O IV Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEX) do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) chegou ao fim na noite de quinta-feira (18) no Centro de Eventos Profª Tereza Maria Silva Gesteira, em Santo Estêvão, com a celebração da ciência, arte, cultura e inovação. A cerimônia de encerramento reuniu participantes, servidores e comunidade para a premiação dos melhores projetos do congresso e dos artistas do Festival de Arte e Música do IF Baiano (FAMIF).
Segundo a pró-reitora de Pesquisa e Inovação (PROPES), Fernanda Santana, esta edição, que teve mais de 1.500 participantes, consolidou o caráter integrador do congresso. “O evento foi riquíssimo, abordando ensino, pesquisa, extensão, internacionalização e diversas temáticas. Este ano, ele se fortaleceu ainda mais em relação às edições anteriores”, comentou.
Para o pró-reitor de Extensão (PROEX), Luis Gomes, o evento destacou a qualidade e a equidade entre os campi. “Campi que outrora eram menores já estão atingindo o mesmo patamar dos maiores, tanto em trabalhos de pesquisa quanto de extensão. Também se percebeu a diversidade de gênero, pessoas, cores e credos, o que marcou esta edição”, disse. Ele ainda ressaltou o simbolismo de realizar o congresso em Santo Estêvão, cidade que em breve receberá um novo campus do IF Baiano: “O evento teve mais cara de extensão, porque conseguimos envolver a comunidade e outras escolas no entorno, promovendo cooperação e parceria”.

Durante o encerramento, o IV CEPEX 2025 premiou 31 projetos nas áreas de pesquisa, extensão e pós-graduação, em categorias como Campeonato de Foguetes, MostraTEC, MIC (Pôster e Oral), PROEN, e trabalhos internos e externos do IF Baiano.
Um dos premiados foi o estudante Denilson Nascimento, do IF Baiano – Campus Serrinha, vencedor do primeiro lugar no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Extensão (PBIEX). Seu projeto, “Adaptação de materiais didáticos para o ensino de botânica”, foi reconhecido como o melhor entre os trabalhos do programa. Estudante de Licenciatura em Ciências Biológicas, ele destacou a importância do trabalho para sua formação e para a educação de outros professores: “É uma sensação inexplicável ter nosso trabalho reconhecido. Conseguimos desenvolver materiais didáticos acessíveis, incluindo modelos 3D, jogos, cartilhas e um e-book em Libras, para atender diferentes tipos de estudantes. Queremos que este projeto continue, alcançando outras instituições e escolas da rede básica”, afirmou.

Houve também premiação para o vencedor do concurso “Direito+Vida”, o estudante do Campus Uruçuca, Eliel Pinheiro. “É uma gratidão imensa ver que estou sendo reconhecido pelo meu trabalho, pela minha escrita, e por um tema tão importante, que é a questão do racismo hoje em dia. Espero que muitas pessoas se sintam inspiradas por mim, para continuar escrevendo e trazendo arte através de letras e frases”, ele declarou. Bicampeão da competição, ele planeja continuar a produzir poesia: “Pretendo lançar um livro de poesia, e, se Deus quiser, quero escrever vários ao longo da vida, porque a escrita é a forma como consigo me expressar e transmitir tudo o que sinto”.




Os vencedores do FAMIF 2025 também foram premiados. Na categoria Interpretação Musical Autoral, os campeões celebraram o reconhecimento de seu trabalho. Clayton de Jesus da Silva, vencedor da categoria, destacou a importância de apresentar uma criação própria: “É bastante gratificante trazer uma arte que saiu da minha mente para o público. Esse reconhecimento é muito mais rico do que qualquer tipo de premiação”. Já André Borges, do Campus Uruçuca, ressaltou o valor da participação e da colaboração entre os campi: “Participar do festival já é uma vitória. Nós lapidamos diversos projetos até chegar a esta música autoral. O mais importante é a união dos campos e como a música conecta todos nós”.
O estudante Vinícius, conhecido como Kati, conquistou o segundo lugar na mesma categoria, e celebrou o reconhecimento de seu trabalho: “Foi uma felicidade estar entre tantos talentos e conseguir chegar à final, levando uma mensagem de valorização da educação pública de qualidade. Pretendo lançar minhas músicas profissionalmente ainda este ano”, afirmou.
Confira aqui o resultado final, com a lista completa de vencedores do Famif 2025.
O IV CEPEX 2025 teve três dias de atividades que integraram pesquisa, ensino, extensão e cultura, com palestras, oficinas, mesas-redondas, exposição de pôsteres e apresentações artísticas do FAMIF.
Confira mais fotos do evento.



































Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br