Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Acompanhe as atividades do Novembro Negro no IF Baiano
Atualizado em 17 de novembro de 2022 às 18h05 | Publicado em 7 de novembro de 2022 às 15h59
Compartilhe nas redes sociais:

Durante o mês de novembro, os Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabis) do IF Baiano intensificam as agendas de atividades em torno das questões étnico-raciais e do combate ao racismo, em celebração ao Mês da Consciência Negra.

Valença

O VIII Seminário Repensando Questões Afro-brasileiras do Campus Valença abriu as ações do Novembro Negro no IF Baiano no dia 01 de novembro com intervenção, mostra de murais e inauguração da Sala do Neabi. A programação do Campus está distribuída em eventos durante todo o mês. Já ocorreu a roda de conversa Mostra de Poemas Afro-IFbrasileiros no dia 03 e a programação segue com atividades nos dias 12, 16, 17, 19 e 29.

Entre os temas trazidos pelo Seminário, está o das Religiões de Matriz Afro-brasileiras abordado na palestra com o artista, gestor e produtor cultural, Edivaldo Bolagi, que acontece dia 16, e também na roda de conversa sobre tolerância religiosa com discentes pertencentes a religiões de matriz africana, que aconteceu dia 03. A programação completa está no perfil do Neabi no Instagram @neabi.ifbaiano.valenca.

Teixeira de Freitas

O V Arvorecer Negro, do Campus Teixeira de Freitas, trouxe o tema das Masculinidades Negras para o foco das discussões do evento que começou nesta terça-feira (7). O evento, com edição híbrida este ano, iniciou atividades presenciais às 13h e atividades virtuais às 16h com a palestra de abertura virtual “Homem negro, mundo branco: Representações e estigmas sobre homens negros no Brasil”.

Serão três dias de evento com palestras, minicursos, apresentações de trabalhos e apresentações culturais. As inscrições ainda estão abertas e podem ser realizadas pelo site do evento. De acordo com a representante da Comissão Organizadora, Priscila Ferreira Oliveira, o Neabi vê como urgente a abertura de espaço para discutir as masculinidades negras em todos os ambientes possíveis, pois “homens negros são destituídos da sua condição humana e destruídos físico e psicologicamente ao longo dos anos, através da construção de um modelo de masculinidade estabelecido por uma sociedade estruturalmente racista”.

Senhor do Bonfim

O Campus Senhor do Bonfim promoverá a Mesa de Diálogos – Diferenças e Diversidades com o tema “Relações Étnico – raciais e racismo no Brasil: uma práxis do NEabi em construção”, no dia 9 de novembro, às 19h30. A discussão acontecerá no auditório do Campus e será transmitida no Canal do Youtube do Campus Senhor do Bonfim. As inscrições serão realizadas durante o evento.

O objetivo da mesa é reconhecer a importância do NEABI no processo de diálogos institucionais, produção acadêmico-científico, artístico-cultural e lutas e resistências dos povos negros e indígenas contra as pautas racistas engendradas pelas correntes hegemônicas de dominação econômica, social, cultural e humana.

Governador Mangabeira

O Campus Governador Mangabeira realizará nos dias 07, 22, 23 e 30 o Novembro Negro: Diálogos para resistir e (re)existir: superando o racismo e sexismo no cotidiano. A programação envolve exibição de filmes, palestras, oficinas e workshops, nos quais serão discutidos temas que abordem a riqueza e complexidade da cultura, tradição e inovação do povo Negro.

O objetivo do evento é promover momentos de reflexões e experiências no âmbito escolar que permitam fortalecer a discussão étnico-racial e seus desdobramentos no combate ao racismo.  Para Ariomar da Luz Oliveira, membro da comissão do evento, o novembro negro é um período do ano em que se celebra toda a potência, arte, ciência, cultura e beleza do povo negro. “Mas também é um período de reflexão e de diálogos, escutas e provocações. Momento de construção e compartilhamento de saberes e conhecimentos. Tempo de luta, resistência e de (re)existências possíveis em meio a tantas políticas de cerceamento social e morte. Portanto, tempo de demarcação mais incisiva de combate ao racismo e ao sexismo no cotidiano de nossas vidas”, afirma.

Serrinha

Nos dias 17 e 18 de novembro, acontece no IF Baiano Campus Serrinha e na UNEB o Baile Black, Baile de Favela. Nos dois dias de evento, artistas negros e periféricos discutem cultura, arte e educação e levam o Baile de Favela para dentro das duas instituições com muita música e dança.

A programação inicia na manhã do dia 17, na UNEB, com a mesa Trajetórias Educativas em Rotas Marginais: Vivências e Anseios. Os palestrates DJ Daniel Felipe, Futuro Baile e Paul4na irão discutir arte e juventude periférica, sonhando com uma educação acolhedora. Outras mesas estão na programação com o tema da arte queer; da trajetória educacional do sujeito indígena no território do sisal; do currículo, vivência de axé e o hip-hop no IF Baiano e da mulher negra na educação.

No dia 18, às 19h começa a programação do Baile Black, Baile de Favela: Juventude preta periférica como potência artística e educativa no Campus Serrinha. A noite de festa e discussões terá a participação de DJ Pipe, Arcanjo e Futuro Baile. “O Baile Black é uma atividade itinerante do Neabi que apresenta uma discussão sobre arte e educação na favela e traz os artistas de favela para fazer essa discussão”, afirma o membro do Neabi e um dos organizadores do evento, Geovanio Nascimento.

Itapetinga

O Campus Itapetinga promove o evento “Permita que eu fale, não as minhas cicatrizes” nos dias 21, 22, 24 e 29 de novembro. Com exibição de filmes, debates, apresentações de projetos, palestras, Mostra de autores e autoras negras. O evento é presencial, mas a palestra “Cotas e a (im)possibilidade de ser negro” com o palestrante, professor e pesquisador do assunto, Maurício Sousa Matos, será transmitida online no canal do Youtube do Campus.

O Neabi realizará ainda atividade externa junto ao Clube de Leitura do Campus no Colégio Democrático Estadual Anísio Teixeira – Potiraguá. Será a discussão do conto “O tapete voador” de Cristiane Sobral com os alunos da Escola Estadual.

Para saber mais sobre a programação do evento, acesse o perfil do campus no Instagram @ifbaiano_itapetinga.

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br