Congresso Nordestino EAD recebe inscrições até 23 de novembro
Atualizado em 26 de novembro de 2021 às 21h43 | Publicado em 17 de novembro de 2021 às 21h49

Evento, que será realizado de 24 a 26 de novembro, é uma iniciativa dos institutos federais do Nordeste.

A segunda edição do Congresso Nordestino EaD, uma iniciativa do Instituto Federal de Alagoas em parceria com oito institutos federais do Nordeste, será realizada de 24 a 26 de novembro. O tema deste ano é “EaD e Ensino Híbrido: Abordagens Multidimensionais” e a programação contempla a realização de palestras, mesas-redondas e apresentações de relatos de experiência. O evento é totalmente gratuito e terá transmissão ao vivo pela plataforma Even3.

Quem quiser participar, pode fazer inscrição até o dia 23, próxima terça-feira, por meio do site do evento. Também estão disponíveis até a data, as inscrições para participar dos minicursos “Gamificação na Prática: dicas e ferramentas para gamificar em EaD” e “Google Sites: uma forma simples de criar seu próprio site”. Mas, nesse caso, é preciso realizar a inscrição por minicurso. No total, serão ofertadas 200 vagas, sendo 100 vagas para cada atividade.

Sobre o Congresso

Em sua segunda edição, o Congresso Nordestino de EaD (II CNEaD) tem por objetivo discutir sobre os novos caminhos que a Educação à Distância vem delineando no século XXI por meio da temática “EaD e Ensino Híbrido: Abordagens Multidimensionais”. A ideia é de promover reflexões sobre a aplicação das Metodologias Ativas e das experiências com a Educação Inclusiva, além de debater sobre a customização do Processo de Ensino e Aprendizagem e sobre o uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem dentro da modalidade de Ensino à Distância.

O II CNEaD está sendo organizado pelo Instituto Federal de Alagoas, contando com a parceria dos demais IFs do Nordeste: IFPE, IFRN, IFMA, IFBA, IF Baiano, IFCE, IFS e IFPI.

Programação terá três dias de atividades

A programação do II CNEaD está dividida em quatros eixos temáticos: As Metodologias Ativas na Educação à Distância; Ensino Remoto, Híbrido e Educação à Distância; Customização do Processo Ensino e Aprendizagem; e Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Dentre as atividades, estão previstas apresentações de artigos, relatos de experiência e mini cursos.

A cerimônia de abertura será no dia 24 de novembro, com a participação dos reitores dos institutos federais do Nordeste. Além disso, contará com a palestra magna da professora Vanessa Battestin, referência em Formação e Educação a Distância, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), com a mediação da Pró-reitora de Ensino do Ifal, professora Cledilma Costa.

Já no dia 25, estão previstas as mesas-redondas “Ferramentas digitais de auxílio ao professor no Ensino a Distância”, “Metodologias Ativas na Educação a Distância” e “Ensino Remoto, Híbrido e Educação a Distância”; e a realização dos minicursos.

No último dia de congresso, 26, será a vez das palestras: “Ambientes Virtuais de Aprendizagem: perspectivas e desafios”, “Experiências com implantação de sistema de gestão de aprendizagem em escolas públicas durante a pandemia de Covid-19” e “Customização do Processo Ensino e Aprendizagem nas modalidades de ensino presencial, híbrido e remoto”. Também estão previstas as apresentações de relatos de experiências e artigos científicos.

O encerramento do 2º CNEaD será por conta do professor e reitor do Ifal, Carlos Guedes de Lacerda, que na ocasião, também fará o anúncio do Instituto sede da edição 2023 do evento.

Saiba mais e participe