Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Confira os cursos que ainda estão com inscrições abertas para ingresso em 2024
Atualizado em 13 de novembro de 2023 às 11h27 | Publicado em 13 de novembro de 2023 às 11h27
Compartilhe nas redes sociais:

Desde setembro, o IF Baiano vem lançando editais para processos seletivos para ingresso de estudantes nos cursos técnicos e subsequentes da instituição em 2024. O Instituto possui 14 campi, distribuídos pelo interior da Bahia, nas cidades de Alagoinhas, Catu, Bom Jesus da Lapa, Governador Mangabeira, Guanambi, Itaberaba, Itapetinga, Santa Inês, Senhor do Bonfim, Serrinha, Teixeira de Freitas, Valença, Uruçuca e Xique-Xique. Alguns desses campi já encerraram as inscrições, mas ainda há editais para serem lançados e outros com prazo de inscrição vigente.

As inscrições são gratuitas, realizadas pela internet ou presencialmente nas unidades, nos dias informados por cada edital. O candidato pode escolher duas opções de cursos e será convocado para a segunda opção somente se houver vaga remanescente, após a chamada dos candidatos classificados em primeira opção.

Confira quais são os campi com oferta de vagas:

Itaberaba

O Campus Itaberaba do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) está com inscrições abertas, de 09 de outubro a 09 de novembro, para o ingresso de estudantes em cursos técnicos integrados ao ensino médio. Estão disponíveis 120 vagas, sendo 40 para o curso de Agroindústria e 80 para Agropecuária.

  • Agroindústria – 40 vagas
  • Agropecuária – 80 vagas

Para concorrer, os interessados devem realizar inscrição online, preenchendo o formulário digital disponível na página do processo seletivo. Também será possível realizar a inscrição de forma presencial no campus, localizado na Rodovia BA-233, Km 04, Itaberaba, entre os dias 13 de novembro a 08 de dezembro, das 08:00 às 11:30 e das 13:00 às 16:00.

Serrinha

O campus Serrinha está com o total de 292 vagas abertas para as inscrições em cursos técnicos integrados na modalidade presencial e subsequentes ao ensino médio na modalidade EAD. O período de inscrição para os cursos técnicos integrados ao ensino médio ocorre entre os dias 17 de outubro e 22 de novembro. Estão disponíveis 40 vagas para o curso técnico em Alimentos e 40 para o curso técnico em Agroecologia.
Os candidatos devem realizar inscrição online, preenchendo o formulário digital disponível na página do processo seletivo.

Já para os cursos técnicos subsequentes, o período de inscrição ocorre entre os dias 17 de outubro a 17 de novembro. Para ingressar, os candidatos precisam ter concluído o Ensino Médio. Serão ofertadas mais de 200 vagas, nos seguintes cursos técnicos:

– Vendas (Polo Serrinha) – 40 vagas

– Secretaria Escolar (Polo Serrinha) – 40 vagas

– Multimeios Didáticos (Polo Serrinha) – 40 vagas

– Secretaria Escolar (Polo Araci) – 40 vagas

– Informática (Polo Serrinha) – 52 vagas

Para participar gratuitamente do processo seletivo, os candidatos precisam ter concluído o Ensino Médio até a data da matrícula e deverão realizar a inscrição de forma online, através do preenchimento do formulário de inscrição disponível nesta página. Após o preenchimento, o candidato irá anexar a documentação exigida no edital.

Será possível também realizar a inscrição de forma presencial no campus Serrinha e alguns pontos de apoio, com endereços disponíveis no edital.

Catu

O campus Catu está com um total de 215 vagas abertas para as inscrições em cursos técnicos integrados ao ensino médio. As inscrições são gratuitas e ocorrem de 19 de outubro a 19 de novembro. São 70 vagas para o curso técnico em Agropecuária, 70 para o curso técnico em Alimentos e 75 para o curso técnico em Química.

Os candidatos devem realizar inscrição de forma online, preenchendo o formulário digital disponível na página do processo seletivo. Será possível também esclarecer as dúvidas com o plantão de inscrição, agendando dia e horário pelo telefone: (71) 3641-7978.

Santa Inês

O Campus Santa Inês do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) receberá inscrições no período de 23 de outubro a 24 de novembro, para o ingresso de estudantes em cursos técnicos integrados ao ensino médio, na modalidade presencial. Estão disponíveis 245 vagas, sendo 70 para o curso de Zootecnia, 70 para  Agropecuária, 70 para Alimentos e 35 para o curso técnico em Informática.

