Codir inicia atividades em novo prédio do IF Baiano em Salvador
Atualizado em 1 de março de 2023 às 11h59 | Publicado em 1 de março de 2023 às 10h29

Na tarde desta terça-feira, 28, o IF Baiano realizou a primeira atividade no novo prédio da instituição, localizado na Avenida Tancredo Neves, 2242. No prédio tombado, planejado pelo célebre arquiteto João Filgueiras Lima (Lelé), já funcionou o Tribunal de Contas da União. O evento, que inicia o funcionamento do prédio, cedido ao IF Baiano em abril de 2021 pela União, foi a reunião do Colégio de Dirigentes – Codir.

Para o reitor, Aécio José Duarte, é interessante ter uma extensão do IF Baiano em Salvador mais alternativa ao espaço da Reitoria e a localização do novo prédio numa das vias mais movimentadas da cidade dá visibilidade à instituição, que além da Reitoria e do Centro de Referência 2 de Julho, agora, tem seu primeiro Polo na capital. “Esse é um espaço extensivo à Reitoria para que possa atender diversas necessidades do Instituto, para que sejam realizadas nossas capacitações, reuniões. A gente pretende ver também a possibilidade de implantação de alguma pós-graduação em Salvador e, assim, demarcar a presença do IF Baiano com turmas de alunos em Salvador”, conta com entusiasmo o reitor.

O Codir discutiu as datas e locais dos principais eventos da instituição. Foi decidido que o Campus Guanambi será a unidade que sediará os Jogos Estudantis, com data a ser definida. O Campus Bom Jesus da Lapa sediará o Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão e o FAMIF 2023, na primeira semana de outubro. Planeja-se também realizar um evento em celebração ao Dia do Servidor,  no Campus Alagoinhas, no final de outubro, com atividades que incluem os jogos dos servidores.

Na ocasião da reunião de dirigentes, a diretora de Gestão de Pessoas, Luciana Cleide da Cruz Damasceno, e o diretor de Tecnologia da Informação, Robson Ramos, falaram sobre a realização da avaliação da Gestão do Teletrabalho e sobre as mudanças que ocorrerão para atender às exigências da legislação. A avaliação consultará chefias, servidores e comunidade sobre o teletrabalho através de formulário digital a ser disponibilizado ainda no mês de março. A novidade na Gestão do Teletrabalho é que o módulo usado para a gestão do teletrabalho no Sistema Unificado de Administração Pública – SUAP sofrerá atualização e, após atualizado, os relatórios de atividades dos servidores que aderiram a esse modelo de trabalho ficarão disponíveis para consulta da comunidade na página inicial do SUAP.

Para a diretora de Gestão de Pessoas, Luciana Cleide, a exigência dos órgãos de controle por transparência na Gestão do Teletrabalho tende a aperfeiçoar o modelo implantado em abril do ano passado. “A mudança traz para a comunidade a visualização do que está sendo realizado pelos servidores, alinhado aos objetivos institucionais, isso também é uma premissa do Programa de Gestão – que as metas estabelecidas devem estar alinhadas com o plano de trabalho de cada servidor – e traz também um gerenciamento melhor das atividades da gestão do teletrabalho pelas chefias imediatas”, afirma.

Para encerrar o encontro, a Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional, através do coordenador geral de Planejamento e Projetos Estratégicos, Eligerlisson Almeida, apresentou aos dirigentes dos campi o Relatório de Gestão de 2022. O relatório traz o detalhamento do desempenho da instituição nas diferentes áreas que a compõem e como foram gastos os recursos destinados ao último exercício.