O dia 17 de dezembro foi marcado por importantes discussões sobre formação de professores no IF Baiano e sobre o panorama atual dos Grupos de Pesquisa da Instituição.
Ensino
A “Roda de diálogos: questões da formação de professores(as) para/na Escola Básica” foi realizada na tarde do terceiro dia de evento. Ela contou com a mediação do orientador do Programa de Residência Pedagógica, o docente José Aurimar dos Santos Angelim, do Campus Senhor do Bonfim, e da coordenadora de área do Programa de Iniciação à Docência (PIBID), a docente Rosineide Braz Santos Fonseca, do Campus Santa Inês. Os docentes propuseram que os estudantes partilhassem desafios e possibilidades para a formação docente no âmbito dos programas PIBID e Residência Pedagógica.
A Roda de Diálogos teve, aproximadamente, 900 acessos. Para Aurimar, o ponto máximo da roda foram as assertivas e profícuas participações dos discentes, que manifestaram suas percepções, anseios, experiências, olhares e esperanças acerca de seus repertórios formativos nas Licenciaturas do IF Baiano. “As inter-relações entre CAPES, IF Baiano e Escolas de Educação Básica foram mais uma vez concretizadas, num contexto digital, constituindo um encontro macrossocial e virtual, consolidando a aproximação entre licenciandos, formadores de professores e professores da Educação Básica do Estado da Bahia, o que dá ao IF Baiano o mérito de alcance de sua missão institucional”, afirmou o docente.
Pesquisa
Se, à tarde, o público pôde conhecer o panorama dos Programas de Ensino, à noite, foi a vez de conhecer o panorama dos grupos de pesquisa da instituição. Segundo a pró-reitora de Pesquisa do IF Baiano, Luciana Mazzutti, 2020 viveu uma importante ascensão dos grupos, que cresceram em número e reverteram a situação de atipicidade, que diz respeito ao grupo cujo perfil apresenta afastamento estatístico relevante em relação ao perfil médio dos grupos. “Em 2020, a gente tinha 95% dos nossos grupos em situação de casos atípicos, atualmente, apenas 2% apresentam atipicidade”, explica a pró-reitora.
O IF Baiano conta, hoje, com 72 grupos de pesquisa. As docentes Alexandra Souza de Carvalho (Campus Catu), Felizarda Viana Bebé (Campus Guanambi), Eliane Santos Leite da Silva (Campus Governador Mangabeira) e o docente José Rodrigues de Souza (Campus Catu) discutiram o cenário da pesquisa na instituição, apresentando dados de suas áreas e dos grupos que integram.
Eles falaram sobre a importância de pessoas que atuam na pós-graduação integrarem e desenvolverem grupos de pesquisa. Os docentes também mencionaram a necessidade de apoio da comunidade para o fortalecimento das produções e das atividades dos grupos, no desenvolvimento de projetos, além da necessidade do levantamento de recursos financeiros. Discutiram também a potencialidade do desenvolvimento de redes de pesquisas com outras instituições que já são parceiras de alguns grupos.
A mesa aproveitou para divulgar que há uma minuta com o regulamento dos grupos de pesquisa disponível no Opina para contribuição da comunidade, até o dia 20 de dezembro, e que, no primeiro semestre de 2021, acontecerá o primeiro Fórum dos Grupos de Pesquisa do IF Baiano.
Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br