Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Confira a programação da SNCT no IF Baiano
Atualizado em 19 de outubro de 2023 às 14h27 | Publicado em 11 de outubro de 2023 às 23h42
Compartilhe nas redes sociais:

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia  (SNCT) promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação será celebrada com uma série de eventos no IF Baiano. Os eventos são gratuitos e abertos à comunidade e seguem o tema desta edição da SNCT: “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”. O público pode esperar uma programação diversa com exposições, ciência móvel, portas abertas, seminários, palestras, oficinas, manifestações culturais de cunho científico, mostra de vídeos e feiras de ciência em diferentes unidades do IF Baiano.

Confira os eventos:

GUANAMBI

O IV SIMTA ocorrerá nos dias 18 e 19 de outubro, no IF Baiano – Campus Guanambi, com a temática central para as discussões: “Agroindústria para o Desenvolvimento Sustentável” e uma programação técnico-científica de capacitação, envolvendo segmentos da cadeia produtiva da Agroindústria, através da realização de palestras, minicursos e oficinas.

O Simpósio de Tecnologia em Agroindústria – SIMTA é um importante evento da agroindústria promovido pela Coordenação do Curso de Tecnologia em Agroindústria do IF Baiano de Guanambi, que busca a capacitação de produtores rurais, estudantes e micro e pequenos empresários do setor agroindustrial, sempre abordando temáticas relevantes para a agroindústria nordestina e trazendo o debate de temas que impactam no dia a dia do agro e na sua atividade.

Data: 18 e 19

Site: www.even3.com.br/simta

ITABERABA

O campus Itaberaba realiza de 16 a 18 de outubro o I SEPEX – Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão: Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável. O evento é um espaço de diálogo, intercâmbio de conhecimento e exploração de ideias inovadoras. O SEPEX tem como objetivo ser uma jornada de descobertas, aprendizado e colaboração para contribuir em esforços coletivos em direção a um futuro mais equitativo, próspero e consciente.

Este ano, o tema escolhido para a SNCT faz alusão ao Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável e reconhece a importância das ciências básicas para atingir pelo menos sete dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas (ONU). 

Esta é a primeira edição do Seminário e ele reconhece a importância das disciplinas fundamentais para alcançar metas cruciais em prol do planeta e das futuras gerações. “À medida que nos empenhamos em direção a um futuro mais sustentável, compreendemos que as ciências básicas são alicerce essencial para atingir esses objetivos”, afirma a comissão organizadora do evento.

De acordo com a comissão, o seminário proporcionará um espaço de diálogo, intercâmbio de conhecimento e exploração de ideias inovadoras. 

Data: 16 a 18 de outubro de 2023

Local: IF Baiano Campus Itaberaba

Para mais informações e inscrições, acesse: https://www.even3.com.br/i-sepex-seminario-de-ensino-pesquisa-e-extensao-382667.

SANTA INÊS

No período de 16 a 18 de outubro, o Campus Santa Inês realizará a SNCT com mesa redonda, minicursos/oficinas, apresentações orais e exposição em estandes.

O evento tem como objetivo pensar conjuntamente sobre sustentabilidade e estimular a livre circulação do conhecimento científico originário de estudos e pesquisas acadêmicas e dos saberes e fazeres dos povos e comunidades tradicionais. As inscrições são gratuitas, realizadas pelo site do evento.

De acordo com a organização do evento, a relevância desta edição da SNCT no campus está em conferir visibilidade e demarcar os feitos científicos e saberes das comunidades tradicionais da população que habita o Vale do Jiquiriçá, com toda a sua diversidade de fauna, flora, climática, social,  econômica e cultural.

 Tema: Estratégias Sustentáveis de Desenvolvimento

Data: 16 a 18 de outubro.

Programação: (oficinas, minicursos, palestras, serviços à comunidade)? Mesa redonda, minicursos/oficinas, apresentações orais e exposição em estandes.

Site: https://suap.ifbaiano.edu.br/eventos/inscricao_publica/1150/

Período para inscrições: 02 a 16 de outubro

GOVERNADOR MANGABEIRA

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Campus Governador Mangabeira acontecerá no dia 17 de outubro e contará com a realização de oficinas, palestras, minicursos e exposição de outras instituições. Para participar gratuitamente do evento é necessário se inscrever, no período de 03 a 15 de outubro, neste link.

A SNCT tem o objetivo de mobilizar a população em torno da importância da ciência como ferramenta para geração de valor, de inovação, de riquezas, de soluções para os desafios nacionais, de inclusão social e melhoria da qualidade de vida. E proporciona também, o incentivo ao ingresso no Ensino Superior e Alfabetização Científica, promovendo ações que destacam a importância da Ciência para o desenvolvimento humano

Data: 17 de outubro

Site: https://suap.ifbaiano.edu.br/eventos/inscricao_publica/1285/

VALENÇA

A IV Semana de Ciência e Tecnologia do Campus Valença será realizada no período de 16 a 18 de outubro de 2023 e de 22 a 25 de novembro de 2023 e tem o objetivo de estimular o desenvolvimento científico, social e humano por meio da divulgação do conhecimento técnico-científico para contribuir com alternativas e tecnologias sustentáveis para o território e para a sociedade como um todo. 

As ações apresentadas pelo campus estão alinhadas aos  objetivos  do  Ministério  de  Ciência,  Tecnologia e Inovação (MCTI), para aproximar, em uma linguagem acessível, a Ciência e Tecnologia da população, incentivando as discussões e diálogos sobre as implicações sociais  da  Ciência.

