O evento ocorreu nos dias 19 e 20 de maio no Campus Guanambi
Nos dias 19 e 20 de maio, ocorreu o Seminário de Agroecologia e Produção Orgânica – Seapo, que em 2023 chegou à sua sétima edição e ganhou dimensão internacional com uma parceria entre Brasil e Cameroun, país africano.
O objetivo do evento é valorizar as experiências agroecológicas, popularizar os resultados de pesquisa e estimular a produção orgânica.
Compuseram a mesa de abertura remotamente: a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional do IF Baiano, Hildonice Teixeira; a pró-reitora de Extensão do IF Baiano, Calila Teixeira Santos; o pró-reitor de Pesquisa do IF Baiano, Rafael Trocolli; o analista de Projetos da Agência Brasileira de Cooperação, Isaac Vergne; Abdoul Kadir, chefe do Serviço de Cooperação Econômica, Técnica, Cultural e Científica com os países da América do Sul do Ministério das Relações Exteriores da República de Cameroun e novo primeiro Secretário da Embaixada do Cameroun na China; a embaixadora do Brasil no Cameroun, Patrícia Maria Oliveira Lima; e o reitor do IF Baiano, Aécio José Duarte.
Quem esteve presencialmente na mesa de abertura foram: o diretor-geral do campus Guanambi, Carlito José de Barros Filho, a coordenadora do VII Seapo, Felizarda Viana Bebé, o chefe da Codevasf de Guanambi, Hudson Faria; e a estudante do curso de Engenharia Agronômica do campus Guanambi, Rayssa Fernandes.
A programação do evento ocorreu em dois dias e contou com palestras, apresentações de trabalho e uma Feira Agroecológica. Quem realizou a palestra de abertura foi Thiago Guedes Viana, engenheiro agrônomo da Assessoria de Gabinete do Governo do Estado e mestre em Conservação da Biodiversidade e Sustentabilidade pelo Instituto de Pesquisas Ecológicas da Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade da Unicamp.
O engenheiro discutiu o Cenário da Agricultura Orgânica na Bahia e destacou a alegria de estar no evento presencialmente, após dois anos difíceis de pandemia, e justo na semana em que se instituiu a Lei da Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica. “Mais um ganho para o estado da Bahia, mais uma vitória do segmento Agroecológico e Orgânico que amplia sua capilaridade de ação em todo o território do estadual, garantindo orçamento, garantindo atenção para as agendas da agricultura familiar, da agroecologia e da produção orgânica”, explica.
A coordenadora do VII Seapo, a docente Felizarda Bebé, conta que o objetivo do evento é mostrar que há uma biodiversidade alimentar possível de ser utilizada pelos agricultores e pelos consumidores e também estimular a agroecologia para recuperar os solos e recuperar os sistemas produtivos degradados na região. “Ganha o meio ambiente, ganha o agricultor e ganha o consumidor”, conclui.
Para Felizarda Bebé, a internacionalização do evento é de grande relevância pela oportunidade de troca de experiências entre os países. “Cameroun, país da África, é um país que preserva muitas tradições, é um país com uma riqueza cultural e de biodiversidade enormes, então, só tem a acrescentar no conhecimento de nós brasileiros”, afirma. Ela explica que o Brasil está adiantado em tecnologias voltadas para a Agroecologia e que, com a aproximação entre o IF Baiano e instituições de Cameroun, será possível compartilhar com eles o progresso brasileiro na área, para melhorar seu processo produtivo.
O evento foi transmitido no canal do Youtube do Campus Guanambi e a gravação está disponível ao público.
Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br