Com participações internacionais, Seapo discute Agroecologia e Produção Orgânica
Atualizado em 26 de maio de 2023 às 09h03 | Publicado em 24 de maio de 2023 às 11h37

O evento ocorreu nos dias 19 e 20 de maio no Campus Guanambi

Nos dias 19 e 20 de maio, ocorreu o Seminário de Agroecologia e Produção Orgânica – Seapo, que em 2023 chegou à sua sétima edição e ganhou dimensão internacional com uma parceria entre Brasil e Cameroun, país africano.

O objetivo do evento é valorizar as experiências agroecológicas, popularizar os resultados de pesquisa e estimular a produção orgânica.

Compuseram a mesa de abertura remotamente: a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional do IF Baiano, Hildonice Teixeira; a pró-reitora de Extensão do IF Baiano, Calila Teixeira Santos; o pró-reitor de Pesquisa do IF Baiano, Rafael Trocolli; o analista de Projetos da Agência Brasileira de Cooperação, Isaac Vergne; Abdoul Kadir, chefe do Serviço de Cooperação Econômica, Técnica, Cultural e Científica com os países da América do Sul do Ministério das Relações Exteriores da República de Cameroun e novo primeiro Secretário da Embaixada do Cameroun na China; a embaixadora do Brasil no Cameroun, Patrícia Maria Oliveira Lima; e o reitor do IF Baiano, Aécio José Duarte.

Quem esteve presencialmente na mesa de abertura foram: o diretor-geral do campus Guanambi, Carlito José de Barros Filho, a coordenadora do VII Seapo, Felizarda Viana Bebé, o chefe da Codevasf de Guanambi, Hudson Faria; e a estudante do curso de Engenharia Agronômica do campus Guanambi, Rayssa Fernandes.

A programação do evento ocorreu em dois dias e contou com palestras, apresentações de trabalho e uma Feira Agroecológica. Quem realizou a palestra de abertura foi Thiago Guedes Viana, engenheiro agrônomo da Assessoria de Gabinete do Governo do Estado e mestre em Conservação da Biodiversidade e Sustentabilidade pelo Instituto de Pesquisas Ecológicas da Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade da Unicamp.

O engenheiro discutiu o Cenário da Agricultura Orgânica na Bahia e destacou a alegria de estar no evento presencialmente, após dois anos difíceis de pandemia, e justo na semana em que se instituiu a Lei da Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica. “Mais um ganho para o estado da Bahia, mais uma vitória do segmento Agroecológico e Orgânico que amplia sua capilaridade de ação em todo o território do estadual, garantindo orçamento, garantindo atenção para as agendas da agricultura familiar, da agroecologia e da produção orgânica”, explica.

A coordenadora do VII Seapo, a docente Felizarda Bebé, conta que o objetivo do evento é mostrar que há uma biodiversidade alimentar possível de ser utilizada pelos agricultores e pelos consumidores e também estimular a agroecologia para recuperar os solos e recuperar os sistemas produtivos degradados na região. “Ganha o meio ambiente, ganha o agricultor e ganha o consumidor”, conclui.

Para Felizarda Bebé, a internacionalização do evento é de grande relevância pela oportunidade de troca de experiências entre os países. “Cameroun, país da África, é um país que preserva muitas tradições, é um país com uma riqueza cultural e de biodiversidade enormes, então, só tem a acrescentar no conhecimento de nós brasileiros”, afirma. Ela explica que o Brasil está adiantado em tecnologias voltadas para a Agroecologia e que, com a aproximação entre o IF Baiano e instituições de Cameroun, será possível compartilhar com eles o progresso brasileiro na área, para melhorar seu processo produtivo.

O evento foi transmitido no canal do Youtube do Campus Guanambi e a gravação está disponível ao público.