Comitê Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica seleciona membros
Atualizado em 14 de abril de 2021 às 17h08 | Publicado em 13 de abril de 2021 às 12h48

Chamada Interna recebe inscrições de servidores efetivos entre 15 e 22 de abril

O IF Baiano lançou, na última quinta-feira (8), Chamada Interna para seleção de membros do Comitê Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (CIICT) e receberá as candidaturas, via Sistema Unificado da Administração Pública (Suap), entre 15 e 22 de abril. O CIICT é um órgão colegiado, de caráter normativo, consultivo e deliberativo vinculado à Pró-reitora de Pesquisa e Inovação (Propes), responsável pela definição das diretrizes gerais, pela  operacionalização  e  pelo  gerenciamento  do  Programa  Institucional  de  Iniciação  Científica  e Tecnológica na Pesquisa do IF Baiano (PIICT/IF Baiano).

O Comitê é composto por duas câmaras de trabalho. A seleção irá escolher nove titulares e suplentes para integrar a Câmara de Iniciação Científica e cinco  titulares e suplentes para integrar a Câmara de Iniciação Tecnológica  e Inovação. Cada representante da Câmara de Iniciação Científica representará uma área do conhecimento das estabelecidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O servidor deverá informar no ato de inscrição para qual câmara deseja candidatar-se prioritariamente.

O encargo não enseja qualquer remuneração e os trabalhos desenvolvidos são considerados prestação de relevante serviço público. É necessário que 50% dos membros do Comitê tenham o título de doutorado. Na ausência de inscritos em alguma área da chamada interna, os membros serão designados pela Propes.

Para candidatar-se, é necessário ser servidor efetivo com relevante experiência em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação e estar com o Currículo Lattes atualizado nos últimos seis meses, além de não estar vinculado a cargo de direção e não integrar outros comitês,colegiados ou órgãos representativos vinculados à Propes/IF Baiano.

Segundo a pró-reitora de Pesquisa, Luciana Mazzutti, a pesquisa científica, em suas diversas ramificações, liga-se à educação como um dos pilares para a existência dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no Brasil. Para ela, fazer ciência é também construir um programa educacional que alinhe pesquisa, inovação, ensino e extensão como uma devolutiva às demandas sociais. “Por isso, termos um Comitê Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica na Pesquisa do IF BAIANO é tão fundamental para construirmos, definirmos e engendrarmos políticas de pesquisa e inovação que, ao mesmo tempo, atendam às demandas sociais e impulsionem jovens na busca por uma formação científica do alfabetizar ao letrar em práticas de ciência e inovação”, afirma Luciana.

Confira o edital da seleção e seus anexos aqui.