Campi do IF Baiano têm desempenho superior à média nacional no Ideb 2019
Atualizado em 8 de fevereiro de 2023 às 11h53 | Publicado em 2 de outubro de 2020 às 12h47

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é um dos principais indicadores de qualidade da educação no país.

Os sete campi do IF Baiano que apresentaram notas no relatório 2019 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), na categoria Ensino Médio, obtiveram desempenho superior à média nacional (o Brasil passou de 3,8, em 2017, para 4,2, em 2019) e à média estadual (a Bahia obteve Ideb 3,5 em 2019). Os resultados do Ideb 2019 foram divulgados em 15 de setembro, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Os resultados do Ideb 2019 para escola, município, unidade da federação, região e Brasil são calculados a partir do desempenho obtido pelos alunos que participaram do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB 2019) e das taxas de aprovação, calculadas com base nas informações prestadas ao Censo Escolar 2019.

Notas do IDEB 2019 (Ensino Médio) do IF Baiano

• Campus Guanambi 5,8
  • Campus Itapetinga  5,5
  • Campus Santa Inês 4,8
  • Campus Senhor do Bonfim 5,4
  • Campus Serrinha 4,8
  • Campus Teixeira de Freitas 5,7
  • Campus Valença 4,6

Impacto institucional

Além da divulgação das médias, são calculadas as metas estabelecidas para cada unidade de agregação (escola, município, etc) para o próximo período – o relatório sai a cada dois anos. Nesse ponto, todos as médias dos campi do IF Baiano (Ensino médio) estiveram acima da meta estipulada para a Bahia, que era de 4,5. E quatro campi (Guanambi, Itapetinga, Senhor do Bonfim e Teixeira de Freitas) ultrapassaram a meta para o Brasil, que era de 5.

“Os nossos campi que apresentaram resultados no Ideb com uma média geral acima de 5 já estão próximos da meta prevista para 2022”, avaliou o Diretor de Planejamento e Desenvolvimento de Ensino, Estácio Moreira. Segundo ele, o objetivo da instituição para 2022 é alcançar a meta de 6 pontos em todos os campi.

Ideb contribui com avaliação e planejamento das ações de Ensino no IF Baiano.

Segundo o reitor da instituição, Aécio José Duarte, os resultados “evidenciam a natureza diferenciada dos nossos estudantes, que fazem cursos profissionalizantes e, mesmo assim, obtiveram um bom desempenho, como resultado de uma junção dos esforços de todos: qualidade dos docentes, infraestrutura diferenciada das nossas unidades, assistência estudantil, política de permanência e êxito, dentre outros fatores.”

Para o pró-reitor de Ensino do IF Baiano, Ariomar Rodrigues, somam-se a esses fatores o compromisso e a dedicação da comunidade acadêmica. “Essa somatória é o que resulta nos bons índices. E para a nossa comunidade representa um desafio, que é o de crescer cada vez mais. Nosso desafio é continuar melhorando os nossos números.”

Ele acredita que o resultado representa um incentivo a mais para os estudantes da casa. “Isso representa o compromisso dos nossos alunos com a educação que é ofertada e o compromisso que eles têm com o IF Baiano. Isso é muito interessante para futuros alunos porque eles vão se espelhar em nosso Ideb”, destaca o pró-reitor.

Índices de avaliação, como o Ideb, também contribuem com o planejamento de ações de ensino. No IF Baiano, o Ideb é uma das bases utilizadas para a definição de políticas relacionadas ao acesso, permanência e êxito dos estudantes. “Buscamos, cada vez mais, capacitar nossos docentes, revisar nossas propostas pedagógicas e implementar políticas afirmativas como estratégias para aperfeiçoar o processo de aprendizagem, reduzir os índices de evasão, reprovação e oferecer uma educação de qualidade”, ressalta o Diretor de Planejamento e Desenvolvimento de Ensino, Estácio Moreira.

Campi que não apresentaram Ideb 2019 – Sete unidades do IF Baiano não apresentaram média no Ideb 2019. Segundo levantamento da Proen, isso se deve a razões como: ausência de estudantes concluintes de cursos técnicos integrados; número de participantes no SAEB insuficiente para que os resultados sejam divulgados; ausência de média no SAEB, porque não participou ou não atendeu os requisitos necessários para ter o desempenho calculado; ou, ainda, por solicitação de não divulgação, conforme Portaria Inep.