Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Confira as seleções abertas para especializações presenciais e EAD e para cursos FIC
Atualizado em 30 de março de 2023 às 00h30 | Publicado em 30 de março de 2023 às 00h30

São três especializações e três cursos que somam 180 vagas

Compartilhe nas redes sociais:

Especialização em Educação Científica e Popularização das Ciências (ECPC)

O Campus Catu está com seleção aberta para a especialização em Educação Científica e Popularização das Ciências (ECPC). As inscrições são realizadas, gratuitamente, através de formulário digital até o dia 09 de abril. Ao todo, são ofertadas 40 vagas.

Para candidatar-se às vagas basta ser portador de diploma de nível superior devidamente reconhecido e registrado nos órgãos competentes. O curso tem carga horária de 360h e é realizado na modalidade EAD. A seleção se dará em duas etapas: análise da proposta de pesquisa e entrevista.

O curso tem como objetivo oferecer formação, em nível de pós-graduação lato sensu, sobre a educação científica nos espaços formais e não-formais de educação, pautada nos princípios da autonomia na produção do conhecimento, da articulação entre os conhecimentos teórico e prático e da promoção do diálogo entre os saberes acadêmicos. Para mais informações, acesse o edital.

Especialização em Alfabetização e Letramento

O campus Serrinha está com inscrições abertas até 28 de abril para nova turma do curso de pós-graduação Lato Sensu em Alfabetização e Letramento. A seleção oferta 30 vagas para ingresso em 2023.

Para se inscrever, o candidato deve ler atentamente o edital e enviar a documentação descrita no item 4.3, exclusivamente no formato PDF, para o e-mail selecao.posalet@serrinha.ifbaiano.edu.br com cópia para pos.alet.serrinha@gmail.com até o prazo limite para inscrição. A seleção se dará em duas etapas: Análise do Texto Argumentativo e Análise das Experiências Acadêmicas e Profissionais.

O público-alvo do curso são, prioritariamente, professores da Educação Infantil, do Ciclo de Alfabetização (1º ao 3º Ano do Ensino Fundamental) e das turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) das Redes Pública e Privada de Ensino do Território de Identidade do Sisal, portadores de diploma de Educação Superior.

O curso tem o objetivo geral de formar, de modo reflexivo e proativo, professores alfabetizadores capazes de, através da intercomunicação Teoria/Prática, realizar transposição didática de temas, conteúdos e habilidades que possibilitem um ensino discursivo da língua escrita, num paradigma em que se visa a alfabetizar letrando.

Pós-graduação Lato Sensu em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente

O curso de pós-graduação Lato Sensu em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente do Campus Santa Inês está com seleção aberta para preenchimento de 20 vagas. As inscrições são gratuitas realizadas pelo e-mail prosel.drma@si.ifbaiano.edu.br no período de 31 de março até 21 de abril. A seleção se dará em duas etapas: homologação das inscrições e análise do currículo e do plano de trabalho.

O Curso destina-se a pesquisadores, extensionistas, educadores, técnicos, gestores e líderes de movimentos sociais, nas mais diversas áreas do conhecimento, desde que sejam portadores de diploma de nível superior devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação.

O Curso tem como objetivo central proporcionar a formação continuada de profissionais de áreas afins à temática desenvolvimento regional e meio ambiente, visando ao aprofundamento teórico-metodológico nas áreas educacional, da pesquisa científica e prática profissional, de acordo com as especificações da Pós-graduação Lato Sensu.

Acesse o edital para informações completas.

Cursos de Formação Inicial e Continuada – FIC

O Campus Xique-xique realizará inscrições nos períodos de 30 e 31 de março e 1 e 2 de abril para cursos de Introdução à Química Geral (com 40 vagas e duração de 20h), Informática Básica (com 20 vagas e duração de 40h) e Libras Básico I (30 vagas e carga horária de 40h). A inscrição é realizada gratuitamente através de formulário digital. Os cursos são gratuitos e presenciais.

O critério de seleção é a ordem de inscrição. Para realizar a inscrição, é necessário ler os requisitos para participação no edital. Lá também estão informações como data, horário e local das aulas. 

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br