Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão do IF Baiano inicia amanhã
Atualizado em 2 de outubro de 2023 às 16h02 | Publicado em 2 de outubro de 2023 às 15h52

O Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão do IF Baiano inicia amanhã, dia 03. As inscrições se encerram neste mesmo dia. Ou seja, até amanhã é possível se inscrever gratuitamente e garantir a participação no evento.

Desta vez, o Congresso será realizado no Campus Bom Jesus da Lapa, entre os dias 02 e 05 de outubro. A abertura acontecerá às 8h desta terça-feira, no auditório do campus. Para abrir os três dias de programação, foram convidadas a diretora dos Campus dos Malês da UNILAB, Mírian Sumica Carneiro Reis, Iara Bernabó Colina do GENI – IF Baiano e Eliane Mahl do NAPNE – IF Baiano para compor a Mesa Redonda “Ações afirmativas – desafios contemporâneos”.

O evento é presencial, mas terá transmissão ao vivo de algumas atividades no Canal do IF Baiano no Youtube. As delegações dos campi com os congressistas chegam à Bom Jesus da Lapa nesta segunda-feira, 02.

O Congresso contará com uma média de 290 trabalhos de pesquisa e extensão apresentados, atividades híbridas e a participação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e Programa de Residência Pedagógica (PRP). “A expectativa para o evento é a melhor possível, já que a quantidade de projetos aumentou, o número de inscritos está bem maior, então, sabemos que vamos receber mais alunos e servidores do que ano passado”, explicou a Pró-Reitora de Extensão do IF Baiano, Calila Teixeira.

Os eventos internos que vão compor a programação são: Mostra de Iniciação Científica (MIC 2023); III Seminário do PRP – IF Baiano; III Seminário Institucional de Pós-graduação; Seminário de Internacionalização – IV Sinter;  IX Seminário do PIBID; Seminário de Extensão, Inovação e Cultura – SEIC; I Mostratec; e a etapa final do Festival de Arte e Música do IF Baiano – FAMIF.

Com o tema “Ciência, Diversidade e Tecnologia: 15 anos do IF Baiano”, o Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão é um evento acadêmico-científico que objetiva divulgar a produção de conhecimento entre discentes, extensionistas, profissionais da educação, pesquisadores(as), gestores(as) e demais interessados(as). Visa fortalecer por meio de experiências inovadoras a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, tendo como eixos de integração o desenvolvimento territorial e institucional, contemplando diversidade, inclusão, gênero, internacionalização e diferentes culturas.

Confira a programação completa com oficinas, minicursos, palestras, mesas-redondas, atrações artísticas, apresentação de comunicações e premiações no site do evento.