Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Graduações do IF Baiano recebem selo de qualidade
Atualizado em 1 de agosto de 2022 às 10h45 | Publicado em 8 de setembro de 2017 às 09h53

Cinco cursos receberam estrela do Guia de Estudante

Compartilhe nas redes sociais:

O Guia de Estudante (GE) divulgou a relação das graduações de todo o país que receberam o selo de qualidade da publicação. No IF Baiano, cinco cursos receberamselo_zootecnia_sta_ines o selo: Licenciatura em Química (3 estrelas); Bacharelado em Agronomia (3 estrelas); Licenciatura em Geografia (4 estrelas); Bacharelado em Zootecnia (3 estrelas) e Ciências Agrárias (3 estrelas).

Avaliação do MEC

A coordenação de Educação Superior do IF Baiano ressalta que o conceito de qualidade utilizado pelas Instituições de Ensino Superior está atrelado aos indicadores de avaliação para reconhecimento dos cursos pelo Ministério da Educação. Conforme o conceito do MEC, que varia de 1 a 5, onze graduações do IF Baiano possuem conceito quatro e duas, conceito três. A qualidade dos nossos cursos de graduação, eu atribuo a um trabalho coletivo que envolve todo processo administrativo, pedagógico e financeiro”, disse Cristiane Brito, coordenadora da Educação Superior no IF Baiano.

A avaliação do MEconceito_mec_graduacoes_ifbaianoC engloba várias dimensões: aspectos específicos do curso, tais como o contexto educacional, os objetivos e perfil de formação, o currículo, laboratórios específicos, infraestrutura, questões administrativas e pedagógicas. “Cada um que desenvolve uma ação com esse olhar, pensando na qualidade, vai interferir na nossa oferta. As ações de ensino, pesquisa e extensão, com certeza, impactam no resultado final”, avalia Brito.

Educação de qualidade

Para a coordenação do curso de Bacharelado em Zootecnia, alguns aspectos se destacam para manter a qualidade do curso no Campus Santa Inês: corpo docente qualificado (17 doutores, 14 mestres e 1 especialista); em 2016, mais de 50 projetos de pesquisa receberam incentivo e a infraestrutura do campus.

Outro aspecto que merece relevância é o perfil dos discentes, os quais colaboram ativamente com as atividades científicas desenvolvidas no Campus, demonstrando empenho e dedicação, e são contemplados pelos editais de pesquisa e extensão promovidos pelo Instituto e agências fomentadoras. Ademais, cerca de 80% dos Bacharéis em Zootecnia, formados no Campus Santa Inês, estão atuando na área profissional, seja em empresas, fazendas ou pós-graduação”, afirmou Jaciane Barreto, coordenadora do curso.

O GE Profissões Vestibular 2018 deverá circular nas bancas a partir de 16 de outubro, conforme seus editores. A publicação é anual e avalia cursos de  instituições de ensino superior oferecidos no Brasil, considerando diferentes aspectos nas áreas acadêmicas.

Veja também:

Agroecologia de Uruçuca recebe conceito 4

Conceito 4: IF Baiano é bem avaliado por equipe externa

IF Baiano recebe nota 4 em avaliação externa

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br