Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Congresso do IF Baiano: conheça a programação
Atualizado em 26 de novembro de 2021 às 21h41 | Publicado em 19 de novembro de 2021 às 14h32

As inscrições para o evento online e gratuito estão abertas até o dia 22 de novembro

Compartilhe nas redes sociais:

Com mais de 30 atividades distribuídas em quatro dias de evento, a segunda edição do Congresso do IF Baiano agrega conferências, mesas de discussões, apresentações de trabalhos e projetos, premiações e lançamentos nos eixos do ensino, extensão, desenvolvimento institucional, pesquisa e inovação. O evento será realizado de 23 a 26 de novembro, de forma totalmente online e aberto à comunidade interna e externa, que pode se inscrever gratuitamente como ouvinte, até o dia 22 de novembro, neste link.

Atualmente, ele é o maior evento do IF Baiano, congregando, nesta edição, quatro eventos internos: o Seminário de Extensão, Inovação e Cultura (III SEIC), a Mostra de Iniciação Científica (VIII MIC), o Seminário Institucional da Pós-Graduação (II SIP) e o Simpósio de Internacionalização (II Sinter).  

O Congresso reúne estudantes, extensionistas, profissionais da educação, pesquisadores(as) e gestores(as) para dialogar sobre o tema Ciência, cultura digital e inovação: a produção do conhecimento no Ensino, Extensão, Pesquisa e Internacionalização em contexto de Pandemia

A programação completa está disponível no site do evento.

Confira alguns dos destaques da programação nos quatro dias de evento: 

Dia 23/11

O Congresso inicia suas atividades na manhã de terça-feira, 23 de novembro, com a Solenidade de Abertura, que contará com a presença de representantes do IF Baiano e da Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti-BA), Adélia Pinheiro. 

A cerimônia será seguida por uma Conferência, ministrada pela professora e pesquisadora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Anna Maria Canavarro Benite, discutindo o tema “Diversidade  e Inovação em Ciência e Tecnologia”. Anna Benite é coordenadora do Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão (LPEQI) e é reconhecida por sua atuação em prol dos Direitos Humanos e Igualdade Racial, com premiações como o Prêmio Mulher Combativa e Prêmio SBPC/GO de Popularização da Ciência.

À tarde, uma mesa formada pelas coordenadora e diretora de comunicação do IFBA e IF Baiano e produtores do programa Univerciência (TVE) discutem caminhos para a popularização da ciência. Ao mesmo tempo, em outras duas salas, extensionistas irão compartilhar relatos de experiência de enfrentamento à Covid-19, enquanto psicólogas do IF Baiano debatem “Pandemia e saúde mental: redes sociais e tecnologias da informação como ferramentas de cuidado”. 

Em seguida, serão realizadas as apresentações de projetos de pesquisa, inovação tecnológica e extensão.  Para encerrar o dia, o professor e pesquisador, Alexsandro Brito, e o coordenador geral de Pós-Graduação do IF Baiano, Eduardo Perovano, discutirão sobre Macroprojetos e Narrativas de Pesquisa.

Dia 24/11 

O segundo dia de evento inicia suas atividades com uma mesa sobre robótica e automação no IF Baiano com participação do aluno e pesquisador na área, Anderson Pablo de Jesus Santos, e dos docentes Álvaro da Silva Couto Vasques e Leandro Gonçalves, apresentando pesquisa em tecnologia assistiva. A programação segue até a noite com mesas, palestra, apresentações de trabalhos de nível médio, superior e pós-graduação, entre outras atividades.

O Seminário de Extensão, Inovação e Cultura (SEIC) destaca na sua programação o lançamento da edição especial da Revista Trilhas, em homenagem a Paulo Freire, e a apresentação dos resultados dos projetos do programa IF Mais Empreendedor, ambos na tarde da quarta-feira (24). O dia também conta com a palestra de abertura do II Seminário Institucional da Pós-Graduação, “Boas Práticas na Ciência: fuja de Revistas Predatórias!”, com a microbiologista e docente da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Leoneide Bouillet.

Dia 25/11

A quinta-feira começa com um mergulho histórico no Egito com a palestra “Uma Viagem ao Egito Antigo: Análise Histórica do Museu Virtual no jogo Assassins Creed Origins”. Entra em pauta também nesse dia discussões sobre a curricularização da Extensão e sobre as novas Diretrizes Curriculares para a Educação Profissional e Tecnológica. Além das mesas “Pesquisa-ação sobre marketing digital na Cooperativa Arco Sertão Central” e “Humanidades Digitais”. 

O dia 25 conta também com a programação dos Núcleo de Estudos de Gênero e Sexualidade (Geni) que inicia com a performance artística do docente Leonardo Paulino,  seguida do Geni Talk sobre Masculinidades Negras e encerra com a palestra Histórias do amor mal dito, literaturas LGBT+.

Dia 26/11

O último dia de evento abre suas atividades discutindo a atuação das Empresas Juniores do IF Baiano, com participação dos membros de Empresa Júnior da instituição, Joane Cristina Costa Pereira, Leonardo Rodrigues de Oliveira e Pedro Henrique Alves Fernandes. Em seguida, as discussões passam por temas como Economia Solidária; Historiografia e Videogames; e Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação.

A cerimônia de encerramento com a premiação dos melhores trabalhos apresentados no Congresso está prevista para o mesmo dia, às 17h.

Saiba mais sobre os eventos agregados ao Congresso

A Mostra de Iniciação Científica do Instituto Federal Baiano – IF Baiano tem origem nas I e II Mostras de Iniciação Científica da Escola Agrotécnica Federal de Santa Inês, realizadas em 2007 e 2008 com apoio da FAPESB. Após a criação do IF Baiano e incorporação das Escolas Agrotécnicas, em 2008, a primeira MIC do IF Baiano aconteceu em 2009 e foi sediada no Campus de Guanambi, contando com a participação de alunos, professores do Instituto e, também, da comunidade local. 

Desde então, o tradicional evento cresceu em público, passou por vários campi da instituição. Em sua última edição, que ocorreu em 2020 durante a pandemia da Covid-19, foi realizada de forma totalmente online, agregada ao I Congresso do IF Baiano. Em 2021, a VIII MIC será realizada novamente de forma remota e conta com mais de uma centena de apresentações dos projetos de pesquisa desenvolvidos na instituição nos anos de 2020 e 2021.

O III Seminário de Extensão, Inovação e Cultura (III SEIC) é um espaço para divulgação dos resultados obtidos com a execução das ações de extensão do âmbito do IF Baiano, que busca  estimular a participação de estudantes em ações extensionistas, ampliando seu olhar para as demandas da sociedade, inter-relacionando o saber acadêmico e o saber popular para soluções dessas demandas.

O II Simpósio de Internacionalização – Sinter – é um evento que visa a promoção, divulgação e discussão de experiências e possibilidades de ações para a internacionalização do IF Baiano. O evento, que neste ano está em sua segunda edição, traz à tona o debate sobre a necessidade de fortalecimento do eixo de internacionalização dentro das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

O II Seminário Institucional de Pós-Graduação é um evento que visa promover a interação entre os diferentes atores da pós-graduação no Instituto, permitindo a troca de experiências, tecnologias, a geração de colaborações, além de garantir um espaço para a Pós-Graduação no evento anual institucional. O evento também conta com apresentação de trabalhos desenvolvidos na pós-graduação do IF Baiano.

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br