Conif e ConTIC selecionam soluções e inovações para o agronegócio e a saúde
Atualizado em 21 de novembro de 2023 às 10h52 | Publicado em 21 de novembro de 2023 às 10h51

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) publicou uma chamada pública para a seleção de protótipos de soluções e inovações voltadas ao agronegócio, à saúde e ao bem estar. Os projetos devem, obrigatoriamente, contribuir para um ou mais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pelas Nações Unidas (ONU).

Os interessados em submeter propostas devem acessar o EDITAL CONIF/CONTIC nº 11, que contém as regras e orientações de participação. As inscrições devem ser feitas exclusivamente por meio de formulário eletrônico até o dia 28 de fevereiro de 2024. O resultado final será divulgado no dia 12 de abril.

A ação é uma iniciativa do Conif em parceria com a Confederação Nacional da Tecnologia da Informação e Comunicação (ConTIC), com o apoio operacional da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil).

Reprodução | Conif

O processo de seleção das propostas seguirá o cronograma descrito no edital e será dividido em duas etapas: a primeira consistirá na avaliação das propostas, enquanto a segunda envolverá a apresentação delas no Painel Telebrasil Innovation, prevista para ocorrer no dia 7 de maio de 2024, na cidade de São Paulo (SP).

Ao todo, serão escolhidas seis equipes para participar da segunda etapa. Os projetos apresentados devem ser desenvolvidos por meio de projetos de extensão ou pesquisa, dentro das linhas de Extensão Tecnológica ou Pesquisa Aplicada, de instituições vinculadas à Rede Federal.

Painel Telebrasil Innovation

O Painel Telebrasil é um dos encontros mais importantes de conectividade e inovação no país. O evento reúne executivos de grandes empresas de telecomunicações com o objetivo de ampliar o debate sobre as oportunidades de negócios e os potenciais econômicos e sociais da conectividade e dos serviços digitais. Funcionários públicos, docentes e estudantes têm participação gratuita no evento.

Durante a programação do Painel Telebrasil Inovação 2022, foram apresentadas cinco soluções tecnológicas inovadoras para inovação na produtividade no campo e auxiliar pequenos e grandes produtores na fruticultura, pecuária e agricultura familiar. Essas soluções foram definidas por meio do Edital n.º 17/2022 – “Perspectivas do cenário tecnológico com foco em soluções e inovações para o agronegócio” -, marcando a primeira colaboração entre as instituições. O evento ocorreu no dia 14 de junho, no WTC Events Center, na capital paulista.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Conif