Conheça a programação do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão do IF Baiano
Atualizado em 21 de novembro de 2022 às 10h22 | Publicado em 18 de novembro de 2022 às 16h02

O evento congrega o Seminário de Extensão, Inovação e Cultura (IV SEIC), a Mostra de Iniciação Científica (IX MIC), o III Festival de Arte e Música – Famif e o Simpósio de Internacionalização (III Sinter) em três dias de intensa programação

A programação do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão do IF Baiano agrega conferências, mesas de discussões, apresentações de trabalhos e projetos, premiações e atividades culturais nos eixos do ensino, pesquisa e inovação, extensão e desenvolvimento institucional. O evento será realizado de 06 a 08 de dezembro, presencialmente no Campus Catu.

O Congresso é aberto à comunidade interna e externa, que pode se inscrever gratuitamente, até o dia 06 de dezembro, neste link.

Em 2022, após período de distanciamento social, o IF Baiano voltou a fazer eventos presenciais e o Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão será o maior evento do ano. Estima-se que o Congresso receba um público de cerca de 800 pessoas.  O evento reunirá estudantes e servidores dos 14 campi e da reitoria, extensionistas, profissionais da educação, pesquisadores(as) e gestores(as) em quatro eventos internos: o Seminário de Extensão, Inovação e Cultura (IV SEIC), a Mostra de Iniciação Científica (IX MIC), o III Festival de Arte e Música – Famif e o Simpósio de Internacionalização (III Sinter).

A programação completa está disponível no site do evento.

Confira alguns dos destaques nos três dias de Congresso:

Dia 06/12

A abertura oficial está prevista para começar às 9h da manhã de terça-feira, 06 de dezembro, no Ginásio de Esportes do Campus, e será seguida da Conferência de Abertura, às 10h. A Conferência contará com a palestra da professora do IF Sertão Pernambucano, Maria Leopoldina Veras, que discutirá o tema do evento:  “Educar para vida: o papel do Ensino, Pesquisa e Extensão nos Institutos Federais”. Maria Leopoldina Veras é reitora do IF Sertão Pernambucano e membro da Diretoria Executiva do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

À tarde, às 14h, acontecem as oficinas: Pesquisando nas Bases de Dados, Conhecendo a Plataforma Brasil e Mapeando Currículo Lattes. No mesmo horário, vai acontecer a mesa: Evasão Escolar no Contexto Pandêmico: olhares e perspectivas no IF Baiano, com a professora Carla Machado, do Campus Itaberaba, e mediação de Andreia Rego, diretora de Planejamento e Desenvolvimento de Ensino do IF Baiano.

Às 16h, acontecerá a mesa: “O lugar da EJA/EPT no IF Baiano: desafios e novos olhares”, com as palestrantes: Neyla Ramos, docente do IF Baiano – Campus Serrinha, e Patricia Moura, docente do IF Baiano – Campus Santa Inês.

Dia 07/12

O segundo dia de evento inicia suas atividades, às 9h, com abertura do III Simpósio de Internacionalização (III Sinter), que traz como foco a implantação dos Centros de Línguas (CeLin) no IF Baiano. Para discutir a criação dos Centros de Línguas como espaços formativos de internacionalização e interculturalidade, o IF Baiano vai receber a professora argentina,  Patricia Acosta, da Secretaría de Políticas Linguísticas da Universidad Nacional de Cuyo (Mendoza – Argentina).

Em seguida, às 10h30, acontece a Apresentação Musical com o músico Edu Tellagorry e a cantora chilena, Lily Latorre, que farão um pocket show de música latino-americana. A programação do Sinter conta ainda com a roda de conversas “O ensino de línguas no IF Baiano sob o prisma da internacionalização e da interculturalidade”, às 11h.

Para a assessora de Relações Internacionais do IF Baiano, Polliana Monteiro, um desafio iminente para o setor de internacionalização do IF Baiano é a institucionalização dos Centros de Línguas (CeLin), cujo regulamento, elaborado por um Grupo de Trabalho, foi submetido à consulta pública para passar pela aprovação das instâncias superiores.

“Por toda a experiência como Secretária de Políticas Linguísticas da Universidade Nacional de Cuyo, na Argentina, fizemos o convite à professora Patrícia Acosta, que falará sobre sua experiência na condução de um espaço formativo em línguas, levando em consideração, obviamente, a nossa realidade, a da Rede de Educação Profissional e Tecnológica e, mais especificamente, do IF Baiano, para que possamos comparar realidades e perspectivas e pensar nossas ações para promover a internacionalização no nosso instituto a partir da implantação desses centros”, explica a assessora.

Paralelas às atividades do Sinter, acontecerão apresentações de trabalhos no Seminário de Extensão, Inovação e Cultura (IV SEIC) e na Mostra de Iniciação Científica (IX MIC).

À tarde, às 13h, uma mesa com Uilson Tanan, pesquisador em Propriedade Industrial do INPI, discutirá a proteção da propriedade intelectual pelas ICTs da Bahia e suas implicações no desenvolvimento local.

O segundo dia de evento promete ainda encher o público de cultura e arte com o início da etapa intercampi do Festival de Arte e Música do IF Baiano – FAMIF BAIANO 2022, às 15:30, no Ginásio de Esportes do Campus.

Dia 08/12

A quinta-feira inicia a programação com a mesa “Ética na pesquisa científica: o papel do sistema CEP/CONEP”, às 8h30. Quem discutirá o tema é a professora Aleciane Ferreira, membro da Comissão de Ética do IF Baiano.

Às 10h, inicia mais um bloco de apresentações de projetos no IV SEIC e na IX MIC. À tarde, a programação segue com mesas e apresentações culturais do Famif.

No encerramento, o público irá conhecer os vencedores do Famif e os trabalhos que mais se destacaram no SEIC e na MIC 2022. A premiação será às 19h, no Ginásio de Esportes do Campus.