Congresso de Iniciação à Docência prorroga inscrições até 27 de março
Atualizado em 23 de março de 2022 às 15h01 | Publicado em 23 de março de 2022 às 14h59

Evento reúne atividades do VIII Seminário do PIBID e do II Seminário do Programa Residência Pedagógica do IF Baiano

O prazo de inscrições e submissão de trabalhos para o I Congresso de Iniciação à Docência no IF Baiano foi prorrogado pela comissão organizadora e agora segue até 27 de março, próximo domingo. O evento inclui atividades do VIII Seminário do PIBID e do II Seminário do Programa Residência Pedagógica e será realizado de 4 e 6 de abril, em formato virtual.

Para realizar inscrição, basta preencher um dos formulários disponíveis nesta página, seguindo as orientações de acordo com o seu perfil (bolsista/voluntário PIBID, bolsista/voluntário PRP ou público em geral).

Interessados em apresentar trabalho poderão submeter em uma das duas modalidades de trabalho (Resumo Simples ou Resumo Expandido), enviando o conteúdo ao e-mail pibid_prp2022@ifbaiano.edu.br, até o dia 27 de março de 2022, conforme as orientações disponíveis no site do evento.

Sobre o Congresso

O I Congresso de Iniciação à Docência no IF Baiano irá discutir formação de professores e terá programação com conferências, mesas redondas, rodas de diálogos e apresentações de trabalho. A conferência de abertura será ministrada pela ex-docente do IF Baiano, Campus Santa Inês, e mestre em Educação, Arlene Andrade Malta, que abordará o tema “Pensamento freireano no âmbito dos programas de formação de professores/as no contexto pandêmico”. O tema dialoga com as comemorações do centenário do educador, filósofo e professor universitário Paulo Freire, patrono da Educação Brasileira.

O Congresso é a junção de dois eventos voltados à prática da docência no IF Baiano e em outras instituições de educação: o VIII Seminário Institucional PIBID do IF Baiano, que tem como objetivo discutir formação inicial de professores(as) e iniciação à docência no contexto contemporâneo sob a perspectiva da educação humanizadora; e o II Seminário do Programa Residência Pedagógica (PRP), que tem o propósito de socializar as experiências construídas por residentes (licenciados do IF Baiano), professores preceptores (professores da Educação Básica nas escolas campo parceiras) e docentes orientadores (professores do IF Baiano).

Saiba mais no site do evento