Ingresso de Estudantes 2025

Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão do IF Baiano – CEPEX 2024 começa em Senhor do Bonfim
Atualizado em 15 de outubro de 2024 às 16h40 | Publicado em 15 de outubro de 2024 às 16h40

Teve início na manhã desta terça-feira, 15, em Senhor do Bonfim, o Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão do IF Baiano – CEPEX 2024. O evento reúne cerca de 800 participantes de 15 cidades baianas para três dias de palestras, oficinas, exposições de trabalhos e apresentações artísticas, integrando ensino, pesquisa, extensão e arte.

A abertura do evento contou com a presença do reitor do IF Baiano, Aécio José Duarte; do reitor do IF Sertão Pernambucano, Jean Carlos Coelho de Alencar, que foi o palestrante convidado; do diretor do Campus Senhor do Bonfim, João Luís Feitosa; e dos pró-reitores de Ensino, Pesquisa e Extensão, Kátia Vilela, Rafael Trocoli e Luís Gomes, respectivamente. O prefeito de Senhor do Bonfim, Laércio Muniz de Azevedo Júnior, também participou da solenidade.

Segundo o reitor Aécio José Duarte, o CEPEX já se consolidou como um evento esperado pela comunidade, reunindo diversas áreas e diferentes eventos internos. “Teremos atividades de internacionalização, o FAMIF está integrado ao Congresso, além de ações voltadas à diversidade e inclusão. Hoje, o que percebemos claramente é que o CEPEX, ao unir ensino, pesquisa e extensão, extrapolou essas três vertentes formativas e se tornou um espaço identitário do nosso Instituto”, destacou o reitor. Ele acrescentou que o formato do evento foi tão bem-sucedido que tem inspirado outros Institutos Federais a adotarem a mesma estrutura.

O reitor do IF Sertão Pernambucano, Jean Carlos Coelho de Alencar, reforçou a importância da parceria entre as instituições. Ele mencionou a proximidade geográfica entre a reitoria do IF Sertão Pernambucano e o Campus Senhor do Bonfim, e adiantou que as duas instituições já estão planejando atividades conjuntas para 2025 e 2026. Jean, que é ex-aluno do IF, destacou como essa experiência foi fundamental em sua trajetória até chegar à reitoria, e incentivou os alunos a aproveitarem a oportunidade para criar conexões, lembrando que “os relacionamentos são o que nos constitui como humanos”. Sua palestra de abertura abordou o tema “Financiamento da Educação e Orçamento dos Institutos Federais”.

O diretor do Campus Senhor do Bonfim, João Luís Feitosa, destacou o papel central dos professores no desenvolvimento da nação, considerando-os a base da construção do país. Já a pró-reitora de Ensino, Kátia Vilela, enfatizou que o CEPEX é uma oportunidade de reafirmar o compromisso com a educação e com o papel transformador que o Instituto desempenha na sociedade. Ela ressaltou que o trabalho conjunto entre as pró-reitorias de ensino, pesquisa e extensão “é a base que sustenta o CEPEX, refletindo nosso compromisso com uma educação transformadora e contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa”.

O pró-reitor de Extensão, Luís Gomes, falou sobre a responsabilidade de transformar o país por meio da ciência, tecnologia e afeto. “Estamos aqui trazendo soluções para a sociedade e promovendo transformação social com base no afeto, o que é muito gratificante”, afirmou Luís. O pró-reitor de Pesquisa, Rafael Oliva Trocoli, destacou a participação expressiva dos congressistas com trabalhos inscritos. “Nesta terceira edição, temos aproximadamente 500 trabalhos científicos inscritos, incluindo cerca de 150 de outras instituições, como UNEB, UNIVASF, UFBA e IFBA”, comentou.

Além da palestra de abertura, a manhã contou com as primeiras apresentações de trabalhos. No período da tarde, foram oferecidas 12 oficinas com temas variados, como Agricultura Digital, Orientação Vocacional, Cultivo de Bonsai, Heteroidentificação, Desenvolvimento de Jogos, entre outros.

Às 17h, começam as apresentações do Festival de Arte e Música do IF Baiano, com transmissão ao vivo na TV Bem Baiano