Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Congresso do IF Baiano chega ao fim, após discutir pautas que atravessam os principais eixos da instituição
Atualizado em 1 de fevereiro de 2023 às 09h04 | Publicado em 26 de novembro de 2021 às 21h34

Cerimônia de encerramento foi marcada por premiação que reconheceu 39 projetos das categorias extensão, pós-graduação, inovação e iniciação científica.

Compartilhe nas redes sociais:

Em quatro dias de evento, o II Congresso do IF Baiano realizou importantes discussões nos eixos do Ensino, Pesquisa, Extensão e Desenvolvimento Institucional. Congregando quatro eventos e com mais de 30 atividades, a programação atendeu à diversidade que compõe o IF Baiano em seus 14 campi com estudantes de ensino médio/técnico, graduação e pós-graduação. O evento chegou ao fim hoje, 26, contando com cerimônia de encerramento e premiação de trabalhos.

Desde terça-feira, 23, foram realizadas palestras, mesas de discussões, lançamentos, apresentações de trabalhos e apresentações culturais que mostraram ao público um pouco dos projetos, programas e produtos desenvolvidos pela instituição no compromisso com sua missão institucional.

Logo no primeiro dia de evento, a conferência de abertura trouxe a diversidade para pauta da Ciência e Tecnologia com a docente da Universidade Federal de Goiás (UFG), Anna Benite, questionando o modelo binário e monocromático que prevalece hoje na cultura científica e apontando caminhos de mudança para este cenário excludente. Nos dias seguintes, mais de 200 trabalhos foram apresentados no III Seminário de Extensão, Inovação e Cultura, na VIII Mostra de Iniciação Científica e no II Seminário Institucional de Pós-Graduação.

Pesquisa e Inovação

No eixo da Pesquisa e Inovação, a programação discutiu desde os impactos da pesquisa e da produção do conhecimento na formação profissional, macroprojetos e narrativas da pesquisa, ética na pesquisa até como reconhecer e fugir de revistas predatórias. Esta última discussão, orientada pela docente da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Leoneide Érica Maduro Bouillet, que questionou a confiabilidade de algumas revistas ditas científicas e alertou, principalmente, os pesquisadores em início de carreira a fugir dessas revistas tanto para publicar, quanto para usar como fonte de dados. Ela deu dicas para pesquisa em fontes de dados confiáveis e para reconhecer uma revista predatória e evitá-las.

Essas revistas geralmente não apresentam revisão entre pares e não usam rigorosos critérios metodológicos para aprovação de artigos científicos. Muitas vezes, com uma falsa aparência de publicação séria, essas revistas ajudam a espalhar informações falsas. A professora Leoneide, em sua palestra, mostrou alguns artigos esdrúxulos que utilizavam informações fictícias e foram aceitos e publicados em revistas.  Segundo a docente, na busca desenfreada por publicações, pesquisadores em início de carreira acabam sendo fisgados por essas revistas. Ela questionou ao público: “o que é mais importante quantidade ou qualidade das publicações? Será que o nosso sistema não cobra demais dos nossos acadêmicos?”. E concluiu: “Devemos publicar sim, mas com critério!”.

A docente Leoneide Bouillet deu dicas de como fugir de revistas predatórias

Extensão

O eixo Extensão apresentou os resultados dos projetos e ações de enfrentamento à Covid-19, além das soluções do Programa IF Mais Empreendedor que prestou consultoria a 49 empreendedores do estado da Bahia para alavancar seus negócios afetados pela pandemia; ocorreu também o lançamento da Edição Especial da Revista Trilhas – Centenário de Paulo Freire e a apresentação de 57 projetos de extensão no III Seminário de Extensão, Inovação e Cultura. As mesas de discussões no eixo Extensão abordaram temas como curricularização da extensão e tecnologias sociais e incubadoras.

A mesaExtensão, Incubação e tecnologias sociais no campo da economia solidária” reuniu, no último dia de evento, docentes de diferentes instituições, que compartilharam conceitos, experiências e articulações para pensar soluções para o desenvolvimento comunitário através de  iniciativas de incubação por parte das universidades e institutos federais que assistam produtores, negócios e cooperativas através de tecnologias sociais e da economia solidária. Os docentes Nilton Vasconcelos e Tatiana Araújo Reis mediaram a mesa que contou com a participação do docente Samir Perez Mortada do Instituto Federal da Bahia (IFBA); da docente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Luciana Silva Santos; de Diogo Ferreira de Almeida Rêgo, docente do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN); e do Alex Cipriano do Instituto Federal da Bahia (IFBA).

Segundo a pró-reitora de Pesquisa, Luciana Mazzutti, que acompanhou as discussões, não é possível pensar as grandes problemáticas sociais, como a fome e a desigualdade, sem inserir as tecnologias sociais na discussão de respostas que resolvam ou minimizem esses contextos, passando também pela economia solidária e incubadoras. Os docentes apresentaram projetos que têm esse compromisso; são eles: IFSol – Incubadora Tecnológica para o Fortalecimento dos Empreendimentos Econômicos Solidários do IFRN; TEIAS – Tecnologia, Economia e InterAções Solidárias; e o convênio direcionado para incubação e tecnologias sociais firmado entre IFBA, IF Baiano e Uneb.

