(as) durante a Mostra Científica do IF Baiano:

  • 1º lugar: um notebook
  • 2º e 3º lugares: um smartphone cada

Além disso, todos os estudantes classificados na etapa local receberão certificado de mérito acadêmico e brindes institucionais. Está prevista ainda a publicação de um e-book com os textos selecionados.

Materiais de apoio

Para auxiliar na preparação dos(as) participantes, a página oficial do projeto disponibiliza informações e materiais explicativos. Na edição anterior, foram produzidos vídeos educativos abordando a importância dos direitos humanos, o princípio da dignidade da pessoa humana e questões jurídicas do cotidiano.

Neste ano, uma nova temporada de vídeos foi produzida e está disponível no canal do IF Baiano no YouTube, a TV Bem Baiano, com entrevistas, conduzidas por Osvaldo Neto, com especialistas da área: Antônio Pedro Ferreira da Silva, procurador federal da Advocacia-Geral da União, doutor em Políticas Sociais e Cidadania e especialista em Compliance pela Universidade de Salamanca; e Maristela Barbosa Santos, procuradora do Estado da Bahia, doutora e mestre em Políticas Sociais e Cidadania, com especializações em Direito Público e Gestão Estratégica em Segurança Pública.

Para assistir aos vídeos, inscreva-se no canal TV Bem Baiano no YouTube e ative as notificações.

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.