Curso do Programa Qualifica Mais Progredir inicia na próxima semana
Atualizado em 18 de março de 2022 às 17h05 | Publicado em 18 de março de 2022 às 17h05

Aulas inaugurais acontecerão nas cidades de Salvador, Camaçari e Alagoinhas

As primeiras turmas do curso de Microempreendedor Individual (MEI), ofertadas pelo IF Baiano, através do Programa Qualifica Mais Progredir, iniciam atividades na próxima semana. As aulas inaugurais das quatro turmas de Salvador acontecem no dia 23 de março, às 09h30 e às 14h30, no Auditório do IFBA, no bairro do Canela. Já em Camaçari, a abertura do curso para as duas turmas iniciais acontece no Complexo Cidade do Saber, dia 24 de março, às 09h. Em Alagoinhas, o evento será realizado no auditório do IF Baiano – Campus Alagoinhas, às 10h do dia 25 de março.

O curso de qualificação profissional é voltado para beneficiários do Auxílio Brasil e destina-se a formar microempreendedores individuais. O programa Qualifica Mais Progredir surgiu através de uma parceria entre o Ministério da Cidadania e o Ministério da Educação com o objetivo de incluir produtivamente e ampliar a renda do público que recebe o Auxílio Brasil.

Foram selecionados 100 municípios com maior concentração de beneficiários do Auxilio Brasil para pactuação de vagas. O IF Baiano teve proposta aprovada para os municípios de Alagoinhas, Camaçari e Salvador. De acordo com a coordenadora geral do programa no IF Baiano, Uilma dos Santos Reis, mais de 1200 pessoas se inscreveram na seleção do primeiro edital que ofertou 700 vagas com previsão de início das aulas para março e maio de 2022. “O número de inscritos superou nossa expectativa”, comenta entusiasmada a coordenadora.

Além de ofertar o curso de forma gratuita, o Programa disponibilizará 275 bolsas para os estudantes que cumprirem 80% de frequência ao final de cada mês de aulas. Há ainda a previsão de oferta de mais 1280 vagas em novo edital de seleção que sairá no segundo semestre.

Para a coordenadora do programa, Uilma Reis, o surgimento de políticas públicas direcionadas para a população de baixa renda, neste momento de pandemia, é fundamental para o resgate da autoestima das pessoas, além de oferecer alternativas para a obtenção de renda, ainda que seja no mercado informal. Qualificar profissionalmente pessoas que mal tiveram acesso à educação é um desafio que nos motiva e faz com que o ensino cumpra seu papel de transformador social”, pontua.