Além de mostrar como cada instituição tem atuado para estimular a difusão de projetos de extensão popular tecnológica junto às comunidades, contribuindo para o fortalecimento dos arranjos sociais, produtivos e culturais, o encontro aproximou os envolvidos (palestrantes e público) que reafirmaram a importância de trabalhar em rede. Parafraseando a frase de Gandhi que diz “Não existe caminho para a paz, a paz é o caminho”, o professor Diogo falou: “Não existe caminho para fazer rede, fazer rede é o caminho”. Para Luciana Santos, inspirada em Paulo Freire, essas discussões desenham o inédito viável para transformar os sonhos em realidade.

Participantes da mesa Extensão, Incubação e tecnologias sociais no campo da economia solidária

Premiação e encerramento 

Na tarde de sexta-feira, 26, os melhores trabalhos apresentados no III Seminário de Extensão, Inovação (SEIC) e Cultura, no II Seminário Institucional de Pós-Graduação (SIP) e na VIII Mostra de Iniciação Científica (MIC) foram premiados durante a cerimônia de encerramento do congresso, que foi apresentada pela diretora de Comunicação do IF Baiano, Cristina Mascarenhas, e teve início com a apresentação de um vídeo do coral de estudantes do Campus Valença.

Durante os quatro dias de congresso, 57 trabalhos foram apresentados no III SEIC, evento que busca estimular a participação de estudantes em ações extensionistas ampliando seu olhar para as demandas da sociedade, inter-relacionando o saber acadêmico e o saber popular para a solução das demandas. O evento premiou 16 trabalhos de estudantes do IF Baiano, provenientes de ações de extensão ligadas aos programas Pibiex 2019 e Pibiex 2020, nas modalidades Júnior e Superior, e ao edital de fluxo contínuo em Extensão. 

Os vencedores de cada categoria foram anunciados pelo coordenador de qualificação profissional, Luís Gomes e pelo pró-reitor de Extensão, Rafael Trocoli, que ressaltou a importância de valorizar a ação dos extensionistas, bolsistas e voluntários. “Para além do desafio que é trabalhar com ações extensionistas, envolvendo comunidades externas e demandas, sobretudo, de comunidades menos assistidas, valorizando e considerando a ancestralidade e a condição de território de identidade onde as nossas unidades estão sediadas, é notório que esse desafio foi multiplicado nesse período de pandemia”, reconheceu Trocoli. 

Em relação aos projetos de pesquisa, 167 projetos foram contemplados nas chamadas internas de 2020 da Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (Propes), sendo apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pelas direções gerais dos campi do IF Baiano. Durante o congresso, estes projetos foram apresentados no II Seminário Institucional de Pós-Graduação e VIII Mostra de Iniciação Científica. 

Na categoria Iniciação Científica, 13 prêmios foram concedidos a trabalhos das modalidades Ações Afirmativas, Graduação e Ensino Médio. Os vencedores foram anunciados no evento pelo Coordenador Geral de Iniciação Científica do IF Baiano, Lucas Emerique, que revelou que o nível dos projetos rendeu uma disputa acirrada.  “A diferença de notas entre o primeiro colocado e o décimo é muito pequena. Os avaliadores que participaram teceram elogios aos trabalhos e foi muito bom pra gente ter esse momento de contemplar os projetos que são feitos na nossa instituição. Inclusive, para muitos que participaram, o depoimento foi de que esse é um momento de ânimo, de respiro para que a gente tenha mais motivação e energia para continuar”, comentou.  

Também foram premiados trabalhos da categoria Inovação, dividida entre as modalidades PIBITI (Programa Institucional De Bolsas De Iniciação Em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação) –  nível de graduação, PIBIC/TIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio com Ênfase nas Tecnologias de Informação e Comunicação) e Iniciação Tecnológica com Foco em Economia 4.0 – ação do MEC em 2020 para a rede dos institutos federais. Ao total, foram 7 prêmios concedidos.

Os resultados foram anunciados pelo representante do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), Rodrigo Augusto de Figueiredo. “Queria ressaltar a importância da pesquisa para o fortalecimento da luta pelo desenvolvimento do nosso sistema educacional. E, além dos excelentes trabalhos que foram contemplados, a gente teve tantos outros que demonstraram que é possível fazer pesquisa de qualidade mesmo com todos os obstáculos que foram impostos à nós nesses últimos anos”, declarou. 

Ao fim, foram anunciados os vencedores da categoria pós-graduação. As comissões de avaliação premiaram 3 trabalhos das modalidades Ensino de Ciências Naturais e Matemática, Saúde e Multidisciplinar. A pró-reitora de Pesquisa, Luciana Mazzutti, revelou os vencedores e proferiu uma mensagem de despedida do evento. “Penso que o Congresso do IF Baiano, nesta segunda edição, ilustrou muito bem a proposta transversal de educação. Ao pensarmos desse modo sobre a transversalidade da ciência, da educação e da tecnologia, especialmente no contexto da cultura digital, estamos falando de um empenho conjunto de estabelecer redes de diálogo, que resultam em muito aprendizado, projetos e compreensão das necessidades sociais no intuito de resolvê-las”, pontuou Mazzutti.  

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br