Confira as novas chamadas internas para bolsas de pesquisa
Atualizado em 17 de agosto de 2021 às 16h10 | Publicado em 17 de agosto de 2021 às 16h09

As seleções visam fomentar projetos de pesquisa de graduação e de pós-graduação

O IF Baiano lançou editais de chamada interna para submissão de projetos a serem contemplados por bolsas do Programa de Apoio à Pós-Graduação, além de bolsas de Iniciação Científica para estudantes de graduação nos editais PIBIC/nº 105 e PIBIC – Af/nº 104. As submissões dos projetos de pesquisa serão realizadas virtualmente, através do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) para serem examinadas e selecionadas por avaliadores. Os interessados devem se atentar aos prazos de cada seleção e ler cuidadosamente os editais.

O Programa de Apoio à Pós-Graduação recebe inscrições de 18 a 25 de agosto de 2021 para dois tipos de propostas com equipes verticalizadas: a do tipo A, composta por orientador e bolsistas de mestrado e graduação, e a do tipo B, formada por orientador e bolsistas de especialização e nível médio. As bolsas de mestrado são no valor de R$ 1500,00; as de especialização, R$ 1045,00; as de graduação têm o custo de R$ 400,00; e as de nível médio, R$ 100,00. Para acessar o edital com as informações completas sobre a seleção, composição do projeto, recursos financeiros, além dos anexos, basta visitar a página do certame no site do IF Baiano (clique aqui).

O edital n° 105 do Programa de Iniciação Científica concederá bolsas para estudantes de graduação, no valor de R$ 400,00. A seleção recebe submissões entre 23 e 29 de agosto. Para participar, o candidato à bolsa precisa preencher os requisitos listados em edital, entre eles: estar regularmente matriculado(a) em cursos de graduação do IF Baiano; ter bom desempenho acadêmico, evidenciado pelo histórico escolar, com média igual ou superior a 5,0 (cinco); poder dedicar 20 (vinte) horas semanais às atividades do projeto; não ser beneficiado(a) por outra bolsa de qualquer natureza, estágio ou similar, durante a vigência da bolsa do CNPq, exceto bolsas do FIES, do PROUNI, de auxílio-moradia ou similar; entre outros.

O edital nº 104 do  PIBIC – Ações Afirmativas receberá inscrições no período de 23 a 29 de agosto. O PIBIC – Af tem como objetivo despertar a vocação científica e a incentivar talentos potenciais para a pesquisa entre discentes de graduação beneficiários(as) de ações afirmativas, em todas as áreas do conhecimento, mediante a participação em projetos de pesquisa orientados por pesquisadores(as) do IF Baiano. O Programa concederá bolsas para estudantes de graduação beneficiados por ações afirmativas, no valor de R$ 400,00. Os interessados, bolsistas e orientadores, devem conferir todos os requisitos dispostos em edital e enviar sua proposta através do SUAP.