Curso de qualificação em Microempreendedorismo do Pronatec realiza aula inaugural
Atualizado em 25 de março de 2022 às 15h37 | Publicado em 23 de março de 2022 às 20h17

As primeiras turmas a realizarem aula inaugural foram as de Salvador. As de Camaçari terão abertura nesta quinta,24, e as de Alagoinhas, na sexta-feira, 25

O clima foi de entusiasmo na aula inaugural do curso de Microempreendedor Individual, que abriu as atividades do Programa PRONATEC – Qualifica Mais Progredir ofertadas pelo Instituto Federal Baiano em três cidades baianas. A abertura do curso para as turmas de Salvador ocorreu na quarta-feira, 23, no auditório do IFBA, no bairro do Canela.

A cerimônia contou com a participação do reitor, Aécio José Duarte; do pró-reitor de Extensão, Rafael Trocoli; da coordenadora geral do Programa Qualifica Mais Progredir, Uilma Reis; do coordenador adjunto do curso em Camaçari, Luís Henrique Gomes; da coordenadora adjunta do curso em Salvador, Ana Paula Marques; e da representante da equipe de professores formadores, Larissa Fernanda Peixoto. Além, da participação da equipe de apoio, da supervisora do curso em Salvador e professores formadores que atuarão no curso.

Após período de atividades letivas virtuais e híbridas na instituição, o curso marca o momento de retorno ao ensino presencial, que já vem acontecendo nos campi desde o início do ano, e expande o público da instituição para cidades onde não há campus do IF Baiano, como Salvador e Camaçari. O curso acontece em Salvador, Camaçari e Alagoinhas e qualificará 700 beneficiários do Auxílio Brasil, no primeiro ciclo, para empreender e/ou melhorar seu negócio.

O reitor, Aécio José Duarte, destacou em sua fala a oportunidade que o curso abre para cada aluno no sentido de despertar ideias, potencialidades e possibilidades em pessoas diferentes, com diferentes idades e realidades. Ele falou ainda sobre a dedicação dos servidores envolvidos em preparar a recepção dos alunos, os espaços de realização das aulas, a seleção dos alunos, a viabilização das bolsas e preparar um curso voltado a capacitar e potencializar negócios e ideias para o aumento de renda das famílias. “Aproveitem esse tempo de formação para interagir não só com os professores, mas também entre vocês”, aconselhou o reitor.

Reitor Aécio José Duarte destaca as oportunidades que a qualificação profissional cria para famílias de baixa renda

Para o pró-reitor de Extensão, Rafael Trocoli, acolher novos discentes, sobretudo nesse momento após 2 anos de pandemia, reforça a consolidação do IF Baiano como instituição educacional atenta para o atendimento de demandas sociais. A coordenadora do Programa, Uilma Reis, deu uma injeção de ânimo nos alunos, contando sua trajetória como empreendedora e falando como é importante ter qualificação para saber enfrentar os desafios do empreendedorismo. Ela contou que, no passado, ao empreender no ramo de organização de eventos, sua criatividade e ousadia a ajudaram a crescer, mas a falta de conhecimento trouxe dificuldades para precificar e planejar seu negócio. “Nenhum tipo de negócio sobrevive sem qualificação, plano de negócios e planejamento”, afirmou a coordenadora destacando a importância de se capacitar para desenvolver habilidades e empreendimentos.

Para o aluno Abraão Araújo, de 21 anos, esta é uma oportunidade de se tornar dono do seu próprio negócio e se aperfeiçoar. “Tenho tios que são microempreendedores e tenho vontade de ser um também. Poder ter um horário de trabalho flexível, não depender de ninguém…”, conta o jovem. Para a aluna Volquimar Nataly Fernandes, de 31 anos, o empreendedorismo está no sangue. Seu pai começou com uma barraquinha vendendo corante e depois teve padaria e mercearia. “Eu acho que empreender é estar em contato com as pessoas e entregar coisas de boa qualidade para elas. Para ser empreendedor tem que ser apaixonado por gente e eu sou, adoro me comunicar!”, explica com entusiasmo Volquimar que, atualmente, trabalha como manicure e nail designer.