Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Codir realiza primeira reunião presencial após dois anos de pandemia
Atualizado em 24 de abril de 2022 às 16h47 | Publicado em 20 de abril de 2022 às 20h05
Compartilhe nas redes sociais:

O Colégio de Dirigentes do IF Baiano (Codir) realizou na última quarta-feira, 20, sua segunda reunião do ano, mas desta vez, em formato presencial, no Centro de Referência 2 de Julho (Colégio Central), em Salvador. Foi o primeiro encontro presencial do Codir, após o decreto de pandemia de covid-19, em 2020. Nos últimos dois anos, todas as reuniões dos órgãos colegiados do IF Baiano foram realizadas em formato virtual, sendo mantida a transmissão ao público via plataforma RNP. 

A 2º Reunião Ordinária do Codir teve a participação do reitor, dos diretores gerais dos campi, dos pró-reitores e dos diretores sistêmicos do IF Baiano. Para o reitor, Aécio José Duarte, o retorno de reuniões presenciais do Colégio de Dirigentes marca a retomada do funcionamento presencial do Instituto como um todo. “É uma felicidade muito grande marcar esse momento com uma reunião presencial porque a gente está revendo todo mundo, está próximo e vendo que de fato o Instituto está voltando a conviver”, comentou. 

Ele destacou, no entanto, que é preciso dar atenção aos ensinamentos proporcionados pelas experiências vividas no período em que a comunidade acadêmica ficou afastada fisicamente. “Nós vimos que podemos fazer também essas reuniões de forma virtual, diminuindo os impactos do deslocamento, do cansaço, dos custos”. Dessa forma, a perspectiva dos órgãos colegiados da instituição é de mesclar reuniões presenciais e reuniões virtuais, de acordo com as necessidades e com o que for mais estratégico para o IF Baiano.

Ações de internacionalização e a implantação do Diploma Digital no âmbito do IF Baiano foram alguns dos pontos incluídos na pauta do dia.

Com apresentação do assessor de relações internacionais do IF Baiano, Mateus Melo, o primeiro ponto da pauta foram as ações e projetos relacionadas à internacionalização em andamento. Segundo o assessor, a instituição vem buscando a aproximação com instituições de ensino superior de Portugal e trabalha no estabelecimento de parcerias com pelo menos oito institutos politécnicos lusófonos. 

Outro tópico apresentado foi a implantação do Diploma Digital. Segundo o diretor de tecnologia da informação do IF Baiano, Robson Ramos, o processo de implantação do diploma digital já passou por diversas etapas, como treinamento de servidores, levantamento de informações acadêmicas e integração dos sistemas. Atualmente, o processo está na fase de definição do fluxo da emissão do diploma digital no âmbito da instituição. 

Ainda, foi discutido o planejamento do projeto piloto da Coordenação Geral de Oferta de Cursos e Vagas (Codeg) e a proposta do Programa de Estudos Longitudinais de Saúde na Escola.

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br