Os candidatos poderão realizar inscrição de forma online, preenchendo o formulário online que está disponibilizado na página do processo seletivo ou presencialmente, no período de 30 de outubro a 17 de novembro 2023, na sala do Núcleo de Atendimento Especializado ao Discente – NAED do IF Baiano – Campus Santa Inês, no endereço BR 420, CEP 45320-000, de Segunda-feira à sexta-feira das 8h às 11h30min e das 14h às 16h.

O campus Senhor do Bonfim abriu editais de seleção com 1.620 vagas para as inscrições em cursos técnicos integrados na modalidade presencial e subsequentes ao ensino médio na modalidade EAD. O período de inscrição para os cursos técnicos integrados ao ensino médio ocorre entre os dias 28 de outubro e 30 de novembro. Estão disponíveis 31 vagas para o curso técnico em Agroindústria, 120 para o curso técnico em Agropecuária e 31 para o curso técnico em Informática.

Já para os cursos técnicos subsequentes, modalidade presencial e EAD, o período de inscrição ocorre entre os dias 28 de outubro a 15 de dezembro. Para ingressar, os candidatos precisam ter concluído o Ensino Médio. Serão ofertadas mais de 1.438 vagas, nos seguintes cursos técnicos:

Subsequentes – Presenciais em Senhor do Bonfim: Agrimensura (35), Alimentos (31), Informática (40), Zootecnia (40).

EaD (Educação a Distância): Polo Capim Grosso – Secretaria Escolar (40), Multimeios Didáticos (40), Rede de Computadores (52); Polo Mundo Novo – Secretaria Escolar (80), Rede de Computadores (52); Polo Remanso: Secretaria Escolar (40), Informática (52), Rede de Computadores (52); Polo Senhor do Bonfim: Secretaria Escolar (160), Multimeios Didáticos (160), Vendas (160), Informática (202), Rede de Computadores (202).

As inscrições poderão ser realizadas entre o dia 28 de outubro a 15 de dezembro, exclusivamente, via internet, através do endereço eletrônico: http://www.ifbaiano.edu.br/unidades/bonfim/ingresso/

Para se candidatar, é necessário ter concluído ou estar concluindo o Ensino Médio até a data da matrícula, que será realizada nos dias 18, 19 e 22 de janeiro de 2024. Para informações completas, os candidatos devem consultar o edital. Todas as informações sobre o processo seletivo estão disponíveis neste link.

Guanambi

O campusGuanambi está com inscrições abertas, de 26 de outubro a 13 de novembro para a ocupação de vagasem cursos técnicos integrados ao ensino médio. Estão disponíveis 80 vagas, sendo 40 para o curso técnico em Agropecuária e 40 para o curso técnico em Informática para Internet.

Os candidatos podem realizar a inscrição de forma online, preenchendo o formulário digital disponível na página do processo seletivo ou presencialmente no campus Guanambi, localizado na Zona rural, no Distrito de Ceraíma, s/n, de Segunda-feira a Sexta-feira, das 8:00h às 11:30h, durante o período das inscrições.

Para dúvidas, os candidatos podem entrar em contato através do e-mail: prosel@guanambi.ifbaiano.edu.br

Critério de seleção

O critério de seleção para os cursos Técnicos Integrados se dará por meio da Média Final resultante das médias dos componentes curriculares Língua Portuguesa, Matemática, História, Ciências e Geografia do 8º ano do Ensino Fundamental, através de análise do histórico escolar anexado à documentação no ato de inscrição. São requisitos para o ingresso nos cursos Integrados, após aprovação: ter concluído o Ensino Fundamental II (9º ano), até o momento da matrícula e apresentar a documentação exigida pelo edital no ato da matrícula.

Já para ingressar nos cursos Subsequentes, os candidatos precisam ter concluído o Ensino Médio. Cada unidade definirá seu critério de seleção. O campus Itaberaba, por exemplo, utilizará a análise do Histórico Escolar como critério de seleção, considerando as médias dos componentes curriculares Língua Portuguesa, Matemática, História, Ciências e Geografia do 2º ano do Ensino Médio para calcular a Média Final dos candidatos inscritos.

Esta matéria será atualizada, à medida que os novos editais sejam lançados. Para conferir a documentação necessária para a inscrição e a matrícula e acessar os links de inscrições, acesse a página dos Processos Seletivos em:

https://concurso.ifbaiano.edu.br/portal/ingresso-de-estudantes-2024/

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br