Data: 16/10 a 18/10 e 22/11 a 25/11
Site para inscrições:  https://www.even3.com.br/ivsnctcampusvalenca/

URUÇUCA

 A SNCT de Uruçuca acontecerá de 17 a 21 de outubro e terá em sua programação oficinas, minicursos, palestras e serviços à comunidade. O evento engloba a realização de Trilha pela Reserva da Matinha na IV Semana do Turismo, o VI Simpósio de Tecnologia de Alimentos,  a I Semana de Agroecologia, a I Semana da Economia Solidária, o I Fórum da Agricultura Familiar do Território Litoral Sul. Durante a semana também acontecerá a etapa presencial da Feira Nacional de Bioinovação, a Feira de Economia Solidária e o plantão de inscrições para o processo seletivo. 

A proposta é realizar atividades alinhadas aos objetivos do MCTI como, palestras, mesas redondas, oficinas, minicursos, portas abertas, rodas de conversa, ciência móvel, feiras, mostras e exposições para promover interações entre diversos setores (acadêmicos, sociais, culturais, econômicos, produtivos, governamentais). A programação é presencial, mas será transmitida online.
As estratégias e metodologia apresentadas objetivam atingir um público heterogêneo em relação à faixa etária e nível socioeconômico, promovendo amplo debate para além do conhecimento de áreas específicas, aproximando a população do conhecimento científico, em uma linguagem acessível, que estimulem a curiosidade, motivem diálogos e promovam a capilaridade da SNCT no Sul da Bahia.

Site do evento: https://www.even3.com.br/viisnctu2023/

Tema:  Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável do Território Litoral Sul da Bahia

Data: 17 a 21/10/2023

SENHOR DO BONFIM

O IF Baiano Campus Senhor do Bonfim junto com o SENAI CIMATEC realizará atividades para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT 2023. O evento é gratuito e acontece nos dias 19 e 20 de outubro com atividades em Salvador e Senhor do Bonfim que serão transmitidas online. 

A programação conta com palestras, mesas redondas e oficinas práticas como a oficina de Produção de Sabão com Óleo de Cozinha, Produção e Avaliação Microbiológica de Fermento Natural, entre outras. 

 O projeto visa promover a conscientização, estimular a integração entre diferentes áreas do conhecimento e fomentar a participação da sociedade no debate sobre ciência, tecnologia e sustentabilidade. As atividades propostas durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia incluem palestras, oficinas práticas, apresentação de trabalhos científicos e ações de sensibilização. 

Espera-se que o projeto contribua para uma maior conscientização dos participantes, estimule o pensamento crítico e criativo, divulgue boas práticas em cadeias produtivas sustentáveis e sensibilize a comunidade escolar e a sociedade sobre a importância da sustentabilidade. A metodologia do projeto envolve a integração de conhecimentos multidisciplinares, a interação com a sociedade e a participação de diferentes instituições de ensino. Busca-se formar uma nova geração de profissionais engajados na busca por soluções sustentáveis nas cadeias produtivas da Bahia, promovendo o desenvolvimento econômico e social do estado de forma responsável.

Data: 19 e 20 de outubro de 2023.

Evento híbrido: SENAI Cimatec, IF Baiano campus Senhor do Bonfim e Youtube. 

Para inscrições e informações: https://doity.com.br/snctbahia-2023

 SERRINHA

O VI Seminário de Pesquisa, Extensão, Inovação e Cultura do Território do Sisal será realizado pelo IF Baiano – Campus Serrinha, de 27 a 29 de novembro de 2023. Com o tema “Políticas públicas e ciências para o desenvolvimento sustentável”, o evento será gratuito e terá carga horária de 30h. As inscrições ficam abertas até o dia 20 de novembro. Até o dia 25 de outubro é possível propor minicursos e inscrever trabalhos no evento.

Além das palestras, minicursos e apresentações de trabalhos, o evento realizará a Feira da Economia Solidária no dia 28 de novembro.

Data: 27 a 29 de novembro

Site: https://www.ifbaiano.edu.br/unidades/serrinha/2023/09/18/vi-seminario-de-pesquisa-extensao-inovacao-e-cultura-do-territorio-do-sisal/

ITAPETINGA

Entre os dias 08 e 11 de novembro, o IF Baiano campus Itapetinga promoverá a “II Semana de Ciências, III Semana da Biblioteca, V Seminário da Pós-graduação e dos Cursos Subsequentes – SPGS e I Semana da Graduação. O tema deste ano será o mesmo da 20ª SNCT: “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”.

O objetivo dos eventos é discutir os problemas e os caminhos que permeiam o progresso sustentável por meio das Ciências Básicas. Na semana, ocorrerá uma série de atividades compostas por minicursos, mesa-redonda, palestras, apresentações de trabalhos, oficinas, entre outras. Acesse o site do evento e conheça a programação.

Data: 08 a 11 de novembro

Site: https://sites.google.com/view/5spgs/in%C3%ADcio

CATU

O IF Baiano Campus Catu, Pavilhão II, se prepara para a Semana Nacional de Ciências e Tecnologia (SNCT) – Edição 2023! Preparando o Caminho para a 16ª FEMMIC em 2024.

A SNCT 2023 tem como tema “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”, destacando o papel fundamental que a pesquisa científica desempenha na criação de um futuro mais sustentável e equilibrado.
Além de ser uma celebração por si só, a SNCT 2023 desempenhará um papel crucial na preparação para a 16ª Feira dos Municípios e Mostra de Iniciação Científica (FEMMIC) em 2024 (feira filiada à FEBRACE).

Tema do evento: Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável

Data: 29/11/2023

O que terá na programação: Exposição de banners, Programa Ciência Itinerante(experimentos práticos que mostram a magia da ciência), minicursos, oficinas e fórum de professores.

Site do evento: https://doity.com.br/snct-femmic#inscricao

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br