Coordenadores de Extensão participam de encontro na Reitoria do IF Baiano
Atualizado em 1 de agosto de 2022 às 10h40 | Publicado em 28 de março de 2017 às 11h03

Objetivo é dispor sobre as ações extensionistas para 2017

DSC00633Os coordenadores de extensão dos campi do IF Baiano estão reunidos na Reitoria, para alinhar as ações neste ano de 2017. Entre os temas discutidos, constam os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), orientação para diagnósticos das demandas territoriais e normatização das atividades de extensão no IF Baiano, bem como o acompanhamento dos projetos.

Na oportunidade, o reitor do IF Baiano, Geovane Nascimento, comentou sobre a captação de recursos para a extensão. “Uma das ações que dinamiza e desburocratiza a execução dos projetos, diz respeito aos recursos que serão disponibilizados todos de uma só vez. Mês a mês, o recurso já estará disponível para execução do projeto e pagamento das bolsas”, disse. Ele acrescentou que a Reitoria dará o aporte financeiro para o fomento das ações de extensão nos campi.

Para o pró-reitor de Extensão do IF Baiano, Carlindo Rodrigues, a expectativa para 2017 é de ampliação das iniciativas extensionistas. “Estamos prevendo o aumento de todas as ações já realizadas, aumento de bolsistas e de servidores participantes de projetos de extensão, aumentar o número de projetos e integrar, de forma mais efetiva, nossas ações à sociedade, transcendendo os muros da instituição”, disse o pró-reitor de extensão, Carlindo Rodrigues.

Outrfoto1o destaque na pauta foi o oferecimento de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC). “A demanda é cada vez crescente com cursos de curta duração. É uma porta de entrada para estudantes, que atende a demanda real e imediata. E feito com recursos próprios. São cursos de qualidade que estão atendendo as expectativas locais. Acho que este é um bom caminho para seguirmos”, comentou o reitor.

Durante o encontro, esteve presente a Pró-Reitora de Extensão da UFRB, Tatiana Veloso, que palestrou sobre Extensão Tecnológica, e o Diretor de Planejamento Territorial da Secretaria Estadual de Planejamento, abordando o tema Políticas Territoriais. “Na relação com a sociedade, a gente tem uma implicação com o desenvolvimento territorial. Precisamos conceber que o conhecimento se dá dentro da sociedade e nós, enquanto Instituto e Universidade, implicados como espaço de formação, precisamos potencializar e nos envolver para superação das desigualdades sociais”, afirmou Tatiana.

Robson Lins, coordenador de Extensão do Campus Governador Mangabeira, acredita que a extensão é um pilar importante para consolidação do IF Baiano no território. “O Campus Mangabeira está inserido numa região de muitas comunidade quilombolas, pequenos e médios proprietários rurais, onde prevalece a agricultura familiar. Nosso Campus tem muito a colaborar com a comunidade e a comunidade tem muito a colaborar com o nosso campus. O encontro reforçou o papel da extensão e da instituição no desenvolvimento territorial baiano”, afirmou.