Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Curso de qualificação em Microempreendedorismo do Pronatec realiza aula inaugural
Atualizado em 25 de março de 2022 às 15h37 | Publicado em 23 de março de 2022 às 20h17

As primeiras turmas a realizarem aula inaugural foram as de Salvador. As de Camaçari terão abertura nesta quinta,24, e as de Alagoinhas, na sexta-feira, 25

Compartilhe nas redes sociais:

O clima foi de entusiasmo na aula inaugural do curso de Microempreendedor Individual, que abriu as atividades do Programa PRONATEC – Qualifica Mais Progredir ofertadas pelo Instituto Federal Baiano em três cidades baianas. A abertura do curso para as turmas de Salvador ocorreu na quarta-feira, 23, no auditório do IFBA, no bairro do Canela.

A cerimônia contou com a participação do reitor, Aécio José Duarte; do pró-reitor de Extensão, Rafael Trocoli; da coordenadora geral do Programa Qualifica Mais Progredir, Uilma Reis; do coordenador adjunto do curso em Camaçari, Luís Henrique Gomes; da coordenadora adjunta do curso em Salvador, Ana Paula Marques; e da representante da equipe de professores formadores, Larissa Fernanda Peixoto. Além, da participação da equipe de apoio, da supervisora do curso em Salvador e professores formadores que atuarão no curso.

Após período de atividades letivas virtuais e híbridas na instituição, o curso marca o momento de retorno ao ensino presencial, que já vem acontecendo nos campi desde o início do ano, e expande o público da instituição para cidades onde não há campus do IF Baiano, como Salvador e Camaçari. O curso acontece em Salvador, Camaçari e Alagoinhas e qualificará 700 beneficiários do Auxílio Brasil, no primeiro ciclo, para empreender e/ou melhorar seu negócio.

O reitor, Aécio José Duarte, destacou em sua fala a oportunidade que o curso abre para cada aluno no sentido de despertar ideias, potencialidades e possibilidades em pessoas diferentes, com diferentes idades e realidades. Ele falou ainda sobre a dedicação dos servidores envolvidos em preparar a recepção dos alunos, os espaços de realização das aulas, a seleção dos alunos, a viabilização das bolsas e preparar um curso voltado a capacitar e potencializar negócios e ideias para o aumento de renda das famílias. “Aproveitem esse tempo de formação para interagir não só com os professores, mas também entre vocês”, aconselhou o reitor.

Reitor Aécio José Duarte destaca as oportunidades que a qualificação profissional cria para famílias de baixa renda

Para o pró-reitor de Extensão, Rafael Trocoli, acolher novos discentes, sobretudo nesse momento após 2 anos de pandemia, reforça a consolidação do IF Baiano como instituição educacional atenta para o atendimento de demandas sociais. A coordenadora do Programa, Uilma Reis, deu uma injeção de ânimo nos alunos, contando sua trajetória como empreendedora e falando como é importante ter qualificação para saber enfrentar os desafios do empreendedorismo. Ela contou que, no passado, ao empreender no ramo de organização de eventos, sua criatividade e ousadia a ajudaram a crescer, mas a falta de conhecimento trouxe dificuldades para precificar e planejar seu negócio. “Nenhum tipo de negócio sobrevive sem qualificação, plano de negócios e planejamento”, afirmou a coordenadora destacando a importância de se capacitar para desenvolver habilidades e empreendimentos.

Para o aluno Abraão Araújo, de 21 anos, esta é uma oportunidade de se tornar dono do seu próprio negócio e se aperfeiçoar. “Tenho tios que são microempreendedores e tenho vontade de ser um também. Poder ter um horário de trabalho flexível, não depender de ninguém…”, conta o jovem. Para a aluna Volquimar Nataly Fernandes, de 31 anos, o empreendedorismo está no sangue. Seu pai começou com uma barraquinha vendendo corante e depois teve padaria e mercearia. “Eu acho que empreender é estar em contato com as pessoas e entregar coisas de boa qualidade para elas. Para ser empreendedor tem que ser apaixonado por gente e eu sou, adoro me comunicar!”, explica com entusiasmo Volquimar que, atualmente, trabalha como manicure e nail designer.

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br